TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPRESA E EMPRESARIO INDIVIDUAL

Por:   •  31/3/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

EMPRESA E EMPRESARIO INDIVIDUAL

Empresa  

É possível conceituar empresa como uma unidade econômico-social, constituída por elementos humanos, materiais e técnicos. Assim, tem como objetivo, obter utilidades por meio da sua participação no mercado de bens e serviços em que atua. Utiliza de fatores produtivos como terra, capital e trabalho. Podemos classificar as empresas de acordo com a atividade econômica que esta desenvolve, assim, encontramos o setor primário no qual a empresa obtém os recursos por meio da natureza, como exemplo empresas agrícolas, em seguida temos o setor secundário direcionado para a transformação de matéria-prima, como exemplo as indústrias, por fim no setor terciário temos empresas dedicadas à prestação de serviços ou ao comércio.

Também podemos classificar as empresas de acordo com a sua constituição jurídica, existindo empresas individuais, que pertencem a uma única pessoa, e empresas societárias, constituídas por várias pessoas. Neste último grupo, as sociedades, por sua vez, podem ser anônimas, de responsabilidade limitada e de economia social, as chamadas cooperativas.

Por fim, é possível também classificar de acordo com a titularidade do capital da empresa, assim temos as empresas privadas, na qual o capital pertence a particulares, as empresas publicas, as quais são controladas pelo Estado em que esta situada, as mistas, onde o capital é dividido entre particulares e o Estado, e as empresas de autogestão, na qual o capital é propriedade dos trabalhadores.

Empresário individual

Podemos classificar o empresário individual como uma pessoa física que exerce como profissional uma atividade econômica, com intuito de produzir ou circular bens e serviços. O empresário desenvolve sua atividade por meio de uma firma, a qual recebe seu nome civil. Assim, o empresário individual respondera com o seu patrimônio pessoal pelas obrigações de sua empresa. O empresário individual poderá optar por se enquadrar como microempresa ou empresa de pequeno porte, se atendido as exigências contidas em lei

O empresário individual poderá optar por se enquadrar como microempresa ou empresa de pequeno porte, se atendido as exigências contidas em lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com