TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTADO E SUA DEFINIÇÕES

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

Definições de estado.

Como definir estado: um corpo de pessoas unidas por um laço social, vivendo em um determinado território organizado politicamente, estando subordinada a autoridade de um governo que tenha um poder jurídico e um poder de coesão. Capaz de garantir a soberania o bem estar ou o bem comum de uma população.

Os componentes que compõe o estado são:

Uma população vivendo dentro de um determinado território, incluindo pessoas nacionais e não nacionais.

Definição de nação? Nação e todos os elementos da população, que ser interligam entre si, com traços, de tradições, de línguas e de religião. São traços comuns que identifica uma nação. A nação e um conjunto homogêneos de pessoas e que estão ligadas entre si por vínculos permanentes de sangue, de idioma e de religião, indivíduos que se sente unidos pelas origens comuns.

Existem muitas nações no mundo que não constitui propriamente um estado jurídico. Como exemplo: os ciganos, os judeus até 1948 não haviam propriamente constituído um estado, hoje já constituíram.

Em contra partida não existe Estado sem nação, à nação e um elemento importantíssimo do estado.

População, nação e território é um elemento físico do estado, um elemento geográfico que ocorre dentro de uma validade jurídica. Não existe estado sem um determinado território.

Outro elemento de estado e o governo, positivamente e o conjunto de funções necessárias, há manutenção da ordem jurídica e da administração pública. Um estado soberano que tenha autonomia em sua diretriz política e econômica, em outras palavras um estado para ser autônomo ele tem que viver sem intervenções externas.  

Políticas públicas.

Na atualidade temos como referencia a legislação a responsabilidade do estado e a participação da sociedade civil, as políticas públicas busca respostas as necessidades sociais e tem origem na sociedade, e são acatadas e gerenciadas pelo estado em suas diferentes esferas de poder, federal, estatual e municipal. A constituição federal, e as leis especificas de cada política pública, propõem novas diretrizes para gestão social.  

 

Exercícios da cidadania: implicar em consolidamos os processos políticos em conquistas sociais. Uma das grandes conquistas e a do poder do voto.

Existem outras formas e mecanismos em instituições, que ampliam os canais de participação e controle político na esfera pública. Temos alguns exemplos: lei de iniciativa popular, ação civil pública, plebiscito, referendo, orçamento participativo, audiências públicas e conselho de políticas públicas.

Os conselhos: e um dos principais mecanismos de participação da sociedade civil, nas definições e controles das políticas públicas. Eles são os espaços de participação efetiva da sociedade civil na decisão, acompanhamento e controle das políticas públicas.

Os conselhos são organizados nas três esferas, federal, estatual e municipal. Como e a organização dos conselhos? São órgãos autônomos articulados as secretarias afins, as quais são as responsáveis em garantir suas estruturas.

Temos como exemplo O conselho municipal de saúde, está articulado à secretaria municipal de saúde, porém não e subordinado ao gestor dessa política pública.

Os conselhos também realizam reuniões mensais e quanto necessário realizam também reuniões extraordinárias, com fins de localizarem falhas e benefícios, como novas ações, controle dos recursos públicos dentre outras responsabilidades. Todas as decisões são definidas de maneira colegiada, e normatizadas em formas de resolução este e um grande espaço de participação politica com poder de indeferir na gestão de políticas públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com