TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contravenções penais estado mínimo

Por:   •  6/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.578 Palavras (7 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

IVO LUIZ CHIARETTO SOBRINHO

AS CONTRAVENÇÕES PENAIS
À luz do Direito Penal mínimo

[pic 2]

PONTA GROSSA

2016


INTRODUÇÃO

A sociedade moderna exige uma atenção em muitos aspectos, desde a sua composição heterogênea, até os atos pontuais de diversos indivíduos.

Com o passar dos anos, a evolução social se deu de diversas formas, entretanto, um ponto comum é facilmente observado dentre todas as sociedades já existentes, os delitos.

A prática de delitos é comum em qualquer ponto da história mundial, e com ela, a punição advinda para tentar inibir a continuidade delituosa. Diante disso, há a necessidade de uma observância da proporcionalidade dos Delitos praticados com as penas aplicadas.

Ainda, deve-se observar o acesso à justiça como meio de pacificação social, que muitas vezes é moroso diante da burocracia e das criminalizações impostas no sistema.

AS CONTRAVENÇÕES PENAIS

Os delitos, sempre em evidência em qualquer sociedade, são pauta de discussão dentre todos os indivíduos, a criminalização e aplicação das leis é latente dentro de nossas universidades.

O sentimento de impotência diante de alguma injustiça no âmbito penal é, muitas vezes, resultado de circunstâncias pontuais. A tão aclamada maior severidade das leis nem sempre é a solução para tais desapontamentos e inseguranças.

Diante disso, teve-se uma necessidade de adequação quanto à especificação das condutas delituosas, adveio então o DECRETO-LEI Nº 3.688, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941.

A divisão entre crime e contravenção se da em vias de gravidade da conduta e suas consequências, para que se possa atender as demandas e suprir todas as necessidades de contraposição.

A regulamentação das condutas presentes no referido decreto é de extrema importância para a sociedade como um todo, não apenas por tratar mais especificamente de assuntos relevantes à prática de delitos de menor ofensa aos bens tutelados, mas pela potencial celeridade que visa proporcionar ao sistema penal punitivo brasileiro.

Insta salientar que o contexto em que fora implantado o decreto acima referido, era um período onde o populismo de Getúlio Vargas tomava conta da nação brasileira. Logo, as necessidades da época era totalmente diferentes das atuais e como supramencionado, a evolução da sociedade faz com que as demandas sejam diversas àquelas de outrora.

Com o passar do tempo a eficácia da aplicação de tal decreto se tornou menos recorrente em nossa sociedade, muito por consequência da adequação social em que se passou.

Todavia, a necessidade de observação quanto à proporcionalidade da pena aos delitos cometidos continua em voga na sociedade atual e diante disso a Aplicação do direito penal mínimo é mais que uma mera aspiração, mas uma necessidade.

O DIREITO PENAL MÍNIMO

Embora seja evidente os objetivos de controle social nas penas e em suas aplicações, os estudos criminológicos concluíram que é necessária a observação de certos pontos quanto a conduta em si e suas consequências.

Alice Bianchhini expõe:

Existem bens jurídicos  que apesar de serem merecedores da tutela  penal e de não poderem ser protegidos por outros meios de controle social, portanto não dispensarem a utilização da via repressiva, também nela não encontram possibilidade de proteção- inexistindo eficácia- ou , então demandam custos mais elevados do que os benefícios por ela trazidos-não se fazendo adequada.

A garantia da liberdade civil aos indivíduos é importante como uma limitação aos poderes do Estado sobre a sociedade.

A proporcionalidade entre qualquer delito cometido e a pena à ele imposta deve ser observada de maneira clara e ampla.

Césare Beccaria, em sua obra “Dos delitos e das penas” aborda tal concepção de proporcionalidade como essencial às atividades de qualquer sociedade.

Uma sociedade que não se preocupe com a razoabilidade de suas sanções não pode prosperar de forma alguma.

Recentemente, observou-se a aplicação de uma pena no processo de Impeacheament da até então Presidente Dilma, onde a mesma fora responsabilizada por crimes de responsabilidade, entretanto, a possibilidade de exercício de poderes políticos não fora extinta.

A justificativa é a proporcionalidade da pena ao que a ela fora imputado. Este é um dos inúmeros exemplos que podemos identificar em nossa sociedade atual.

Podemos indicar alguns princípios que excluem a penalização do indivíduo como o Princípio da insignificância, que analisa as circunstâncias do fato concreto para definir o prejuízo jurídico causado e a conduta do agente.

APELAÇÃO CRIME. CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO. FURTO TENTADO. ABSOLVIÇÃO SUMÁRIA. PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA. APLICABILIDADE. PRECEDENTE. A ação delitiva descrita na inicial acusatória não ocasionou prejuízo expressivo. Prova disso é que a bicicleta, objeto do furto, restou restituída à vítima. Assim, as peculiaridades do contexto confortam a aplicabilidade do princípio da insignificância. À evidência, trata-se de situação que refoge ao âmbito de interesse de atuação do Direito Penal. Não vislumbrada a ofensividade na conduta descrita na denúncia, dado que, aliado ao inócuo... (TJ-RS - ACR: 70050112911 RS, Relator: Diogenes Vicente Hassan Ribeiro, Data de Julgamento: 22/08/2012,  Quinta Câmara Criminal, Data de Publicação: Diário da Justiça do dia 13/09/2012)

Nota-se que o direito tem pensado de forma a não incidir em abusos quanto à aplicação das leis.

Embora tal indicativo seja meramente superficial, há uma evolução neste aspecto, e uma expectativa de uma melhora ainda maior com o passar dos anos com o avanço de pesquisas criminológicas e sociais.

Neste sentido, notamos a súmula 716 do STF que dispõe:

SÚMULA 716

Admite-se a progressão de regime de cumprimento da pena ou a aplicação imediata de regime menos severo nela determinada, antes do trânsito em julgado da sentença condenatória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (366.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com