TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Por:   •  10/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.613 Palavras (7 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO DE ECONOMIA

ECONOMIA – PREOCUPA-SE EM ESTUDAR COMO AS SOCIEDADES ADMINISTRAM SEUS RECURSOS “ESCASSOS” – NECESSIDADES HUMANAS. NÃO É UMA CIÊNCIA EXATA PASSIVEL DE VERIFICAÇÃO OU EXPERIMENTAÇÃO, POR ISSO, SE DIZ QUE É UMA CIÊNCIA SOCIAL QUE ESTUDA AS FORMAS DE COMPORTAMENTO HUMANO RESULTANTES DA RELAÇÃO ENTRE AS NECESSIDADES HUMANAS ILIMITADAS E OS RECURSOS ESCASSOS.

ECONOMIA TRADICIONAL: LÓGICA – SER APENAS FORNECEDOR DE RECURSOS

OBJETIVO - ANALISAR OS PROBLEMAS ECONÕMICOS E FORMULAR SOLUÇÕES PARA     RESOLVÊ-LOS, A FIM DE MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DOS INDIVÍDUOS NA SOCIEDADE.

CONCEITO – PALAVRA QUE DERIVA DO GREGO OIKONOMIA (DE OIKOS, CASA: NOMOS LEI) QUE SE REFERE À ADMINISTRAÇÃO OU GERENCIAMENTO DE UMA CASA OU ESTADO.

ECONOMIA POSITIVA – TRATA A REALIDADE COMO ELA É. EXEMPLO: A AFIRMAÇÃO DE QUE A CISÃO DO ATOMO É IMPOSSÍVEL. TAL AFIRMAÇÃO PODE SER CONFIRMADA OU REFUTADA, COMO DE FATO FOI PELA CIÊNCIA.

ECONOMIA NORMATIVA  CONSIDERA MUDANÇAS NESSA MESMA REALIDADE, PROPONDO COMO ELA DEVE SER. IMPLICA JUÍZOS ÉTICOS DEPENDENTES DA POSIÇÃO FILOSÓFICA OU POLÍTICA DE QUEM A FORMULOU E, QUE POR ISSO, NÃO PODE SER DEFINITIVAMENTE REFUTADA OU CONFIRMADA. EXEMPLO: OS CIENTISTAS NÃO DEVEM PROCEDER À CISÃO DO ÁTOMO.

É POSSÍVEL VERIFICAR QUE A POLÍTICA ECONÔMICA, APESAR DE FORMULADA A PARTIR DE ESCOLHAS QUE ENVOLVEM JÍZOS DE VALOR, TEM RESPALDO DA MODELAÇÃO TEÓRICA DESENVOLVIDA PELOS DIFERENTES TRONCOS DA ECONOMIA POSITIVA. A POLÍTICA ECONÔMICA BUSCA SUSTENTAÇÃO NA TEORIA ECONÔMICA. E É ESTA SUSTENTAÇÃO QUE LHE CONFERE MAIOR GRAU DE CONFIABILIDADE.

[pic 1]

OS DIFERENTES COMPARTIMENTOS EM QUE USULAMENTE SE SUBDIVIDE A ECONOMIA POSITIVA ALIMENTA O PROCESSO POLÍTICO DE ESCOLHA DA ECONOMIA NORMATIVA, CONFORME PODE SER EVIDENCIADO COM MAIS DETALHES AS CONEXÕES EXISTENTE ENTRE OS DOIS CAMPOS.

PROBLEMS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS: POR MAIS RICA QUE A SOCIEDADE SEJA (POR MAIS RECURSOS PRODUTIVOS DE QUE DISPONHA), OS FATORES DE PRODUÇÃO SERÃO SEMPRE ESCASSOS PARA EFETIVAR A FABRICAÇÃO DE TODOS OS BENS E SERVIÇOS QUE ESSA MESMA SOCIEDADE DESEJA.  DESSAS FORMA, ORIGINAM-SE OS PROBLEMAS:

O QUE PRODUZIR: A SOCIEDADE TERÁ QUE ESCOLHER QUAIS OS PRODUTOS E RESPECTIVAS QUANTIDDADES QUE SERÃO FABRICADAS;

COMO PRODUZIR: TERÁ QUE ESCOLHER QUAIS RECURSOS DE PRODUÇÃO SERÃO UTILIZADOS PARA A PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS;

PARA QUEM PRODUZIR: TERÁ QUE DECIDIR COMO SEUS MMEMBROS PARTICIPAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DOS RESULTADOS DE SUA PRODUÇÃO.

SISTEMAS ECONÔMICOS – DEFINIDO COMO A FORMA POLÍTICA, SOCIAL E ECONÔMICA PELA QUAL ESTÁ ORGANIZADA UAM SOCIEDADE. É UM PARTICULAR SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E CONSUMO DE TODOS OS BENS E SERVIÇOS QUE OS INDIVÍDUOS UTILIZAM BUSCANDO MELHORIAS NO PADRÃO DE VIDA E BEM-ESTAR.

ELEMENTOS DO SISTEMA ECONÔMICO:

  • ESTOQUE DE RECURSOS PRODUTIVOS OU FATORES DE PRODUÇÃO: TERRA OU RECURSOS NATURAIS, TRABALHO OU MÃO-DE-OBRA E CAPITAL
  • COMPLEXO DE UNIDADES DE PRODUÇÃO: CONSTITUÍDO PELAS EMPRESAS
  • CONJUNTO DE INSTITUIÇÕES POLÍTICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS: CORRESPONDEM À BASE DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE.

CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS:

CAPITALISTA – É REGIDO PELAS FORÇAS DE MERCADO, EM QUE PREDOMINA A LIVRE INICIATIVA E A PROPRIEDADE PRIVADA DOS FATORES DE PRODUÇÃO

SOCIALISTA OU ECONOMIA CENTRALIZADA OU AINDA ECONOMIA PLANIFICADA – AS QUESTÕES ECONÔMICAS FUNDAMENTAIS SÃO RESOLVIDAS POR UM ÓRGÃO CENTRAL DE PLANEJAMENTO, PREDOMINANDO A PROPRIEDADE PÚBLICA DOS FATORES DE PRODUÇÃO, CONHECIDOS NESSAS ECONOMIS COMO MEIOS DE PRODUÇÃO, OS QUAIS REÚNEM OS BENS DE CAPITAL, TERRA, PRÉDIOS, BANCS, MATÉRIAS-PRIMAS, ETC.

OBS: ATÉ O INICIO DO SÉCULO XX, PREVALECIA NAS ECONOMIAS OCIDENTAIS A FILOFOSIA DO LIBERALISMO ECONÔMICO. A PARTIR DE 1930, PASSAM A PREDOMINAR OS SISTEMAS DE ECONOMIAS MISTAS, EM QUE AINDA PREVALECEM AS FORÇAS DO MERCADO, MAS COM A ATUAÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA.

NAS ECONOMIAS DE MERCADO, A MAIORIA DOS PREÇOS DOS BENS, SERVIÇOS E SALÁRIO É DETERMINADA PREDOMINATEMENTE PELOS MECANISCMOS DE PREÇOS, QUE ATUA POR MEIO DE OFERTA E DA DEMANDA DOS FATORES DE PRODUÇÃO. PARA O FUNCIONAMENTO DE UMA ECONOMIA DE MERCADO HÁ 2 AGENTES ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS:

UNIDADES PRODUTIVAS – INDICAM AS UNIDADES PRODUTORAS DE BENS E SERVIÇOS. É EFETUADA POR PESSOAS JURÍDICAS, EMPRESAS, UTILIZANDO FATORES DE PRODUÇÃO (TERRA, TRABALHO, CAPITAL) QUE SÃO CEDIDOS A ELAS PELOS PROPRIETÁRIOS DOS MESMOS EM TROCA DE REMUNERAÇÃO, RENDA.

PROPRIETÁRIOS DOS MEIOS DE PRODUÇÃO -  UTILIZAM A RENDA ORIGINÁRIA DA CESSÃO DE SEU USO PARA AS EMPRESAS, PARA COMPRAR OS BENS E SERVIÇOS QUE ESTAS PRODUZEM E QUE SATISFAÇAM ÀS SUAS NECESSIDADES.

DEMANDA E OFERTA – SÃO FORÇAS DE MERCADO QUE MOVEM AS ECONOMIAS DO MERCADO. DETERMINAM A QUANTIDADE DEMANDADA E PRODUZIDA DE CADA BEM E O PREÇO PELO QUAL SERÁ VENDIDO. REFEREM-SE AO COMPORTAMENTO DAS PESSOAS QUANDO INTERAGEM NOS MERCADOS.

DEMANDA OU PROCURA – DEFINIDA COMO A RELAÇÃO QUE DEMONSTRA AS QUANTIDADES DE UM BEM OU SERVIÇO QUE OS COMPRADORES ESTARIAM DISPOSTOS E SERIAM CAPAZES DE ADQUIRIR A DIFERENTES PREÇOS DO MERCADO EM UM DETERMINADO PERÍODO DE TEMPO.

Dx = f (Pᵪ, Y, Pz, H, etc)

FATORES:

Px =PREÇO DO BEM

Y= RENDA DO CONSUMIDOR

Pz = PREÇO DE OUTROS BENS

H = HÁBITOS E GOSTOS DOS CONSUMIDORES.

A DEMANDA É RESULTANTE DA AÇÃO CONJUNTA OU COMBINADA DE TODAS ESSAS VARIÁVEIS.

CURVA DE DEMANDA

[pic 2]

OFERTA -  CONCEITUADA COMO AS VÁRIAS QUANTIDADES QUE OS PRODUTORES DESEJAM OFERECER AO MERCADO EM DETERMINADO PERÍODO DE TEMPO.

Oᵪ = f (Pᵪ, P, T, Pz, etc)

FATORES:

Px = O PREÇO DE DETERMINADO BEM – NÍVEL DE PREÇO

P = PREÇO DOS INSUMOS UTILIZADOS NA PRODUÇÃO – INFLUENCIA NO PREÇO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (203.8 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com