TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Adm II

Por:   •  19/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 3

1. O tema é o mesmo que o assunto? Pode-se confundir como título?

R: Neste ponto, cabe ressaltar que o título é o que introduz a redação, e aguça a curiosidade do leitor sobre o texto redigido. O tema é o assunto que é abordado no texto, expondo as ideias, teses que serão defendidas no decorrer da dissertação pretendida.

2. O que significa problematizar?

R: Problematizar um texto significa explanar à problemática que se almeja resolver ao decorrer da dissertação, é como um questionamento a ser pesquisado ao modo que ao final se obtenha respostas as lides ou divergências encontradas trazendo soluções viáveis.

3. Um tema precisa ter necessariamente um problema?

R: Em resposta a este questionamento, penso que a problematização de um tema se faz necessária, pois como a redação deve visar também uma contribuição social, levantar discussões e resoluções de temas que são oriundos de relações sociais independentemente da área do objeto de estudo é importante e necessário, visto que contribui ao bom andamento textual e científico, dando ênfase a novas teses que poderão contribuir para assuntos diversos.

4. Explique, de forma breve: Temas genéricos ou panorâmicos?

R: Tema genérico é aquele que descreve os fatos de uma maneira geral, sem focalizar ou ressaltar um determinado ponto ou chamar a atenção para um desdobramento. Já o tema panorâmico é específico e tem como foco o objetivo do texto e a delimitação da dissertação realizada, trazendo acessibilidade e controvérsias.

5. Como vou construir o embasamento teórico e o marco teórico do meu TCC.

R: Em relação ao questionamento da pergunta de nº 5, creio que o embasamento teórico seria construído a partir da leitura de materiais já publicados, que dariam a diretriz de pensamento para o texto, visando não focar no que já foi amplamente discutido ou assuntos desgastados.

O tema é o assunto mais detalhado, específico. Um assunto, mais geral e amplo, pode conter vários temas e, como você muito bem colocou, o título não deve ser confundido com o tema, mas o tema tem que estar contido no título. O título tem que despertar o interesse do leitor, pelo texto que o segue. Muito bem colocado, também, por você.

Ele deve ser específico, acessível, exequível, atual e controvertido, entre outras características. Fale sobre estas características.

Boa tarde professora!

Sobre as características que devem conter no título, primeiramente me atenho ao ponto da especificidade, ao dizer que o título é específico seria como manter um foco entrelaçado ao tema, como uma diretriz. A acessibilidade tem relação com as obras mais importantes publicadas sobre o tema, e o acesso a elas deve ser fácil, uma vez que um acervo bibliográfico deve ser preconizado para embasar e trazer mais conhecimento a dissertação. Ao dizer que o tema é exequível versa sobre a praticidade na pesquisa, para que não se torne inviável com relação ao tempo da entrega. Ele também deve ser atual e controvertido, pois deve haver pertinência temática e relevante interesse no tema abordado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (745.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com