TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido ICD

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.524 Palavras (7 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 7

Estudo Dirigido ICD II

Grupo I

O que é o paradigma dominante e quais são suas características?

Trata-se de um modelo totalitário, no qual se acreditava que poderíamos abranger todos os conhecimentos a partir de um método rigorosamente científico. Esse modelo buscava o progresso na busca da verdade universal. Aos poucos, o estudo da natureza passa a ser voltada a sociedade, tendo assim uma afloração das ciências sociais no século XIX.

É possível aplicar as técnicas das ciências naturais às ciências humanas? Justifique.

Não. Acreditava-se que como foi possível descobrir as leis da natureza, seria igualmente possível descobrir as leis da sociedade. Porém, o que dificultava esse estudo é a subjetividade do comportamento humano, o qual, revestindo-se de complexa estrutura, não pode ser analisado e explicado da mesma maneira que é explicada a natureza. Contudo, a natureza é certa, definida, e pode ser desvendada. Já o ser humano, não.

Porque, segundo o autor, o paradigma dominante está em crise?

Segundo Boaventura, a crise do paradigma dominante foi gerada por condições sociais e por quatro principais condições teóricas: a relatividade da simultaneidade, a mecânica quântica, o questionamento do rigor matemático e a irreversibilidade dos sistemas abertos.  Estas quatro condições geraram uma grande discussão sobre a construção do conhecimento científico, dando ênfase ao questionamento de leis científicas e de causalidade. Tendo em vista que a industrialização da ciência determinou por um lado, as perspectivas de uma catástrofe ecológica ou nuclear, por outro lado, originou uma proletarização dos cientistas frente à impossibilidade dos mesmos em terem acesso aos trabalhosos instrumentos da ciência, desencadeando, mais uma vez, a substituição do paradigma científico  por um novo paradigma. Sendo assim, Boaventura vai desconstruindo o paradigma antigo para ir modelando um novo paradigma.

Grupo II


Quais as características do paradigma emergente? Quais as suas vantagens, segundo o autor?

O paradigma emergente surge após a crise do paradigma dominante, buscando associar o conhecimento cientifico ao senso comum com base na sociedade. Para ele, seria um paradigma prudente buscando associar uma vida decente. No paradigma emergente, o conhecimento tende a ser não dualista, e é fundado na superação das dicotomias tão presentes e fortes na ciência moderna. Essa relativa superação dicotômica poderá refletir-se também entre ciência natural e social. O paradigma emergente reconhece que através da sociedade, dos nossos conhecimentos populares, possamos enriquecer as nossas relações com o mundo. Por mais que o conhecimento seja vulgar, ele é libertador e através de um estudo ou um conhecimento mais restrito e rigoroso ele pode se ampliar mais e o tornar em conhecimento cientifico.


Relacione: conhecimento social/conhecimento científico; conhecimento total/conhecimento local; conhecimento/autoconhecimento.

1ª TODO CONHECIMENTO CIENTIFICO NATURAL É CIENTIFICO SOCIAL.

Essa tese defende que a distinção natural e social não tem o porque de existir. Porque através da ciência, podemos resolver os problemas da sociedade.

Ex: Biologia. Através dela resolvemos muitas doenças do nosso cotidiano.

2º TODO CONHECIMENTO É LOCAL E TOTAL.

A especialização é uma característica da ciência moderna. Quando mais você estuda um objeto, mais conhecimento você vai adquirindo do mesmo.

Ex: Medicina e educação.

3º TODO CONHECIMENTO É AUTO-CONHECIMENTO.

O objeto é a continuação do sujeito por outros meios, o autoconhecimento seria uma interpretação mais aprofundada do conhecimento. O conhecimento é tanto rigoroso quando restrito é mais o seu objeto. O seu rigor aumenta na proporção que o objeto é estudado e vai adquirindo mais o seu autoconhecimento.


Qual a proposta do autor para que seja encarada a relação entre as ciências?

Na ciência emergente o conhecimento científico precisará ser convertido em conhecimento do senso comum, traduzido em sabedoria de vida. Através disso, surgem duas ciências sociais baseadas em linhas macartistas distintas. A primeira defendia as ciências sociais com extensão das ciências naturais. Já a segunda defendia as especificidades do ser e sua distinção por frente à natureza. Apesar de serem aparentemente diversas, as duas correntes relacionadas á ciência acabam por dar maior relevância às ciências naturais do que as ciências sociais.


Como, segundo o autor, a cultura influencia a ciência?

A cultura influencia a ciência em consideração ao tempo, espaço e local, ao ponto em que no paradigma emergente a sociedade é que vai configurar o desenvolvimento tecnológico e a cultura por ser a maior característica de uma determinada sociedade que vai ser baseada no desenvolvimento e limitação (questões étnica e morais) do avanço tecnológico.


Grupo III


Quais as características do paradigma complexo e porque ele pode ser apontado como inovador e ousado em relação ao paradigma anterior?

No primeiro momento é um fenômeno quantitativo, com quantidade de interações e de interferências em múltiplas unidades, mas o paradigma complexo compreende também as incertezas, indeterminações e fenômenos aleatórios. A complexidade tem relação com o acaso, e está ligada a uma mistura de ordem e desordem. O paradigma emergente estava pautado em eliminar a imprecisão, a ambiguidade e a contradição. Já a complexidade se torna inovadora pela presença destas características permitindo reconhecer esses fenômenos dentro do quadro complexo.


Porque a nossa sociedade pode ser definida como complexa?

Pelo fato que podemos abrir o conhecimento e suas possibilidades ao mesmo tempo, tornando uma visão mais ampla. E temos a capacidade de unir os fenômenos que antes eram considerados contraditórios.

Qual a importância e a utilidade da refutabilidade, da desordem e do caos?

Os fenômenos da desordem são necessários, pois é uma produção de fenômenos desorganizados que contribuem para o aumento da ordem.

É possível separar sujeito e objeto? Justifique.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com