TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA

Por:   •  19/11/2018  •  Tese  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

FACULDADE DE TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA 1

TJBs – amplificador em emissor comum

Alunos: Rosivaldo Costa Santana 13/0133086

          Pedro Cairê Mergulhão Montenegro 12/0132290

Professora: Flávia

Turma: G

Dia da Semana: Sexta-Feira

Brasília

2018

  • Experiências

Experiência 1). Monte o circuito da Figura 1, com os valores dos componentes apresentados na Tabela 1. Seja 𝑣𝑠 (𝑡) uma onda senoidal de amplitude 20mV e frequência 1kHz. Realize e documente os seguintes experimentos:

[pic 1][pic 2]

Tabela 1: Tabela com os parâmetros para o experimento 1

 

[pic 3][pic 4]

Figura 1: Amplificador transistorizado

  • Se o sinal de saída saturar, reduza a amplitude da entrada até que o transistor esteja fora das zonas de corte ou de saturação. Relate os seus procedimentos até obter um sinal de entrada adequado. O que acontece com a componente AC da saída 𝑣𝑜(𝑡)? Capture a forma de onda de 𝑣𝑠(𝑡) e 𝑣𝑜(𝑡).

  • Aumente a amplitude do sinal 𝑣𝑠(𝑡). Capture a forma de onda de 𝑣𝑠(𝑡) e 𝑣𝑜(𝑡). O que acontece com a componente AC da saída 𝑣𝑜(𝑡)?
  • Volte às condições do item (a), utilizando o mesmo sinal de entrada daquele item. Faça 𝑅𝑠 = 0𝛺. O que acontece com a componente AC da saída 𝑣𝑜(𝑡)?
  • Volte inicialmente às condições do item (a), utilizando o mesmo sinal de entrada e o mesmo valor de RS daquele item. O que acontece com a componente AC da saída 𝑣𝑜 (𝑡) quando 𝑅𝐿 = ∞𝛺?
  • Volte inicialmente às condições do item (a). A seguir, para estimar a faixa de operação do amplificador, varie a frequência do sinal de entrada entre 1Hz e 200KHz. Relate suas observações a respeito da faixa de operação do amplificador. Sugestão: Capture a forma de onda da entrada 𝑣𝑠 (𝑡) × 𝑡 e da saída 𝑣𝑜 (𝑡) × 𝑡 para alguns valores de frequência (no mínimo, 10 valores) de modo a ilustrar suas observações

Experiência 2). Acrescente ao amplificador estágios de entrada e de saída como mostra a Figura 7. Com grandes simplificações, podemos dizer que este é um amplificador de sinais de voz. Use de sua imaginação para testar algumas características deste amplificador. Relate e explique os procedimentos adotados.

[pic 5][pic 6]

Figura 7: Amplificador de sinais de voz com estágio de saída push-pull

[pic 7][pic 8]

Tabela 2: Tabela com os parâmetros para o experimento 2

Realizamos alguns testes no alto falante do experimento 4. Amplificamos o som da música no celular colocando-o próximo ao microfone de eletreto, o som é amplificado, mas há bastante distorção e ruído.

Observamos também o efeito de liga-lo em uma fonte AC senoidal, variamos a frequência e a amplitude do sinal de entrada e vimos que quando aumentos a frequência o som fica mais agudo e é amplificado, já quando variamos a amplitude o som da saída é amplificado aumentando a distorção, para baixas frequências o microfone e o circuito se mostraram ineficientes, não conseguimos pegar através da fonte senoidal sinais de baixa frequência.

  • Questões experimentais e discussão

Questão 1). Em relação ao Experimento 1, responda:

  • O ganho obtido em 1(a) está entre os valores obtidos no item 5 da parte teórica? Discuta.

  • Explique o que acontece com a componente AC da saída v0(t) nos itens 1(b), (c) e (d), e procure justificar com base em seu conhecimento acerca do funcionamento do circuito.
  • Explique porque o amplificador possui a faixa de operação obtida no item 1(e).

Questão 2). Enumere e explique alguns dos problemas observados no amplificador de áudio projetado no Experimento 2.

        Após uma bateria de testes no circuito montado identificamos que o som amplificado possui bastante distorção e ruído, para realizarmos esse tipo de testes usamos sons de celular para testar e verificar a qualidade de som que é baixa, nós constatamos também que o amplificador não consegue amplificar sons em baixa frequência, para isso utilizamos uma fonte senoidal e ajustamos os valores da frequência de entrada e ele se mostrou ineficaz para amplificar sinais deste tipo, ele não pega para baixas frequências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (412.8 Kb)   docx (370.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com