TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXTRA CURRICULAR

Por:   •  6/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 3

Centro Universitário Módulo

RESUMO ESQUEMATIZADO

CAPÍTULO 2 - AS PRINCIPAIS VERTENTES TEÓRICAS DA SOCIOLOGIA

CARAGUATATUBA-SP

2020

Centro Universitário Módulo

Nathalia Todão Barbosa e Santos RGM: 2278588-4

RESUMO ESQUEMATIZADO

CAPÍTULO 2 - AS PRINCIPAIS VERTENTES TEÓRICAS DA SOCIOLOGIA

Trabalho apresentado ao Professor MOACI LICARIAO NETO como requisito de nota parcial da disciplina Antropologia e Sociologia Juridica no Curso de Bacharel em Direito, no Centro Universitário Módulo.

CARAGUATATUBA-SP

2020

  1. Capítulo 2 - As principais vertentes teóricas da Sociologia

   1.2 Montesquieu

O primeiro por que Montesquieu procurou explicações sobre as causas profundas e não aparentes do social. Montesquieu revela a profunda influência que tanto os estudos de história como também as reflexões da filosofia exercem não só na origem da sociologia como, e principalmente, ao longo da história dessa ciência social.

Segundo motivo alicerça-se em outra preocupação de Montesquieu, pois as condições que ele tece a respeito das causa, sejam elas materiais ou sociais, que de modo geral, permeiam a sociologia são: o contexto histórico e as reflexões filosóficas. Acrescenta-se , ainda , que a sociologia geral de Montesquieu deriva do seu objeto de investigação: O estado, mas especificamente os regimes políticos.

Cabe ainda expor a importância que Montesquieu estabeleceu para as causa materiais, causas sociais e as práticas culturais.

  1. Augusto Comte

Augusto Comte aplica o termo física social para conceituar o que denominou leis fundamentais dos fenômenos sociais.

Deve-se ainda de modo geral acrescentar que Augusto Comte refere-se ao estudo da sociedade como ciência social, apesar de ter sido um dos primeiros a fazer uso do termo sociologia posterior ao termo física social, as abordagens e a disposição dos conceitos de Augusto Comte da teoria do fenômeno social são, portanto, muito mais um estudo de filosofia da história

A história da humanidade para Comte, se resume em:

  • Teológico: Fetichismo, Politeísmo e Monoteísmo
  • Metafisico: Abstração
  • Positivo: Conduta cientifica

O estado teológico tem a particularidade de apreender sobre os fenômenos naturais como manifestação divina, o estado metafisico a marca principal é a abstração como instrumento para o estudo da natureza.

O estado positivo é a etapa mais evoluída da humanidade, manifesta-se a conduta cientifica, com estudo dos fenômenos atrás da observação, comprovação empírica e da formulação das leis da natureza, positivo significa aquilo ou vigora de fato, ou ainda, tem uma realidade efetiva.

.

  1. Karl Marx

Karl Marx possui uma obra muito diversificada, que abrange tanto a filosofia quanto a economia, bem como a política e, por que não dizer, a Sociologia.

A base de sua teoria é a organização social como consequência e resultado direto das relações de produção. No sistema capitalista, essas relações sociais são estabelecidas a partir das classes sociais; aqueles que detém os meios de produção (capitalistas) e aqueles que não possuem outra propriedade a não ser a sua força de trabalho (operário).

Desse modo, a força de trabalho apresenta-se também como mercadoria ou seja, tem valor de uso no momento em que o trabalhador exerce sua atividade e, tem, ainda seu valor de troca, que é um valor determinado pelo tempo socialmente necessário para sua reprodução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com