TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Texto argumentativo

Por:   •  22/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  1.755 Visualizações

Página 1 de 3

Fontes: http://bv.alloprof.qc.ca/francais/les-textes-courants/le-texte-argumentatif/la-structure-du-texte-argumentatif.aspx 

https://www.youtube.com/watch?v=Wf0jFXfGL50 

Para escrever um texto argumentativo é necessário, em primeiro lugar, organizar seus argumentos para fortalecer a tese que você deseja defender.

É preciso garantir que o leitor perceba a coerência entre a tese e os argumentos usados ao longo do texto. Ao fim da leitura, o leitor deve saber claramente qual o ponto de vista defendido pelo autor sem hesitação.

Passo a passo da elaboração de um texto argumentativo:

  1. O autor deve compreender e delimitar bem o objeto do debate, antes de começar a elaboração do texto. Qual é a questão proposta? Em relação a qual controvérsia você deverá se posicionar claramente? Qual tese você irá defender?

 

  1. Em seguida, o autor deverá elaborar uma lista com todos os argumentos que estão em debate e são relacionados ao objeto de seu texto. Tanto argumentos contra como a favor da tese que irá defender são importantes, afinal uma boa estratégia de convencimento pode ser a refutação dos argumentos da parte contrária.  

  1. Identificar quais são os argumentos mais importantes para sustentar a sua tese, para defender seu ponto de vista. Também é importante identificar quais são os argumentos fortes da parte contrária, para estabelecer estratégias de neutralização ou contra-argumentação.

  1. Decidir uma estratégia de texto: você trará para sua argumentação também os argumentos contrários à sua tese? Se sim, em que ordem? Quais são os argumentos que merecem mais tempo e desenvolvimento (há subargumentos; fatos que corroboram o argumento) e para quais outros basta uma menção rápida?
  1. Após percorrer os quatro primeiros passos , elabore a estrutura de seu texto, ou seja um plano curto e preciso em que você deverá identificar a tese defendida (e em que momento do texto ela aparece com clareza – ela é o gran finale ou é enunciada desde o início?), quais os argumentos  serão usados no texto,  em que ordem  e qual será a ênfase da conclusão.
  1. Por fim, ao redigir o texto, fique atento para os elementos de coesão e coerência. Atenção para o uso correto das conjunções e organizadores textuais.
  1. O início do texto é muito importante. Ao invés de apresentar de cara sua tese, fazendo uma argumentação convencional (tese, antítese, síntese), você pode apresentar o objeto do debate de maneira original. O objetivo é cativar a atenção do leitor. (O início pode recorrer a uma citação interessante; a apresentação do contexto mais amplo em que o problema debatido se insere; uma notícia recente; o retrato de uma situação específica intrigante, que ilustra o problema etc.)
  1. O desenvolvimento do texto é a parte mais longa. Nela são trabalhados os argumentos que sustentam a sua tese. Uma possibilidade é desenvolver cada argumento em um parágrafo. Formulação do argumento (enunciá-lo); explicação do argumento, fundamentos que o sustentam (fatos, normas) e conclusão parcial podem compor o desenvolvimento argumentativo. Para que o discurso seja claro e coerente, cada parágrafo deve ser bem estruturado.
  1. Também a conclusão merece cuidado especial. Você pode retomar seu principal argumento e tese e reforçá-los. É uma forma de relembrar o leitor seu propósito original de seu texto. Ao final da conclusão, é interessante deixar ao leitor ou convidá-lo a uma reflexão, uma projeção para o futuro, uma informação nova, um novo aspecto, uma frase de impacto que reforce sua tese. Lembre-se: a conclusão não deve ser enfadonha e repetitiva. Ela deve deixar uma boa impressão, uma marca em seu leitor.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com