TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição Grécia Antiga. “Sócrates, Platão e Aristóteles”

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.395 Palavras (14 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO –

ICSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ARAÇATUBA-SP

Outubro, 2015

SUMÁRIO

1. INTODUÇÃO        

2. Definição Grécia Antiga. “Sócrates, Platão e Aristóteles”        

2.1 Éticas        

2.2. Do ponto de vista da Filosofia.        

2.2.1 Pensamento de Sócrates, Platão e Aristóteles        

3. Teorias Éticas que marcaram a Antiga Grécia        

3.1 Polis        

3.2 Cosmos        

3.3 Os sofistas        

3.3.1 Teorias Éticas Fundamentais        

3.1.1.1 Sofistas        

3.1.1.2 Sócrates (470-399 a.C)        

3.1.1.3 Platão (427-347 a.C.)        

3.1.1.4 Aristóteles (384-322 a.C.)        

4. Mundo Helenístico e Romano        

4.1 Teorias Éticas Fundamentais        

4.1.1 Epicuristas (Epicuro, Lucrécio)        

4.1.2 Cínicos (Antístenes, Diógenes).        

4.1.3 Estóicos (Zenão de Cítio, Sêneca e Marco Aurélio).        

4.1.4 Cépticos (Sexto Império).        

4.2. Realismo aristotélico        

5. Conclusão        


1. INTODUÇÃO

No presente trabalho nos foi incumbida a missão de debruçar sobre as teorias éticas fundamentais que marcarão a Antiga Grécia, porem o grupo irá obedecer a ordem científica d forma que não possam faltar elementos fundamentais tais com a introdução, o desenvolvimento, a conclusão.

Porém, quando se fala de ética como ciência normativa da retidão dos atos humanos segundo princípios racionais, falamos numa ética geral, que se move principalmente no campo da filosofia, esta ética geral motiva a reflexão sobre espetos fundamentais da vida humana tendo em conta que o comportamento humano foi, desde sempre, avaliado sob o ponto de vista do bem e do mal, do certo e do errado, diz-nos a ética, não o que o homem pode fazer, mas o que o homem deve fazer, Ou seja, elucida-nos sobre as escolhas que o homem deve fazer em liberdade e através das quais se desenvolve e aperfeiçoa.

 2. Definição Grécia Antiga. “Sócrates, Platão e Aristóteles”

Definição da Ética pelos três maiores pensadores da Grécia Antiga. “Sócrates, Platão e Aristóteles” O conceito consiste na decadência moral de Atenas, fruto da mudança de uma sociedade tradicional por uma sociedade mercantil, este acontecimento dissuadiu o bem individual do bem coletivo, fazendo assim que novos parâmetros fossem estabelecidos para harmonizar os dois conceitos vividos. Tendo os três filósofos, os sofistas, como principais responsáveis pelas questões apresentadas, e com estes argumentavam, pois todo princípio ético e moral era mera convenção, desprovida de significado em si. Os três começaram a argumentar uma nova Teoria Ética, onde, que o homem só pode ser feliz se seguir os princípios da ética formada. O tratamento com a visão do tema, varia um pouco em relação a cada um dos pensadores, segundo a sua própria interpretação de Mundo. E enquanto Sócrates formula o problema, Platão tenta criar uma Ética Ideal que molde os homens a viver na virtude, enquanto Aristóteles busca uma Ética do Possível, que não desrespeite a paixões humanas – ignoradas por Platão para quem o homem é uma tabula rasa na qual qualquer coisa pode ser escrita – mas antes as oriente pelo caminho da ponderação até a maturidade racional do equilíbrio. "Se imaginais que, matando homens, evitareis que alguém vos repreenda a má vida, estais enganados; essa não é uma forma de libertação, nem é inteiramente eficaz, nem honrosa; esta outra, sim, é mais honrosa e mais fácil: em vez de tampar a boca dos outros, preparar-se para ser o melhor possível." (Palavras atribuídas a Sócrates por Platão, ao final do seu julgamento) Conceituação de Ética. No seu sentido abrangente (lembrando que a definição não se fecha aqui), implicariam em um exame do comportamento humano, hábitos e caráter, caberia uma descrição ou história dos hábitos do indivíduo em sociedades especificas e em diferentes épocas, o que nos levaria a ficar fora do foco de nosso senso comum, que é buscar a definição e sua aplicação no Cristianismo. A ética deve restringe-se ao campo particular do caráter e da conduta do indivíduo à medida que esses estão relacionados a certos princípios, de uma sociedade ou de um grupo.

2.1 Éticas

A Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a, contudo humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio d bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética e construída é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.

2.2. Do ponto de vista da Filosofia.

 
2.2.1 Pensamento de Sócrates, Platão e Aristóteles

INTRODUÇÃO À ÉTICA: Origem dos estudos éticos Os estudos éticos surgem na Grécia antiga, tendo dois pontos essenciais que colaboram que possibilitam o seu surgimento como reflexão. O contexto da sociedade grega favoreceu para o surgimento de reflexões sistematizadas acerca da ética.

O contexto da sociedade grega Uma pergunta que irá ocorrer a qualquer um que estude a história da filosofia grega será porque ela atinge seu esplendor teórico justamente no momento de sua decadência material. Sócrates, Platão e Aristóteles vivem justamente no momento que a sociedade grega em geral, e a ateniense em particular, vive seu ponto mais baixo, cuja culminação será a unificação e dominação dos helenos pelos macedônios de Filipe e Alexandre.

A filosofia que antecede aos sofistas é marcada por uma compreensão da identidade entre ser humano e ser cidadão, tão profunda que a hipótese de uma dissociação entre o bem individual e o bem comum sequer é formulada, é entendida como dado da realidade e premissa básica de qualquer reflexão sobre o ser humano. O contexto da sociedade grega O fruto filosófico deste período atribulado são os sofistas, geralmente acusados pelos seus adversários de destacar o conhecimento de sua base moral, ensinando que qualquer discussão poderia ser vencida desde que utilizados os meios corretos. O contexto da sociedade grega Independente das críticas aos sofistas serem tendenciosas ou honestas, há nelas um componente novo, inusitado, crítico: o relativismo moral. Da velha identidade entre a felicidade individual e o bem comum da sociedade grega se chegará, através dos sofistas, a uma situação na qual tanto o primeiro como o segundo tornam-se relativos, não universais ou divinamente inspirados. O contexto da sociedade grega A noção de "o homem é a medida de todas as coisas", de Protágoras é, sobretudo uma contestação da própria essência da legitimidade do Estado grego, firmada já não mais numa profunda consciência do Império da Lei, mas simplesmente em um amontoado de convenções sociais habilmente manipuladas pelos ricos. O contexto da sociedade grego cerne desta estrutura de legitimação é trazida à luz por Trasímaco, para qual a justiça e outros conceitos derivados da lei não eram senão ferramentas para que os fortes submetessem e dominassem os fracos. O contexto da sociedade grega É nesse contexto de decadência e crise moral que os esforços intelectuais de Sócrates, Platão e Aristóteles devem ser entendidos. Quando se enxerga a questão por este prisma, o fato de Sócrates ter "inventado" a Ética revela não o surgimento de uma nova ordem, mas antes a necessidade de se refletir, sistematizar e defender conceitos que antes eram dados como automáticos, em especial quanto à essência da ética, ou seja, as relações entre o bem comum e a felicidade individual. Sócrates e a crença que basta saber o que é a bondade para ser bom. Sócrates e a crença que basta saber o que é a bondade para ser bom. O pressuposto básico da Ética de Sócrates podem parecer ingênuos no mundo de hoje, no qual já está profundamente gravado na nossa mente que só algum grau de coerção é capaz de evitar que o homem seja mau. Na sua época era uma noção perfeitamente coerente com o pensamento – ainda que não com a prática – da sociedade grega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (261 Kb)   docx (107.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com