TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do livro "Discurso do Método - René Descartes"

Por:   •  17/5/2017  •  Dissertação  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  2.917 Visualizações

Página 1 de 4

Aluno: Willian Morais De Azevedo        

Professor: João Batista                                          

Turma: D3                                                                              Turno: Matutino

Discurso do método – Renê Descartes

Resumo geral da obra:

Descartes afirma ‬ter ‬encontrado ‬um ‬método ‬particularmente ‬eficaz ‬de ‬orientar a razão, que o ajudou ‬a ‬fazer ‬muitas ‬descobertas ‬significativas ‬na ‬investigação ‬científica. Ele ‬compromete-se  ‬a  ‬explicar  ‬o  ‬seu  ‬método  ‬por  ‬meio  ‬da  ‬autobiografia: ‬conta ‬a ‬história de seu desenvolvimento intelectual e de como ele chegou a este método.

Primeira Parte:

Descartes inicia o capitulo afirmando que o bom senso é algo distribuído entre as pessoas em uma sociedade. De tal jeito, as divergências de opinião e ‬de saber ‬julgar são completamente diferentes, por conta de pensarmos diferente dos outros.

E é isso que nos diferencia dos animais, a nossa capacidade de pensar e usar a razão. René Descartes adotou o método que pudesse o ajudar a usar de maneira plena ‬o conhecimento, sempre questionando e analisando de melhor forma.

Levando na área de educação, Descartes comenta que desde de pequeno foi instruído “nas letras” (supostamente falando do ensino na infância), e comenta no intuito de explicar que se pode adquirir um conhecimento claro e seguro. Mas revela que em sua vida adulta mudou totalmente de opinião, por conta de ter aberto portas para tantas outras dúvidas. Para ele é importante estudar novas línguas,  ‬viajar e conhecer novas culturas para que possamos avaliar melhor a nossa própria vida, de maneira que o conhecimento seja nossa base para não sermos tolos e completamente ignorantes. ‬

  ‬Descartes  ‬era  ‬um  ‬grande  ‬apreciador  ‬da  ‬poesia,  ‬apesar  ‬de  ‬achar  ‬que  ‬era  ‬uma  ‬arte mais  ‬relacionada  ‬com  ‬a  ‬emoção  ‬do  ‬que  ‬os  ‬estudos. Ele era um admirador da matemática pois possuía várias explicações praticas dos quais ele não percebia sua verdadeira aplicação que iam além dos cálculos. ‬Já  ‬na  ‬filosofia fala que ela era cultivada pelos mais elevados espíritos que já habitou este mundo.

Assim que concluiu os estudos, decidiu viajar e aprender com as pessoas e as experiências da vida, ao invés de somente se dedicar aos livros. Percebeu que muito se podia aprender com aqueles que cometiam erros e os corrigiam logo em seguida, do que com quem usava as “letras” para trazer um prazer de vaidade e luxuria para si mesmo. Deste modo Descartes decidiu estudar a ciência dentro de si, sempre questionando, para buscar livrar-se dos erros e preconceitos para ouvir a razão.

Segunda Parte:

 ‬O segundo capitulo começa retratando a opinião de que as coisas chegam próximo da perfeição quando é feita por um único homem, o qual detém o conhecimento e bom senso, do que vários homens trabalhando na mesma coisa.

Um exemplo que Rene usa é as construções de edifício, ele fala que os edifícios projetados e concluídos por um só arquiteto, costumam ser mais belos e bem mais estruturados do que aqueles que muitos quiseram reformar, utilizando-se de velhas paredes construídas para outras finalidades. Mas não é por isso que a cidade tenha que ser demolida. O mesmo acontece na parte da aprendizagem e conhecimento, na opinião dele. O conhecimento pode ser absorvido e modificado por bases mais fortes, de acordo com a razão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com