TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DO ACESSO A JURISDIÇÃO

Por:   •  18/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.677 Palavras (7 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 7

UNAMA – FACULDADE DA AMAZÔNIA

CURSO DE DIREITO

DO ACESSO Á JURISDIÇÃO: A atuação do Ministério Público do Pará e o Desafio Dos Ribeirinhos No Município De Santarém

Santarém - Pará

2018

GEOVANA DA SILVA AZEVEDO

DO ACESSO Á JURISDIÇÃO:  A atuação do Ministério Público do Pará e o Desafio Dos Ribeirinhos No Município De Santarém

Trabalho entregue a Professora Mônica Carvalho e Mara Roberta Pereira de Sousa Cardoso como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina Orientação de Monografia I do Curso de Bacharelado em Direito da Turma 9 DIV-1.

Santarém - Pará

2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

1.1.        TEMA E DELIMITAÇÃO        3

1.2.        PROBLEMA        3

1.3.        QUESTÕES NORTEADORAS        3

1.4.        JUSTIFICATIVA        4

1.5.        OBJETIVOS        5

1.5.1        Geral        5

1.5.2        Específicos        5

2.  REFERENCIAL TEÓRICO        5

3. METODOLOGIA        6

3.1  TIPO DE PESQUISA        6

3.2  ENFOQUE DA PESQUISA        6

3.3  MÉTODO DE ABORDAGEM DOS DADOS        7

3.4  LOCAL E AMOSTRAGEM        7

4. CRONOGRAMA.        8

5. REFERÊNCIAS .......................................................................................................9


  1. INTRODUÇÃO
  1. Tema e delimitação

Este projeto de pesquisa delimitou-se a colher informações sobre a atuação do Ministério Publico do Pará no enfrentamento das dificuldades do acesso à jurisdição bem como os desafios dos povos da região do município de Santarém, que vivem nas proximidades dos rios, conhecidos como ribeirinhos.

O acesso à justiça de tão notável importância fixou-se como um Princípio norteador do Direito Constitucional, qual seja o Princípio da Inafastabilidade da Jurisdição e ainda ultrapassa sendo uma prerrogativa de Direitos Humanos. Tendo a ambição de analisar se tal direito de notável magnitude é efetivo e quais os meios disponíveis existem para propiciar esta efetivação, propomos o tema:

Do acesso à jurisdição: A atuação do Ministério Público do Pará e o desafio dos ribeirinhos no município de Santarém.

  1.  Problema

Na região santarena há um óbice quanto ao público alvo deste trabalho, levando em consideração recorrentes notícias e relatos de como é a situação social e as objeções que esse povo enfrenta diariamente. De outro lado também é notório a deficiência do judiciário brasileiro quiçá o paraense e santareno que trabalha dentro dos limites que lhe são disponíveis no que concerne a prestação jurisdicional. Diante de tal problemática pretende-se analisar:

 Como atua o Ministério Público nas ações direcionadas aos ribeirinhos e qual o reflexo da dificuldade no acesso a jurisdição deste povo no município de Santarém diante da busca por seus direitos fundamentais?

  1.  Questões norteadoras

Como realiza-se a busca do direito por parte dos ribeirinhos?

Quais as formas e possibilidades disponíveis para auxiliar esse povo?

Qual o papel do Ministério Público em prol dos ribeirinhos?

A dificuldade seria não só dos ribeirinhos mais também do próprio judiciário?

Quais as faces da dificuldade do povo ribeirinho x disponibilidade de recursos da Justiça?

Qual a percepção do município de Santarém diante dessa realidade?

Quais ações o Ministério Público promove?

Qual a perspectiva de futuro desse povo?

  1.  Justificativa

A constituição Federal trás no artigo 5º inciso XXXV e LXXIV, respectivamente, que a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça de direito e o estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos. Acontece que este povo enfrenta desafios diários e inclusive colocam suas vidas em risco como por exemplo realizando a travessia do rio amazonas, tapajós e afluentes que banham o município. É significante o número de ocorrências de acidentes fluviais que os jornais da região noticiam envolvendo ribeirinhos que vem até o município em busca de ter acesso aos seus mínimos direitos estes previstos no artigo 5º da Constituição Federal como já mencionado e corroborado pelo artigo 8º da 1ª Convenção Interamericana sobre Direitos Humanos, da qual o Brasil é signatário, e que diz:

 “Toda pessoa tem direito de ser ouvida, com as garantias e dentro de um prazo razoável, por um juiz ou tribunal competente, independente e imparcial, estabelecido anteriormente por lei, na apuração de qualquer acusação penal contra ela, ou para que se determinem seus direitos ou obrigações de natureza civil, trabalhista, fiscal ou de qualquer natureza. ”

 De tal sorte que levou o Município de Santarém a realizar diversas ações sociais com o programa ribeirinho cidadão, e demais programas, afim de levar o direito até essas pessoas. O papel do Ministério Público é de imensurável importância, uma vez que se mostra disposto dentro de suas atribuições a colaborar com a efetivação do direito dos ribeirinhos, principalmente quando falamos de locomoção e praticidade.           Posto isso o tema vislumbrado por esse trabalho se mostra relevante também pela intenção de analisar como se efetiva a prestação jurisdicional a esse povo. Neste sentido, Luiz Rodrigues Wambier, (2007) diz que:

 “Garantir às pessoas a tutela jurisdicional e prestar-lhes a tutela inefetiva e ineficaz é quase o mesmo que não prestar a tutela. ”

Destarte, acredita-se que os ribeirinhos merecem maior atenção e cuidado da parte da nossa jurisdição, esta que por outro lado atua dentro dos seus limites.  

Deste modo, este trabalho busca expor as duas vertentes com a finalidade de levantar a discussão sobre está problemática e abrir novas possibilidades e visões para que este povo tenha acesso à justiça e que esta seja sobretudo eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (162.5 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com