TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença entre Senso Comum e Ciência

Por:   •  9/3/2016  •  Resenha  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  6.353 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo Ana Mercês Bahia Bock nos relata em seu livro “Psicologias”;

        Senso Comum, são ações do nosso dia-a-dia, acordar, trabalhar, se alimentar, voltar para casa e dormir. Junto com essas atividades, levamos conosco, práticas que aprendemos com os nossos pais ou fazem parte da nossa cultura. Existem costumes que são passados de pai para filho, não passar por baixo da escada, ou não comer bolo quente porque dá dor de barriga. Mas nada disso é comprovado, porém seguimos as tradições.

        Ciência é o conhecimento, saber o porquê de algo existir, é aprimorar o que já existe. Através da ciência o petróleo deixou de ser apenas um minério, que a força da água passou a produzir energia, através da ciência o mundo é o que é até hoje e ainda tem muito para evoluir.

Segundo Jorge Junior “Recanto das letras”;

        Senso Comum nada mais é que aquilo que sabemos, seja uma receita, notícia ou história sem que haja uma explicação científica, um passo a passo, é algo que ouvimos e entendemos, como por exemplo, o carro tem duas rodas, ou o porquê não podemos comer e depois entrar na água.

        Ciência é algo que sabemos e tem uma explicação científica para um determinado assunto ou fenômeno natural, por exemplo, a chuva acontece devido ao calor do solo, que as gotas evaporam e voltam para cima, formando uma nuvem pesada que cai em forma de chuva.

Segundo Carlos Pires “Dúvida Metódica”;

        Senso Comum implica conhecimentos que adquirimos em nosso cotidiano, histórias que ouvimos desde criança de nossos pais ou avós, vem de sabedorias que conquistamos de acordo com experiências vividas, costumes, tradições, religiões e etc. São algo que sabemos sem a necessidade de pesquisas científicas ou testes, por exemplo, todos sabemos que no verão faz calor e no inverno faz frio, porém para chegar nessa certeza, nós não precisamos realizar nenhum tipo de estudo, sabemos por causa das nossa experiências e histórias contadas pelas pessoas.

        Ciência vem de tudo que tem um estudo científica para chegar em um resultado. Na ciência tudo tem uma explicação feita através de estudos, testes, etc. Por exemplo, todos sabemos que o sol existe, mas sem a ciência não saberíamos qual a distância que o mesmo esta da terra e nem em quantos minutos a luz no sol chega até a terra. A ciência é tudo que se explica através de pesquisas.

Segundo Gunnar Myrdal extraído de “Filosofia da Ciência”

        Senso Comum é a forma de pensar, no qual aprendemos no crescimento dentro da sociedade, criamos e senso comum ouvindo e vendo como as pessoas se comportam, falam ou se vestem. É o pensamento que se adquire no dia-a-dia, é o que se sente, o que tem certeza, porém não existe um estudo que prove a autenticidade daquilo.

        Ciência é toda certeza estudada por cientistas, onde é explicado o porquê algo é de determinada forma. Por exemplo, quantos nutrientes e vitaminas existem nos legumes, frutas e verduras? Essas respostas só podem ser esclarecidas com a ciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com