TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito de Familia

Por:   •  22/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.660 Palavras (19 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................................................1

DESENVOLVIMENTO......................................................................................................................3

CONCLUSÃO.................................................................................................................................12

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................................13

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo, fazer uma analise detalhada do caso clinico apresentado, onde trará em questão o tratamento de rosáceas na pele de terminada cliente, a qual procurou o centro de embelezamento, para também, por estar insatisfeita com o aparecimento de herpes em seus lábios, além de desejar realizar um procedimento para retirada de pelos em sua face.
Ressalta-se que por ser uma dermatose inflamatória crônica, observada principalmente na pele do rosto, a rosácea é muito temida e afeta a autoestima do individuo que a possui, sendo necessário assim, cuidado para que a mesma não se agrave. Entretanto, sua etiologia e patogenia ainda são desconhecidas. Ocorrendo em sua maioria em indivíduos entre
 as idades de 30 e 50 anos, afetando mais mulheres do que homens.

 Em relação ao caso clínico, a cliente informou ao profissional de embelezamento que mesmo tendo sido diagnosticada com a rosácea não tratava com procedimentos específicos, o que é um erro visto que, mesmo não existindo método curativo, o tratamento adequado produz a diminuição do eritema e das lesões inflamatórias, e, concomitantemente, dos sintomas de coceira, queimação, e sensibilidade que podem vir a ocorrer.

Já o aparecimento de herpes nos lábios da cliente, é cientificamente comprovado à relação desse a um episódio de tensão emocional ou por estresse físico, cansaço ou muito esforço. O herpes é um vírus relativamente comum e altamente transmissível, de acordo com alguns estudos, um contingente que compreende entre 80% e 90% da população mundial está infectado pelo vírus que se manifesta quando a imunidade do individuo esta baixa ou após um período de estresse entre outras causas.

É pouco o que se pode fazer para prevenir a reativação da infecção herpética. A cliente pode evitar exposição à luz solar e evitar traumatismos no local onde costumam ocorrer às lesões e quanto ao estresse: estar consciente do nível de tensão física que está impondo ao organismo e tomar providências para reduzi-lo.

A respeito dos pelos faciais que incomodam a cliente, o centro de embelezamento pode oferecer diversos tipos de depilação facial, mas deve ser observado o tipo de pele dela, levando em consideração à rosácea, indicando assim um método eficaz e que não agrave o quadro da cliente.

Para tanto, após uma breve síntese do tema que será discutido, bem como observado o caso oferecido, de forma sucinta, as próximas páginas serão destinadas para responder as possíveis dúvidas geradas acerca do assunto, como quais procedimentos, métodos e até mesmo os direitos do cliente e os deveres do centro de embelezamento estético, em situações hipotéticas, apresentadas no caso em tela.

DESENVOLVIMENTO

A rosácea é uma doença cutânea inflamatória crônica que ao longo dos séculos, foi denominada por diferentes termos, como: rasaciforme e coperose, mas o mais utilizado é rosácea que em latim significa “o que é semelhante as rosas”.  Ela atinge principalmente a região da bochecha, queixo, nariz e na região central frontal. É caracterizada por manchas avermelhadas (eritemas) e inflamações do tecido vascular no rosto (vasculites) causando dilatação dos vasos sanguíneos da face (telangiectasias) em peles mais oleosas. O parasita Demodex folliculorum, presente nos folículos pilo-sebáceos, parece estar envolvido com a doença, mas não se sabe ao certo como, sendo assim, a causa do surgimento da rosácea ainda desconhecida.

Estudos apontam para uma combinação de fatores hereditários e ambientais que podem desencadear ou agravar a rosácea, os elementos são numerosos e estão envolvidos com eventos comuns no dia-a-dia e são clinicamente relevantes para cada individuo em particular. Alguns destes fatores incluem: alimentos quentes ou picantes, álcool, queijos, baunilha, chocolate, molho de soja, estresse raiva ou vergonha, exercício extenuante, peelings físicos, químicos, biológicos ou enzimáticos, entre outros. Além disso, frio e calor intenso, assim como a exposição solar, podem estar implicados na piora das lesões. A pele danificada pelo sol ao longo dos anos também pode predispor ao surgimento da doença.

A rosácea afeta principalmente os adultos após os 30 anos de idade, sendo mais frequente nas mulheres, mas quando encontrada nos homens, o quadro pode ser mais grave e a evolução da doença pode levar ao surgimento do rinofima, que é o ultimo estagio da rosácea. O termo usado “rinofina” é utilizado para descrever uma afecção do nariz que se caracteriza por um aspecto inchado, bulboso e grosseiro, causado por uma infiltração granulomatosa originada pela progressão da acne rosácea. Também estão predispostos em maior risco de desenvolver rosácea: pessoas de pele clara, com cabelos loiros e olhos azuis, descendentes de celtas ou escandinavos, pessoas com histórico familiar de rosácea e histórica de acne grave no passado.

Os sintomas variam de acordo com o grau de evolução da doença, quando os primeiros sintomas aparecem, podem ser confundidos com queimaduras solares, conforme a doença se agrava, a vermelhidão torna-se mais duradoura e óbvia. Casos mais graves podem atingir áreas extensas da face, com inflamação e edema da pele, formando placas avermelhadas e nódulos. Em 50% dos casos, podem ocorrer alterações oculares inflamatórias, como conjuntivite ou inflamação da córnea, pálpebra e íris.

 Por ser uma doença de curso crônico não existe um tratamento que a elimine definitivamente, mas ela pode ser mantida sob-controle. Pacientes diagnosticados com rosácea devem ter cuidados especiais e evitar os fatores que pioram a doença como: frio intenso, sol, alguns alimentos dentre outros fatores citados anteriormente. Além de evitar fatores desencadeantes. O tratamento da rosácea pode ser feito por meio de medicamentos orais, medicamentos tópicos, laser, luz pulsada e cuidados locais. Há casos em que a prevenção e o uso de protetor solar já são suficientes para controlar a doença, sem necessidade de medicamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (180.1 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com