TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eleitoral

Por:   •  28/8/2015  •  Dissertação  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

ÉTICA PARA PRINCIPIANTES

COMENTÁRIOS

  A Ética é uma espécie da filosofia reservado aos assuntos morais. A palavra ética tem origem no termo grego Éthos, que significava “bom costume”, “costume superior”, ou “portador de caráter”. Tendo Em vista os significados desta palavra, podemos dizer que a Ética é o exame de forma geral ao que se considera que é bom.

 A Ética compreende uma grande e relevante parte da vida em sociedade. Podendo ser aplicada também na aérea profissional, nos existentes Códigos de ética profissional, que possuem regras de como o cidadão deve ser portar diante o âmbito profissional. A Ética e a cidadania são preceitos básicos para uma vida saudável em sociedade.

O relevante aspecto político citado no texto, refere-se de forma indireta a Ética Moral, que se atenta a obediência as diretrizes culturais, hierarquias e religiosa para que a partir desses preceitos seja caracterizado a conduta humana perfeita em sociedade. Na filosofia, a Ética não se define em moral, que normalmente é entendida como hábito ou comportamento em busca da melhor maneira de se viver. Sendo assim, a Ética tem como finalidade auxiliar o relacionamento pessoal e interpessoal do ser humano.

A Ética encontra-se devidamente em toda a sociedade, presente em princípios ou até mesmo no modo que expressamos nossos pensamentos particulares diretamente ligados a moralidade. Ou seja, atuar de forma “correta” conceitua-se ser ético, referindo-se de modo direto ser bom, o que se relaciona com a perfeição do agir humano.

De acordo com o texto “Ética para Principiantes”, em relevância a conduta do ser humano, todos de uma forma ampla, devem ter Ética ao praticar os atos do cotidiano. Todo e qualquer profissional que desempenha uma função pública ou não, possuem faculdade em executar suas funções com excelência, e quando necessário apresentarem soluções para resolução eventuais problemas.

Constantemente procedemos de forma coerciva, contradizendo a este tipo de ação prejudicial voluntária, não sendo permitido cautela nas conseqüências dos atos praticados. As ações automáticas partem geralmente de uma opinião, crença de um pensamento formado.

Nos últimos anos, os brasileiros têm ficado estarrecidos com uma sucessão interminável de casos de corrupção envolvendo diferentes setores dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, tais como o episódio do mensalão, a indústria de liminares e os recentes escândalos envolvendo uma empreiteira. Parlamentares eleitos com voto popular legislarem em causa própria, para aumentarem os próprios salários, enquanto estes mesmos parlamentares discutem dias e meses para aumentarem o salário mínimo.

Lamentavelmente, o cidadão brasileiro enxerga essa prática cometida pelos nossos parlamentares como um ato comum, digo no sentindo costumeiro, uma vez que as notícias sobre corrupção se tornam cada dia mais rotineiras na mídia. O cidadão brasileiro pouco se comove, e continuam estáticos em relação a todos os impasses provocados pelas políticas elitistas dos governantes.

O que não devemos admitir, é que esse mesmo povo que vai às urnas, exercer o seu direito de cidadão, afirma sentir-se apavorado com tanta corrupção, se deixe levar pela onda de escândalos, encarando estes fatos com olhos de naturalidade, a ponto de corromper a si próprio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com