TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Extra Curriculares

Por:   •  10/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.885 Palavras (12 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 12

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CURSOS EXTRACURRICULARES – 20 HORAS

  1. Curso: Educação de Jovens e Adultos

RELATÓRIO

Este curso refere-se à EJA, Educação de Jovens e Adultos, abordando temas como: Estrutura Organizacional Pedagógica; Suporte Legal da Educação de Jovens e Adultos; Funções da Educação de Jovens e Adultos; A Filosofia da Didática na EJA; e o Currículo das Disciplinas.

Foi enfatizado o ensino da matemática, que será o tópico abordado nessa resenha.

A Matemática faz parte da grade curricular da EJA, sendo de grande importância na formação do caráter socioeducacional do educando, ou seja, interagir socialmente e educacionalmente. Ao inserir na modalidade de ensino EJA, o professor deve mostrar o ensino da matemática como uma ferramenta que constrói conhecimento e competência e não uma disciplina cheia de regras e teorias que precisam ser decoradas e há muita reprova. Deve-se aproveitar ao máximo a experiência de vida do aluno, estimular ideias novas, deixar que eles busquem na sua vivência soluções para situações problemas correlacionadas ao seu meio social.

Este curso proporcionou o conhecimento sobre ensino mais lúdico; ou seja, a forma de desenvolver a criatividade dos alunos e proporcionar novos conhecimentos através de jogos, brincadeiras, músicas e danças; transmitir o conhecimento de forma a captar os exemplos do dia-a-dia; e preparar o aluno para o mercado de trabalho.

Dessa forma, conclui-se que o Ensino da Matemática na Educação de Jovens e adultos é de extrema importância.

  1. Curso: Introdução à Neuropsicopedagogia

RELATÓRIO

Este curso refere-se à Neuropsicopedagogia, abordando os seguintes temas: Definição de Neuropsicopedagogia; Especialista em Neuropsicopedagogia; o Campo de Atuação; Estágio Clínico; Papel dos Tipos de Funções de Aprendizagem; Aprendizagem Humana.

O curso enfatizou a relação entre a Neuropsicopedagogia e o Ensino da Matemática.

Neste curso de Neuropsicopedagogia compreendi que se trata de uma ciência que estuda a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana. Ela se ocupa em tratar e solucionar dificuldades cognitivas, facilitando e melhorando o processo de aprendizagem e comunicação.

Com a Matemática, é possível multiplicar, subtrair, somar, dividir, ter raciocínio lógico e muito mais. Com isso, é de extrema importância entender como funciona a mente das crianças em relação à matemática através da neuropsicopedagogia. Afinal, infelizmente, nem todas conseguem fazer cálculos e ter raciocínio lógico.

Segundo Galego (2007), os conhecimentos em matemática oferecidos pela maioria das escolas são meramente conteudistas e partem de metodologias obsoletas. Partindo desta realidade, o neuropsicopedagogo, ao receber estes educandos precisa dispor de ferramentas que viabilizem com sucesso a sua intervenção junto a eles.

De acordo com Barbosa (2010, p. 195), o jogo (matemático ou não) é um instrumento que pode ser utilizado para cumprir diversos propósitos como: Desenvolvimento e instrumentação; alívio das tensões provocadas pelo não saber; aquecimento para um novo projeto; construção e jogos e modificação de jogos já conhecidos.

Desse modo, conclui-se que a Neuropsicopedagogia e a Matemática sempre devem ser um complemento do outro, para que assim, haja um melhor compreendimento e aprendizado pelos alunos.

  1. Curso: Atendimento Educacional Especializado – AEE

RELATÓRIO

Esse curso refere-se à Atendimento Educacional Especializado (AEE), abordando os seguintes tópicos: Inclusão Educacional; Ensino-Aprendizagem na Deficiência Intelectual; Tipos de Deficiência Intelectual; Características da Deficiência Intelectual;  Doença Mental; Diagnósticos; Orientação para os Professores; Deficiência Visual; Deficiência Auditiva; Oralismo; Comunicação Total; Surdocegueira.

Foi enfatizado a relação entre o Atendimento Educacional especializado e o Ensino da Matemática.

Durante o estudo compreendi que AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos.  Esse atendimento complementa a formação dos alunos visando a independência dentro e fora do âmbito escolar.

Bem como se destina a alunos com os seguintes aspectos: Deficiência física; Deficiência visual; Deficiência auditiva; Deficiência intelectual; Deficiências múltiplas; Transtorno do Espectro Autista (TDA); Superdotação.

Primeiramente, o Atendimento Educacional Especializado possui linhas de eixos norteadores. São eles: Identificar a necessidade dos estudantes; Criar um planejamento amparado para eles; Produção de materiais com acessibilidade e adaptação; Orientação e Qualificação dos profissionais; Formação continuada para os profissionais da educação.

O Ensino da disciplina de Matemática para alunos do AEE deve consistir na utilização de materiais ditos como concretos, identificando os benefícios que tal material trará e isso permitirá que o aluno faça alusão com seu cotidiano, facilitando a conexão entre o conteúdo referente e sua vida fora do âmbito escolar.

Devem ser realizadas avaliações para identificar as dificuldades mais acentuadas dos alunos, assim, sendo possível elaborar maneiras alternativas para o melhor desempenho do mesmo.

Concluindo, esse curso extracurricular permite uma nova elaboração da maneira de agir e pensar a respeito do AEE, propondo um ensino com elo para interligar os conteúdos a serem ministrados pelo professor em sala de aula com a utilização dos materiais concretos da sala de AEE.

  1. Curso: Oratória e Apresentação em Público

RELATÓRIO

Este curso refere-se à parte de Oratória e Apresentação em Público, enfatizando os seguintes tópicos: Potencial Comunicativo; Arte de Falar em Público; Voz; Segurança e Expressividade e Gestos Corporais.

O relatório em questão abordou a relação entre a Oratória e o falar em público com a rotina docente de um professor.

A oratória é uma habilidade de comunicação, que envolve a realização de discursos e apresentações que geram impacto. Falar bem em público requer capacidade persuasiva e argumentativa por meio da retórica, a fim de informar ou convencer a plateia sobre uma determinada ideia sendo proposta.

Consiste em: Autoconhecimento, Respiração, Postura, Voz e Conteúdo.

A oralidade é o recurso de comunicação mais acessível e importante, que pode ser utilizada em matemática ou em qualquer outra área do conhecimento. É um recurso simples, ágil e direto, que permite revisões quase que instantaneamente. Ela pode ser truncada e reiniciada, assim que é percebida uma falha ou inadequação, independentemente da idade ou série que o aluno esteja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (222.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com