TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Por:   •  26/9/2015  •  Artigo  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

 UNIVERSIDADE BANDEIRANTE ANHANGUERA

CURSO DE DIREITO

ATPS – 1ª, 2ª, 3ª. ETAPAS

TRABALHO DA DISCIPLINA DE

ECONOMIA

                

Professor: José Francisco Pais

Osasco/SP – 10.10.2013

[pic 2]

 UNIVERSIDADE BANDEIRANTE ANHANGUERA

CURSO DE DIREITO

ATPS – 1ª, 2ª, 3ª. ETAPAS

1ª. Etapa: Ciência Econômica: conceitos e correntes do pensamento econômico.

2ª. Etapa: Microeconomia: Demanda, oferta e equilíbrio de mercado & Microeconomia: Teoria da Firma.

3ª. Etapa: Introdução à Macroeconomia; Macroeconomia: o lado real da economia;

Macroeconomia: o lado monetário da economia.

Trabalho apresentado a UNIBAN – Universidade

 Bandeirante Anhanguera, como requisito de avaliação

da disciplina de ECONOMIA, do curso de DIREITO,

relativo à Atividade Prática Supervisionada (ATPS).

Osasco/SP – 10.10.2013

[pic 3]

 UNIVERSIDADE BANDEIRANTE ANHANGUERA

CURSO DE DIREITO

EQUIPE RESPONSÁVEL PELO TRABALHO

Nome do Aluno

RA:

Adalgisa Maria Viera

6451331162

Antônio Viera Menezes

6447288501

Antônia de Maria Martins

6806403227

Mara Rachel S. Rodrigues

6618344712

Maria Salete R. da Silva

6447287742

Roberta Rodrigues Caetano

6474324238

Osasco/SP – 10.10.2013

Sumário

1. Introdução

2. Conceito de economia

3. O que é economia

4. A importância do advogado nas relações econômicas de um país

5. Economia política

6. Teoria Macroeconômica

7. Bibliografia

8. Conclusão


Introdução

O presente estudo tem por objetivo esclarecer a Economia como ciência, seus fundamentos e sua importância para a sociedade contemporânea.

Tendo em vista a expansão cultural, política, financeira e comercial entre as nações necessitam de novas competências profissionais e intelectuais para essa área, entre elas, o advogado, haja vista que há a necessidade de uma ação mais ampla e capaz de mapear a realidade internacional como um todo criando a demanda por um novo profissional: o analista de relações internacionais.

Abordaremos a questão das medidas governamentais e sua influência na economia do país onde o governo brasileiro vem adotando várias medidas de incentivo à economia, em meio à tantas dificuldades dos mercados internacionais. Além da teoria Macroeconômica que estuda os grandes processos da Economia nacional na íntegra observando as variáveis econômicas.


A Economia é uma ciência social que estuda os processos de produção, distribuição (troca), e consumo de bens e serviços. No sentido figurado, economia significa regra e moderação nos gastos, poupança.

A palavra “economia” deriva da junção dos termos gregos “oikos” (casa) e “nomos” (costume, lei) resultando em “regras ou administração da casa, do lar”. O conceito de economia engloba a noção de como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir bens com valor e de como é feita a distribuição desses bens entre os indivíduos.

Trata-se de uma ferramenta muito importante para a vida social e sustentável de cada país. Esta ciência ajuda a manter o equilíbrio entres os países, os e a população. Se um país necessita de um determinado país, ai entra a economia para tentar amenizar a falta de produtos escassos. É claro que o país passará por aumento nas taxas de produtos escassos, no entanto, temos como um socorro econômico os nossos governantes que fazem esta intervenção para suprir a necessidade de seu povo, usando os seus títulos e tesouros nacionais.

Do ponto de vista da sociedade os nossos governantes fazem esta ponte para equilibrar seu país.

Vimos como prática do advogado que trabalha na área de relações internacionais, o seguinte entendimento: A advocacia é considerada como uma das atividades essenciais para a Administração da justiça. Daí a importância do advogado na sociedade, uma vez que ele detém a capacidade de postular os interesses das pessoas em juízo ou fora dele e também de prestar assessoria e consultoria. Surge nesse meio o papel do advogado como negociador, aquele que é capaz de solucionar conflitos de uma forma mais célere, antes mesmo de se formar um litígio.

Contudo nas relações internacionais temos a pessoa que irá analisar se aquela decisão foi realmente legal, se o acordo fechado com os países foi licito e se está dentro dos parâmetros legais. Então o contrato será firmado com validade nos termos de cada país, por isso sua função é importante nas relações internacionais. É onde entra a questão de reavaliar as leis econômicas do outro país, para certificar as partes que desejam firmar acordos sobre determinados temas.

Portanto, um profissional de Relações Internacionais não é importante apenas para resolver problemas comerciais, jurídicos ou políticos. Ele está a serviço do governo, ao mesmo tempo em que planeja e desenvolvem ações de caráter humanitário, programas sociais de ajuda externa. Uma de suas principais ferramentas de trabalho é a informação. O profissional necessita ter conhecimento da conjuntura nacional e internacional para um bom desempenho da sua atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (200 Kb)   docx (436.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com