TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito tributario questionario

Por:   •  8/4/2016  •  Dissertação  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 2

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]

Disciplina: Direito e Legislação

Nome

RA

Atividade de Autodesenvolvimento

        


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Direito e Legislação

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Direito e Legislação, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

PRINCÍPIO DA CAPACIDADE CONTRIBUTIVA X DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA

O princípio da capacidade contributiva está instituído no artigo 145 §1º da Constituição Federal de 1988, e tem como objetivo mensurar a tributação a um nível ideal, garantindo ao estado sua existência com a obtenção de recursos vindos de contribuintes, buscando garantir ao contribuinte a manutenção mínima vital, junto aos direitos constitucionais básicos.

O princípio da capacidade contributiva é aplicado somente a tributos não vinculados a uma autuação estatal, afastando a possibilidade de aplicação do princípio da capacidade contributiva no que concerne aos tributos vinculados, uma vez que a atuação estatal já é considerada como pressuposto da exigência tributária.

Sabe-se que o princípio da capacidade contributiva deve ser realizado sempre que possível em prol da personalização dos impostos, conforme determinado pela Constituição no Art. 145 §1º.

Ao analisar a capacidade contributiva do contribuinte nota-se que o imposto de renda é classificado como sendo de natureza pessoal, assim o contribuinte não pode ser sufocado pelo sistema de tributação, graças aos instrumentos dos princípios da progressividade, da Universalidade e da Generalidade.

O imposto de renda utiliza muito do critério da progressividade, mas também deve utilizar o princípio da universalidade e da generalidade. Assim deve exigir que todos os resultados sejam devidamente considerados pela lei que institua o imposto de renda, assim não existe como distorcer a possibilidade de arrecadação de um lado nem de outro, seguindo o princípio da universalidade. Já o princípio da generalidade busca tributar a renda de todas as pessoas que a auferirem, sem possíveis discriminações, colocando em pratica, o princípio da igualdade de todos perante a lei.

Daí a importância da tabela do IRPF, pois ajuda a manter o princípio da universalidade, e da generalidade, fazendo com que os contribuintes contribuam apenas com uma parcela de sua renda sem comprometer com sua estabilidade social.

Referências bibliográficas

http://www.siteadv.com.br/pl4te/12054/Artigos/6271/O_Princ%C3%ADpio_da_Capacidade_Contributiva_e_o_seu_alcance_nos_Tributos/Acesso em 06 de abril de 2016.

 Acesso em 06 de abril de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (123.7 Kb)   docx (459.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com