TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Depósito Elisivo Nas Hipóteses Do Pedido De Falência Com Base Nos Atos De Falência

Por:   •  7/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 4

Depósito Elisivo nas hipóteses do pedido de falência com base nos Atos de Falência

A Falência é um processo de execução coletiva movida contra o devedor onde seus bens serão vendidos mediante uma determinação judicial para o pagamento das obrigações de forma proporcional perante os credores. A Lei 11.101/2005 (Lei de Falência e Recuperação de Empresas) prevê 03 (três) hipóteses que podem caracterizar a falência, são elas: Impontualidade injustificada do devedor (art.94, I); Execução frustrada (art. 94, II); Atos de falência (art. 94, III) e a Autofalência (art. 105).

Após a decretação da falência, o devedor é instado a se manifestar nos termos do arts. 96 e 98, podendo apresentar defesa (contestação) e/ou realizar o depósito elisivo (art. 98, §único).

O depósito elisivo é uma espécie de defesa do devedor no qual ele realizará o depósito do valor total correspondente a dívida reclamada na ação, em forma de dinheiro, no mesmo prazo da contestação (10dias), acrescido de juros, correção monetária e honorários advocatícios, realizando o pagamento total da dívida não será decretada a falência. Há controvérsia quanto a possibilidade de realização do depósito elisivo em todas as hipóteses legais de caracterização da falência. Assim, abordaremos os principais posicionamentos doutrinários a respeito do assunto.

Waldo Fazzio Junior entende que o depósito elisivo pelo devedor é cabível nas hipóteses de impontualidade (art. 94, I e II), não aplicando aos casos de Atos de falência (art. 94, III), pois não se trata de pedido baseado em circunstância de não pagar, assim, deve o devedor descaracterizar apenas a presunção de insolvência alegada contra ele;

Fábio Bellote Gomes entente que o depósito elisivo é cabível apenas nas hipóteses de impontualidade (art.94, incisos I e II), pois o pedido de falência foi baseado em razão do não pagamento de uma obrigação em pecúnia;

André Luiz Santa Cruz Ramos também não entende que o depósito elisivo se estende para a hipótese prevista no art. 94, III, pois além da Lei 11.101/05 deixar clara as hipóteses de incidência, as hipóteses de incidência nas condutas descritas como atos de falência, a presunção de insolvência do devedor não depende do fato dele estar eventualmente impontual quando às suas obrigações;

Marlon Tomazzete entende que o depósito elisivo deve-se limitar as hipóteses da execução frustrada e da impontualidade injustificada, pois o depósito não desconfiguraria a insolvência decorrente dos atos de falência.

Vera Franco entende que o depósito elisivo não se aplica a hipótese do inciso III do art. 94, pois apenas nos incisos I e II há possibilidade de iliquidez momentânea a justificar a presunção jurídica de insolvência, enquanto que o inciso III o credor não busca cobrar o crédito, mas provar que o devedor está praticando atos em detrimento do credor.

Glaston Mamede entende que não se aplica o depósito elisivo para decretação de falência na hipótese do inciso III, pois o fundamento deste é o desrespeito aos princípios da socialidade, eticidade e moralidade empresariais.

Fábio Ulhôa de forma contrária entende que embora a lei não preveja o depósito elisivo para a prática de Atos de Falência deve ser admitido, pois com o depósito do valor do crédito o requerente perderia o interesse na instauração do concurso de credores.

Edilson Enedino das Chagas entende que o deposito elisivo deve ser aplicado na hipótese do art. 94, III em virtude do Princípio da preservação da empresa, pois atenderia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com