TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Religiosa

Por:   •  19/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

CULTURA RELIGIOSA 2: PESSOA E SOCIEDADE

Reflexão pessoal sobre o caderno A busca de um Ethos planetário. Leonardo Boff.

Jorge Wagner Faccion , 4° Período de Direito manhã

Na verdade esta obra trata de um assunto sobre várias perspectivas, olhares criteriosos e bem embasados de autores renomados. Temos Hans Kung que trata o Ethos planetário a partir da espiritualidade, em seguida Enrique Dussel que trata o mesmo tema a partir da visão dos pobres, e em contra partida a carta da terra já trata o tema mais para o lado da sustentabilidade, direitos e garantias fundamentais e a convivência harmoniosa da humanidade visando o bem comum.

Lógico que estas perspectivas se encaixam perfeitamente dentro do contexto de Ethos como casa comum, no sentido de moradia ou de habitat, mas de uma certa forma os comentários de Leonardo Boff, seguindo critérios filosóficos de excelência, ou seja, o meio termo entre o excesso e a falta, o saber cuidar com ética, que é uma característica do ser humano enquanto cidadão componente de uma sociedade ou família, pode ser clã se preferir.

A razão e emoção são sentimentos inerentes à condição humana, assim como o amor e o ódio. A autolimitação e discernimento juntamente com o pathos , que é paixão pela vida e tudo que se insere nela configuram um ecossistema favorável para o desenvolvimento sustentável que baseia na conscientização de uso, ocupação e( pré-ocupação),no sentido de se preocupar com algo que ainda não aconteceu, ou nem sabe se vai acontecer.

Desde Sócrates, Platão e Aristóteles busca- se retoricamente falando encontrar a sustentabilidade de recursos, bens e serviços, e principalmente a conscientização humanística de que estamos aqui com um propósito, e temos que atingir nossa finalidade, seja ela dentro de uma forma comedida de viver rumo ao ponto ômega. Ponto esse que implicaria na evolução total do ser humano, essa evolução seria a estagnação ou a extinção? Se juntarmos todas essas ideologias com certeza superaríamos muitas limitações, temos apenas que fazer um parto das ideias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com