TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeitos Jurídicos do Casamento

Por:   •  17/4/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

Acadêmico: Rodrigo Mehret

Efeitos Jurídicos do Casamento

O casamento marca o início de uma nova fase na vida dos cônjuges, por meio de direitos e deveres que vão nortear a relação para toda a vida. Tais efeitos dividem-se em três classes: os efeitos pessoais; os efeitos sociais e os efeitos patrimoniais.

Os efeitos pessoais se concretizam com a mudança de denominação, de nubentes para cônjuges, onde estes passarão a ser vistos pela sociedade como um casal, obtendo um papel de grande relevância dentro desta. A nova família deverá inserir-se na sociedade como uma estrutura familiar, para que dela possam surgir novas famílias. Além disso, à esta família recém criada há um rol de direitos e deveres que terão de seguir tanto em relação de um para com o outro, como para os futuros filhos que hão de surgir, além dos parentes que ambos possuem e que agora comporão uma nova família, através do laço da afinidade.

Já os efeitos sociais dizem respeito à constituição de uma família legítima, tendo como base o art. 226, § 1º e §2º da CF/88. Uma das principais mudanças é a do estado civil, que passa a ser casado perante a sociedade. Quando no momento do casamento o cônjuge era menor, ocorre à emancipação deste e com o a celebração desta passa a ter capacidade para todos os atos da vida civil, de acordo com o art. 5º, parágrafo único, II do Código Civil.

Além dos efeitos supracitados, há os direitos e deveres dos cônjuges na ordem patrimonial, que são os relacionados economicamente ao regime matrimonial de bens. O direito brasileiro contempla 4 regimes: O regime da comunhão parcial (art.1.659 a 1.665 do CC), o regime da comunhão universal (art. 1.668 e 1.669 do CC),o regime de participação final dos aquestos (art.1.672 a 1.685 do CC) e regime de separação de bens (art.1.641, 1.687, 1.688 do CC).

Segundo Silvio Rodrigues (pg. 195) o regime da comunhão parcial de bens é aquele que exclui da comunhão os bens que os consortes possuem ao casar ou que venham a adquirir por causa anterior e alheia ao casamento, e que incluem na comunhão os bens adquiridos posteriormente da união. Assim, esse regime caracteriza-se pela coexistência de três patrimônios: o comum, o pessoal do marido e o pessoal da mulher. É o regime legal, quando os cônjuges não declaram qual regime de bens escolhem, este será o que prevalecerá.

No tocante ao regime da comunhão universal, os bens presentes ou futuros, adquiridos antes ou depois do matrimônio e também as dívidas passivas tornam-se comuns, constituindo uma só massa, instaurando assim o estado de indivisão, cada cônjuge tem o direito à metade ideal do patrimônio comum.

Quanto ao regime de participação final nos aquestos, elencado, nos arts. 1.672 a 1.686, do Código Civil, há formação de massas de bens particulares incomunicáveis durante o casamento, mas que se tornarão comuns no momento da dissolução do matrimônio. Portanto, há dois patrimônios, o inicial, que é o conjunto dos bens que possuía cada cônjuge à data do casamento e os que foram por eles adquiridos, a qualquer título, durante a vigência matrimonial, e o final, verificável no momento da dissolução do casamento.

Por fim, o regime de separação de bens é aquele que cada consorte conserva, com exclusividade, o domínio, posse e administração de seus bens presentes e futuros e a responsabilidade pelos débitos anteriores e posteriores ao matrimônio. Assim existindo dois patrimônios distintos: o do marido e o da mulher. Há incomunicabilidade não só dos bens que cada qual possuía ao se casar, mas também dos que veio a adquirir na constância da sociedade conjugal.

Para ocorrer a dissolução de qualquer dos regimes mencionados, somente com a morte de um dos cônjuges, pela separação judicial, divórcio, e nulidade ou anulação do casamento. Os cônjuges disfrutam da liberdade de escolher um dos regimes que terá vigência imediatamente após a celebração e pode ser modificado, quando for necessário, desde que seja justificado pelo casal (art.1.639, §2º do CC).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com