TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Erin Brockovich - Uma mulher de talento

Por:   •  1/3/2017  •  Resenha  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  772 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha por: César Calixto Couceiro – estudante do 8º semestre de Bacharelado em Direito pela UNIESP – Faculdade do Guarujá

Filme:

Erin Brockovich - Uma mulher de talento

Baseado em fatos reais passados na cidade de Hinckley, no sul da Califórnia, EUA. Erin Brockovich – vivida na trama pela atriz Julia Roberts – era uma mãe solteira de três filhos que acaba de perder uma ação judicial decorrente de um acidente automotivo e, inconformada, resolve imputar seu fracasso ao advogado que a representa na questão, Ed Masry, interpretado por Albert Finney.

Desesperada em razão do ocorrido e por ter a responsabilidade de criar três filhos, arcando com todas as despesas da casa como aluguel, etc, além das necessidades dos filhos, resolve recorrer ao seu advogado insistindo (e conseguindo) que este lhe contratasse como funcionária, mesmo que em uma função simples. E foi o que se sucedeu: Ed a contratou como arquivista por um período de experiência a fim de certificar-se se ela daria conta do recado. Na verdade ele não queria tê-la como funcionária porque já havia alguém que cumpria aquela tarefa e, principalmente, pelo fato da geração de novos encargos em seu pequeno escritório.

Insatisfeita com seu trabalho por entender que este estava aquém de suas capacidades e por não atenderem suas reais necessidades financeiras, Erin queria algo mais e resolveu, por sua conta e risco, vasculhar o acervo de processos arquivados em busca de algo em que pudesse explorar suas capacidades, até então escondidas.

Em sua busca, deparou-se com um processo no qual uma grande empresa distribuidora de gás – a Pacific Gas & Electric – pagava a conta médica de uma moradora daquela comunidade. Tal fato despertou sua curiosidade. Por quê razão aquela empresa estaria pagando as despesas médicas de uma moradora da região que recebia o gás por esta distribuído?

Com a curiosidade à flor da pele, Erin foi ao seu patrão pedir autorização para que ela buscasse informações que pudessem ao menos justificar o fato curioso e sanar sua curiosidade.

A principio, encontrou forte resistência por parte de Ed porque este sabia o tamanho do “vespeiro” no qual ela estaria colocando as mãos... Depois ele apoiou sua iniciativa, até porque estaria afastando sua presença do escritório.

No inicio de suas investigações, Erin encontra Donna Jensen – interpretada por Marg Helgenberg, que posteriormente vem a tornar-se sua amiga. Donna é portadora de câncer de mama e no ovário e o marido desenvolveu linfoma de Hodgkin, doenças pelas quais recebem assistência médica ofertada pela empresa Pacific Gas & Electric (PG&E), distribuidora de gás na região. É de causar estranheza o fato desta assistência médica estar sendo oferecida ao casal e isto começa a intrigar a “investigadora” Erin. Mais ainda, quando esta fica sabendo do interesse da empresa em comprar a casa de Donna.

Através de suas visitas Donna foi adquirindo confiança em Erin e declarou que a assistência prestada pela PG&E era em razão da contaminação com cromo que era usado para o tratamento da água fornecida aos moradores da localidade. Em suas investidas Erin descobriu tratar-se de uma espécie de cromo, o CROMO HEXAVALENTE, que é um produto altamente cancerígeno.

Através de Donna, Erin veio a conhecer os outros moradores do vilarejo e as estórias terríveis vividas por estes em razão dos mesmos fatos que tiveram inicio na década de 60 e ficaram encobertos até 1993, quando ela convenceu o seu patrão da gravidade dos fatos vivenciados por aquelas pessoas e a reabrir o caso na corte da Califórnia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com