TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Primitivo (Código de Hamurabi)

Por:   •  1/4/2019  •  Artigo  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo:

Este texto tem como objetivo fazer uma analise do código de Hamurabi a fim de discutir sobre tudo que tange as normas introduzidas por ele e fazer um paralelo com as leis vigentes em nossa sociedade, podendo, dessa forma, explorar suas conformidades assim como suas divergências.

Palavras-chave: código, legislação, Hamurabi

Introdução

O código de Hamurabi foi criado na Mesopotâmia por volta de 1700 a.C com o intuito de unificar o reino através de um código de leis comuns. Nesse viés, o rei Hamurabi mandou espalhar cópias deste código em várias regiões do reino, evitando a possibilidade de desculpas ou de desconhecimento das leis.

As 282 normas abrangem diversos temas como relações familiares, comércio, construção civil, agricultura, pecuária, etc. As punições levam em conta a hierarquia social e se baseiam na Lei de talião, “olho por olho, dente por dente”. Aderindo, assim, um alto de grau de rigidez em suas sanções, tendo como a pena de morte uma punição bem recorrente.

Entretanto, as leis trataram das primeiras preocupações com os direitos humanos, tendo em vista que eles buscavam proteger os mais fracos com o intuito de instaurar a justiça e utiliza-la como forma de firmar a segurança e a garantia dos direitos e responsabilidades, além de estabelecer o bem-esta do povo.

Desenvolvimento

A severidade com que o código de Hamurabi foi instituído é incoerente com os padrões da sociedade atual o que criou um distanciamento do nosso sistema legislativo das leis instauradas por ele. Tendo em vista, que algumas de suas sanções mais recorrentes como a pena de morte e a mutilação ferem os direitos humanos, portanto, não são aplicadas aos crimes sejam eles de qualquer natureza.

Entretanto, é indubitável a assistência provida pelo código em alguns casos de desamparo á família famílias, amparar mães e/ou filhos, tendo como exemplo:

“cód. 29 – Se seu filho for muito jovem e não puder tomar posse. 1/3 do campo e jardim deverá ser dado à sua mãe, que deverá educar o menino.”

Sendo assim, a noção de justiça preconizada pela legislação de Hamurabi entra em conflito com as atuais, porém, essa justiça era abrangente, em especial, para a classe menos abastada. Nesse âmbito, os impostos para a classe superior, além do preço cobrado por alguns serviços, eram mais altos levando em consideração seu poder aquisitivo. Entretanto, esta mesma classe era privilegiada em sanções e penalidades. Além disso, nesse período houve as primeiras menções sobre salários e honorários.

Contudo valendo-se desse estudo para constituição atual, a justiça determina no princípio da igualdade disposto no artigo 5º, caput que “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade ao direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade nos termos da lei”.

Todavia, o código de Hamurabi legitimava a “justiça com as próprias mãos”, ato proibido pelas leis atuais, uma vez que o não pagamento de dívidas era algo punido com a retirada de vidas.

Além disso, tal sanção era possível apenas para os de classe mais alta, considerando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com