TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito processual PENAL I

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.366 Palavras (22 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO

[pic 1]

DIREITO 7ºA NOTURNO

ANDREIA DOS SANTOS NUNES      RA 1299119335

ALAN BUENO DE GOIS RA                RA: 1299186160

BRUNO FERNANDES BECKER          RA: 1299129766

LUCIENE OLIVEIRA GONÇALVES DOS SANTOS  RA: 6820484957

NAGELA DE OLIVEIRA MENEZES                             RA: 6820475043

DISCIPLINA: PROCESSO PENAL II

  PROVAS: CONCEITO E OBJETO E PERÍCIA E CONFISSÃO

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2016

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO

UNIAN/SP[pic 2]

ANDREIA DOS SANTOS NUNES      RA 1299119335

ALAN BUENO DE GOIS RA                RA: 1299186160

BRUNO FERNANDES BECKER          RA: 1299129766

LUCIENE OLIVEIRA GONÇALVES DOS SANTOS  RA: 6820484957

NAGELA DE OLIVEIRA MENEZES                 RA: 6820475043

PROFESSOR: PABLO MOITINHO

DISCIPLINA: PROCESSO PENAL II

TURMA: 7ª A

PROVAS: CONCEITO E OBJETO E PERÍCIA E CONFISSÃO

                                           SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP

2016

ÍNDICE

Provas

Conceito e objeto e as espécies

 Perícia

Característica

Confissão.

Característica

Valor Probante Da Confissão

Confissão Ficta

Resolução do Caso

PROVAS

TEMA: PERÍCIA

Iniciaremos falando sobre o conceito de pericia e em seguida a confissão, discorrendo e explicando, tais dispositivos, conforme o PLT e as pesquisas realizadas em sites para esclarecer assuntos pertinentes aos temas aqui abordados.

O conceito segundo Tornaghi, “a perícia nada mais é do que uma pesquisa que exige conhecimentos técnicos, científicos ou artísticos”, ou seja, é o exame procedido por pessoa que tenha determinados conhecimentos técnicos, científicos, artísticos ou práticos acerca de fatos, circunstancias ou condições pessoais inerentes ao fato punível, a fim de comprová-los.

Pericia é o exame sobre a coisa ou pessoa realizado por pessoas dotadas de conhecimentos técnicos ou científicos, com o objetivo de apurar a ocorrência de um fato ou sua autoria, ou aquilatar as condições psíquicas de alguém, cujas conclusões são apresentadas num laudo, com o fim de influir na formação da persuasão racional do juiz, sujeita à etapa de admissão, assunção e valorização. 

A sua nomeação é livre ao juiz, não se admitindo interferência das partes, nem mesmo na ação privada. No caso de perícia a ser realizada em outra comarca, por meio de carta precatória, a nomeação será feita pelo juízo deprecado, salvo no caso de ação privada, quando se admite, se houvera corrido entre as partes, a nomeação pelo juiz deprecante.

É um auxiliar da justiça, devidamente compromissado, estranho às partes, portador de um conhecimento técnico altamente especializado e sem impedimentos ou incompatibilidades para atuar no processo A perícia é corporificada por meio do laudo, documento elaborado pelo perito, que nele deve registrar tudo o que observaram e concluíram.

CARACTERÍSTICAS      

A característica fundamental da pericia, e que a distingue dos demais meios de provas, é que ela se vale de um principio cientifico aplicado por meio de uma determinada técnica, por pessoa dotada de conhecimentos científica e técnica, os quais escapam, em via de regra, ao domínio dos aplicadores do direito, mas que são essenciais ao acertamento do fato e ao deslinde da causa.

Temos algumas espécies de perito, tais como: a.) Perito oficial é aquele que presta o compromisso de bem e fielmente servir e exercer a função quando assume o cargo, ou seja, quando, após o regular concurso de provas e títulos, vem a ser nomeado e investido no cargo de perito; b.) Perito louvado não oficial: trata-se daquele que não pertence aos quadros funcionais do Estado, e que, portanto, uma vez nomeado,deve prestar o aludido compromisso. A nomeação não pode ser recusada pelo perito, salvo motivo justificável (CPP, art. 277), pois, sendo auxiliar da justiça, assume ônus processual. Caso não compareça para realizar o exame, poderá ser conduzido coercitivamente (CPP, art. 278). Pode ainda cometer o crime de falsa perícia (CP, art. 342). A sua nomeação é feita pela autoridade policial na fase de inquérito e pelo juiz, no processo; c.) Perícia psiquiátrica, t rata-se daquela realizada a fim de se verificar a imputabilidade e a periculosidade; d) Perícia “percipiendi”: ocorre quando o perito se limita a apontar as percepções colhidas, apenas descrevendo de forma técnica o objeto examinado, sem proceder a uma análise valorativa ou conclusiva; e) Perícia “deducendi”: verifica-se na situação em que o perito é chamado para interpretar ou apreciar cientificamente um fato; f) Perícia intrínseca: assim será toda vez que tiver por objeto a materialidade da infração penal. Exemplo: necropsia; g) Perícia extrínseca: quando tem por objeto elementos externos ao crime, que não compõem a sua materialidade, mas que servem como meio de prova. Por exemplo: exame dos móveis destruídos pelo agente, antes de matar a vítima; h) Perícia vinculatória: verifica-se nos casos em que o juiz fica adstrito à conclusão do perito, sem poder efetuar qualquer juízo de valor sobre aquilo que foi examinado; i) Perícia liberatória: despoja o magistrado nesses casos de maior liberdade quanto à opinião exarada pelo perito, ou seja, poderá aceitar ou não a avaliação do perito. O juiz tem liberdade de aceitar ou não o laudo, sendo assim o sistema decorrente do princípio do livre convencimento, sendo o adotado pelo Código de Processo Penal (art. 182). A perícia somente poderá ser rejeitada pelo juiz nos casos provados de erro ou dolo; j) Perícia oficial: é aquela elaborada por um técnico ou profissional integrante dos quadros funcionais do Estado. Em contraposição à perícia oficial, tem-se a perícia não oficial, que é aquela realizada por peritos particulares, toda vez que inexistirem nos locais peritos oficiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)   pdf (221.8 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com