TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Por:   •  12/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

PUC Minas

 Disciplina: Economia/2015

Professor Jorge Enrique Mendoza Posada

O Produto Interno Bruto-PIB/ Notas Complementares

O PIB pode ser medido ou analisado de diferentes maneiras:

-Pela ótica da PRODUÇÃO, é possível distinguir os setores agrícolas, industrial e de serviços. O setor de serviços inclui o comércio, transporte e serviços, como os dos médicos e das empregadas domésticas.

-Pela ótica da RENDA, o PIB pode ser dividido em lucros, salários, juros e aluguéis.

- Pela ótica do DISPÊNDIO, o PIB pode ser dividido em consumo, investimento, exportações menos importações.

   A soma dos dispêndios em consumo, investimentos, exportações, também se chama DEMANDA AGREGADA.

   Pode-se concluir que a DEMANDA AGREGADA É IGUAL AO PIB, QUE É IGUAL À RENDA INTERNA.

Lembrete:

 O PIB é um indicativo de que aumentou o volume de bens e serviços à disposição da população.  Ou seja, que houve crescimento econômico, ou como dizem alguns economistas, mais necessidades atendidas, maior utilidade obtida e elevação média da renda nacional por habitante e conseqüentemente maior geração de oportunidades de postos de trabalho.

  Isto não significa melhoria no bem-estar geral da população, já que devido a uma excessiva concentração de renda social e espacialmente, grandes maiorias podem estar excluídas dos benefícios deste crescimento. Crescimento não significa desenvolvimento econômico.

  Desenvolvimento implica numa serie de variáveis que indicam melhoria na qualidade de vida, distribuição de renda mais justa, acesso universal à educação e à saúde, promoção e incentivo à pesquisa cientifica e tecnológica, melhores condições habitacionais e de saneamento básico, oportunidades de qualificação e de emprego, assim como direito à alimentação e moradia, etc.

   As Nações Unidas (ONU), construíram um índice de desenvolvimento econômico denominado IDH ( Índice de Desenvolvimento Humano). O qual é formado por três indicadores: um econômico (renda per capita) e dois sociais, referentes à educação e saúde. No que se refere a educação, mede-se a taxa de analfabetismo de maiores de 15 anos e a proporção de matriculas em todos os níveis de ensino. No que se refere a saúde, mede-se a longevidade, através da expectativa de vida ao nascer.

   O IDH prioriza a vida das pessoas, o desenvolvimento humano está em primeiro lugar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com