TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De que forma o filosofo explicita seu raciocínio?

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Jadde Marcelly          Filosofia Jurídica     Curso: Direito matutino      

     

                                                          Atividade

1-) Do que trata o texto? De que forma o filosofo explicita seu raciocínio?

2-) Sob quais aspectos o texto de Eric Voggelin engloba, responde e aprofunda o problema apresentado na aula 2 é tratado ´´ A ideia da universidade e as ideias das classes medias de Otto Carpeuax?

1-) O texto parte de um questionamento de que pessoas inteligentes, não necessariamente filósofos, podem identificar um topoi, uma mensagem ideológica em qualquer âmbito. Infelizmente, as linguagens ideológicas são um problema no fenômeno social, pois veem se tornando muito dominantes. A partir daí o autor reforça a importância da utilização de métodos de identificação, separação.  Esses métodos são necessários a pessoa crítica, ao cientista que trabalha com fatores fundamentados, por isso o maior cuidado para não detonar a pesquisa ou objeto. Outro termo que esconde a ideologia é a da dogmatomaquia ou seja, o dogma escondido, a ideologia enraizada, autoritária que busca discípulos que se alimentem dela. Uma delas é a religião. O cientista deve se abster desses fatores, dessas culturas, valores religiosas na busca do método perfeito.

2-) Ambos os textos fazem um analogia ao ser crítico, alertam para a formação da massa profissional que só busca assimilar o básico de informação e se esquecem que é importante o exercício, o alimento de informações. Essas universidades formadoras de capitalistas, só inserem linguagens ideológicas de que o único fundamento para o estudo é o financeiro, o que empobrece a população. A sociedade deve entender que o caminho da linguagem corrompida cega o homem para realidades muito melhores. O ser inteligente sabe identificar, não se contenta com pouco e acaba fazendo a diferença. Justificar premissas, questionar, pesquisar são exercícios necessários ao cientista, ao estudante não importando sua classe social. O que importa é a verdade, a busca da verdade absoluta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (28.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com