TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISSERTAÇÃO SOBRE AÇÃO RESCISÓRIA

Por:   •  28/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 2

UNIEVANGÉLICA – UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS

Disciplina: Direito Processual Civil III Professor: Jean Carlo Goulart Martins Aluno: Vinícius Oliveira Sales

AÇÃO RESCISÓRIA

A ação rescisória tem o fim de modificar uma decisão que transitou em julgado. Vale destacar que a ação rescisória não é um recurso, o recurso é uma forma de impugnar a decisão quando o processo ainda não acabou. Dessa forma, a ação rescisória por sua vez, só poderá ser utilizada quando houver uma decisão transitada em julgada, ou seja, quando o processo já se encerrou e será sempre julgada por um tribunal e não por um juiz singular de primeira instância.

Quem julga a ação rescisória é sempre o próprio tribunal que proferiu a decisão que está se tentando rescindir. Segundo o novo Código de Processo Civil, tem legitimidade para propor a ação rescisória: I- quem for parte no processo ou seu sucessor, a título singular e universal; II- aquele que não foi ouvido no processo, mas era obrigatório a sua participação; III- terceiro interessado; IV- Ministério Público.

O Ministério Público pode propor a ação rescisória em três casos: primeiro, se ele não for ouvido no processo em que era obrigatória a sua intervenção; em segundo quando a decisão no processo se deu em decorrência de simulação ou de colusão entre as partes a fim de fraudar a lei e em terceira hipótese, o MP pode ingressar com a ação em outros casos em que se impunha a sua atuação.

Cabe destacar que o direito para ingressar com a ação rescisória se extingue em 2 (dois) anos após o trânsito em julgado da última decisão proferida no processo. O artigo 966 do CPC traz um rol taxativo de casos em que decisão de mérito transitada em julgada pode ser rescindida.

Dessa lista, podemos destacar as seguintes hipóteses: a decisão ter sido proferida por força de corrupção, prevaricação, ou concussão do juiz; ter sido proferida por juízo impedido ou absolutamente incompetente; ofender a coisa julgada; violar manifestamente norma jurídica; a decisão ter sido fundada numa prova falsa que foi apurada dentro de um processo criminal ou que venha a ser demonstrada na própria ação rescisória; e quando o autor obtiver após o trânsito em julgado, uma nova prova capaz, por si só, de lhe segurar uma decisão favorável cuja existência ele desconhecia ou não pode fazer uso.

Diante do exposto, entende-se que é cabível a ação rescisória quando a decisão violar manifestamente uma norma jurídica. Nesse sentido, cabe ação

rescisória contra decisão baseada em anunciado de súmula ou de acordão proferido em julgamento de recursos.

O CPC de 73 e o antigo entendimento do STJ afirmavam que não cabia ação rescisória contra violação de súmula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com