TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discurso do método - René Descartes

Por:   •  23/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 4

Fichamento Discurso do Método – René Descartes

Capítulo 1

Descartes inicia o capítulo esclarecendo que em sua concepção o poder de bem julgar e de distinguir o verdadeiro do falso denomina-se senso ou razão. Ao longo de seu discurso percebe-se sua intensa busca pelo verossímil em todas as matérias estudadas por ele.

O autor faz um balanço e crítica ao ensino nas escolas e o que é chamado de “ciência oficial”, e também à teologia, filosofia, história e outras ciências baseadas na filosofia. Em seguida, abandona os estudo das letras e segue sua trajetória, dedicando parte de sua juventude a viajar, conhecer outros povos, países e culturas, recolhendo experiências e refletindo sobre elas, buscando respostas em si mesmo para as maisa amplas questões.

Capítulo 2

No Segundo capítulo, Descartes reforça suas ideias sobre a razão, apresentando as principais regras ou preceitos do método, elaboradas durante uma visita à Alemanha.

O primeiro preceito se dá por nunca julgar algo verdadeiro sem antes conhecê-lo, evitando a precipitação e a prevenção.

O Segundo é dividir cada dificuldade em tantas partes quanto o possível para assim resolvê-las.

O terceiro é conduzir os pensamentos em ordem, começando com os mais fáceis e simples para, gradativamente chegar aos conhecimentos mais complexos, estabelecendo uma ordem de precedência.

O ultimo é que revisões gerais e completas devem ser feitas em cada caso, para ter a certeza de que nada foi omitido.

Descartes afirma que as ciências matemáticas são as que nos asseguram as demonstrações mais evidentes e é por elas que devemos começar. Observa-se que o critério da verdade se repete em toda sua obra, sendo uma das principais teses de sua teoria.

Capítulo 3

Descartes forma uma moral provisoria, que é estabelecida como essencial para vida, composta por quarto máximas.

A primeira está representada no trecho “…obedecer às leis e e aos costumes do meu país, conservando constantemente a religião na qual Deus me deu graça de ser instituído desde a infância...”.

A segunda consiste em ser firme e resoluto, e ao não saber discernir as opiniões verdadeiras, deve-se seguir as mais prováveis.

A terceira máxima é procurar vencer-se sempre e não a fortuna, a mudar antes os desejos do que a ordem do mundo, e crer que não há nada inteiramente em nosso poder ao não ser nossos pensamentos.

A quarta máxima aconselha passar em revista as diferentes ocupações que o homem pode exercer na vida, para escolher a melhor delas.

Capítulo 4

Na quarta parte de seu livro, Descartes alerta para as considerações metafísicas que dominam esse capítulo. Textualiza que em prol de sua constante busca pelo verdadeiro, faria o contrário, rejeitando como absolutamente falso tudo aquilo em que pudesse ter a menor dúvida, para verificar se restaria depois alguma coisa em sua crença que fosse totalmente indubitável.

Ele chega a conclusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com