TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil Individualidade Deficiência

Por:   •  22/11/2017  •  Monografia  •  8.596 Palavras (35 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 35

RESUMO

O presente trabalho de conclusão de graduação tem como objetivo primordial destacar a importância da implementação de uma educação Infantil inclusiva, desse modo a temática abordada será: a inclusão dos portadores de necessidades educacionais especiais na Educação Infantil e de que maneira a escola regular de ensino infantil do município de Senador Guiomard está recebendo estes alunos. Utilizando-se como embasamento a pesquisa bibliográfica, o estudo foi organizado de modo a disponibilizar contribuições para que os profissionais da educação deste município possam compreender quanto é importante considerar a individualidade de cada criança, atendendo às suas necessidades de modo a concretizar o processo educativo, cujo objetivo final será proporcionar a esses alunos uma maior independência para as mesmas em suas atividades rotineiras. A própria legislação brasileira define o processo educativo como um direito de todos, mas é notável que ainda são muitas as crianças que não têm acesso à escola por apresentar alguma deficiência.

Palavras-chave: Inclusão. Educação Infantil. Individualidade. Deficiência.  

 

 

ABSTRACT

The main objective of this study is to highlight the importance of the implementation of an inclusive child education, so that the theme addressed will be: the inclusion of those with special educational needs in Child Education and how the regular school of children's education Of the municipality of Senador Guiomard is receiving these students. Based on bibliographic research, the study was organized in such a way as to make contributions available so that education professionals in this municipality can understand how important it is to consider the individuality of each child, attending to their needs in order to concretize the educational process, Whose ultimate goal will be to provide these students with greater independence for them in their routine activities. The Brazilian legislation itself defines the educational process as a right for all, but it is remarkable that there are still many children who do not have access to school because of their deficiencies.

Keywords: Inclusion. Child education. Individuality. Deficiency.

INTRODUÇÃO

        Ao se abordar a temática da inclusão o ideal é que se considere que todas as políticas públicas a serem implementadas tenho como objetivo primordial tornar a vida das pessoas cada vez mais independente.

        O presente estudo tem como temática o processo de inclusão de crianças Portadoras de Necessidades Especiais e sua inclusão no ensino regular em especial na Educação Infantil, para tanto, buscará trazer subsídios que auxiliem os educadores no atendimento a esta clientela.

        A importância de estudos como este consiste no fato de que, a partir da estruturação de paradigmas sobre o assunto nascem os questionamentos, acerca do que é o processo de inclusão e de que maneira se deve incluir essas crianças para que o portador de necessidades educativas especiais tenha uma vida com qualidade.

        Certamente que crianças que nascem com alguma deficiência ou que a adquire no decorrer da sua vida possuem em seu cotidiano uma série de dificuldades para realizar atividades rotineiras, isto é, não é apenas a deficiência apresentada que torna o aprendizado, às vezes, difícil, mas também e, principalmente, a atitude da sociedade em relação a estas dificuldades.

        O presente estudo buscará responder aos seguintes questionamentos: qual deverá ser a melhor forma de incluir um aluno portador de necessidades educativas especiais no ensino infantil da escola regular. Qual deverá ser a estrutura física para atender estas crianças e principalmente de que maneira a inclusão os alunos portadores de necessidades educativas especiais poderiam desenvolver as atividades rotineiras.

        O interesse pelo tema é proveniente do fato de que a escola é democrática e por este motivo deve ser caracterizada como uma instituição aberta a todos, sendo assim o ambiente escolar, em especial na educação infantil, deverá estar preparada para atender a todos os alunos, independente das suas dificuldades.

        Quanto a metodologia utilizada, o estudo foi realizado por meio da pesquisa bibliográfica, foram pesquisados sites, revistas, livros e periódicos que tratam sobre a inclusão e sobre o atendimento dentro das escolas aos portadores de necessidades educativas especiais.

        Para melhor entendimento o estudo foi dividido em três capítulos: O primeiro capítulo irá abordar um histórico da educação Infantil na Educação Brasileira, a abordagem irá retratar o cenário atual do ensino infantil.  

O segunda capítulo irá ressaltar de que maneira se dará a formação dos professores para a efetivação de uma Educação realmente inclusiva. Já o terceiro capítulo irá estabelecer diretrizes para a concretização da inclusão do Aluno Portador de Necessidades Especiais na Educação infantil.  

 

CAPITULO 1 – HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL

        De acordo com a LDB (Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a educação infantil compreende a fase que envolve crianças de 0 a 6 anos de idade, considerada a primeira etapa da Educação Básica. No entender de (Kramer, 2006), discutir sobre a Educação Infantil é também discutir a respeito do atendimento das crianças de 0 a 6 anos e a respeito dos conceitos de infância.

        Levando-se em consideração que a proteção à infância evoluiu com a sociedade e a ideia de que proteger a infância é garantir a evolução de uma sociedade salutar, dessa forma, na Idade Média, a criança era considerada um “adulto em miniatura”, atualmente as concepções de criança, infância e Educação Infantil representa um dever tanto para a família, quanto paraa sociedade como um todo.

        Em concordância com Bujes (2001), o surgimento das Instituições de Educação Infantil estevam relacionadas de certa forma, com uma nova forma de perceber a infância e a criança, ou seja, foi porque houve uma modificação na sociedade, nas maneiras de se pensar o que é ser criança e principalmente a “importância que foi dada ao momento específico da infância”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.6 Kb)   pdf (225.4 Kb)   docx (360.4 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com