TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DANOS EXTRAPATRIMONIAL (IN)CONSTITUCIONALIDADE DO ART. 223-G DA CLT

Por:   •  29/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.970 Palavras (12 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE ASSIS GURGACZ

JUNIOR CEZAR DA SILVA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DANOS EXTRAPATRIMONIAIS: ANÁLISE DA (IN)CONSTITUCIONALIDADE DO ARTIGO 223-G DA CLT

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TOLEDO

2020 

JUNIOR CEZAR DA SILVA

 

 

 

 

 

 

 

DANOS EXTRAPATRIMONIAIS: ANÁLISE DA (IN)CONSTITUCIONALIDADE DO ARTIGO 223-G DA CLT

 

 

 

Trabalho apresentado no Curso de Direito, da Faculdade Assis Gurgacz (Toledo – PR), exigido como requisito na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso.

 

Professora Orientadora: Esp. Raquel Lauriano Rodrigues Fink 

 

 

 

 

 

 

 

 TOLEDO – PR

2020

SUMÁRIO

1 TEMA        3

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA        3

3 JUSTIFICATIVA        3

4 PROBLEMA        4

5 HIPÓTESES        4

6 OBJETIVO GERAL        4

8 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5

9 METODOLOGIA        9

10 CRONOGRAMA        9

REFERÊNCIAS        10

        

        

1 TEMA

 

Danos extrapatrimoniais: uma análise da (in)constitucionalidade do artigo 223-G da CLT.

 

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

 

 A presente pesquisa busca analisar, no âmbito do Direito do Trabalho, o aspecto constitucional do artigo 223-G inserido pela Lei 13.467/17 (Reforma Trabalhista), na Consolidação das Leis do Trabalho.

 

3 JUSTIFICATIVA  

 

Com o advento da Reforma Trabalhista, foi inserido na Consolidação das Leis do Trabalho o Título II-A que trata do Dano Extrapatrimonial.

Dentre os novos dispositivos do novel Título do texto consolidado, consta o art.223-G, mais especificamente, o seu parágrafo §1°, que prevê os parâmetros para a fixação da indenização a ser paga. No dispositivo em questão se observa uma tentativa do legislador, em mais uma vez, “tabelar” o quantum da indenização, pertinente a pessoa que sofreu a ofensa.

A problematização dessa questão, está sobre o aspecto de delimitar uma “faixa”, de forma objetiva, dos parâmetros de fixação da indenização que toma por base o salário contratual do ofendido na data da ofensa.

Verifica-se uma possível desigualdade na fixação dos valores a diferentes trabalhadores, ainda que tenham sofrido o mesmo dano. Assim, a reparação de uma pessoa que ganha um salário mínimo e que sofreu uma ofensa no âmbito laboral, poderá ser inferior à de outro empregado que tenha maior salário, levando em consideração a norma em questão que adota diferentes padrões, sempre vinculados ao salário do empregado. Dessa forma, exsurge a relevância da pesquisa que envolve, inclusive, a dignidade de diferentes empregados que tem a valoração de eventual dano extrapatrimonial sofrido vinculada ao seu salário. Dentro de uma lide trabalhista torna-se relevante a análise da (in)constitucionalidade da norma inserida, de forma a gerar decisões equitativas e, assim, possa dar uma melhor solução ao caso concreto, qual entendimento o magistrado deve seguir, para que de uma forma equitativa, possa prestar uma melhor solução ao caso concreto.

4 PROBLEMA  

 

A forma de “tabelamento” trazida pela reforma trabalhista quanto à indenização por danos extrapatrimoniais, como um meio a ser seguido pelos magistrados no momento da fixação do quantum indenizatório dentro do meio laboral, está de acordo com os princípios constitucionais?

Quais aspectos positivos e negativos pode-se aferir com a aplicação do dispositivo questionado ao caso concreto?

 

5 HIPÓTESES  

 

 Partindo dos parâmetros legais para fixação do quantum indenizatório pelos juízes da esfera laboral trazidos pela Reforma Trabalhista - Lei 13.467/17, é de se verificar se, deveras, pode ser considerado isonômico, se for implementada conforme os preceitos trazidos pelo artigo 223-G, da CLT. Cabendo ao julgador, através de uma interpretação técnica, aspectos hermenêuticos, traçar uma linha de raciocínio que abrange princípios fundamentais constitucionais abarcando-os ao caso concreto, buscando dessa forma equilibrar a balança do direito.

  Dessa forma com o presente trabalho, se buscará compreender a aplicabilidade e os efeitos gerados pelo dispositivo legal ora citado, analisando se seu aspecto legal está ou não de acordo com princípios fundamentais assegurados pela Constituição.

6 OBJETIVO GERAL

 

Com a presente pesquisa se busca, principalmente, analisar o aspecto constitucional do §1°, do artigo 223-G, e se seu conteúdo está de acordo com os princípios constitucionais abarcados pela Constituição Federal. Dessa forma, pretende-se comparando a aplicação do dano moral na esfera trabalhista, antes e após a Reforma, averiguar se aplicação do quantum indenizatório ao caso concreto está mais adequado aos preceitos fundamentais constitucionais ou se a modificação legal prejudicou o amparo ao trabalhador que venha a sofrer um dano de ordem moral, causando um desiquilíbrio indenizatório para uma mesma ofensa sofrida, por trabalhadores de salários diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com