TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Execução Penal

Por:   •  18/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.994 Palavras (8 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 8

 A Remição da Pena        

            A remição de pena, ou seja, o direito do condenado de abreviar o tempo imposto em sua sentença penal pode ocorrer mediante trabalho, estudo e, de forma mais recente, pela leitura, conforme disciplinado pela Recomendação n. 44/2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A remição de pena, prevista na Lei n. 7.210/84 de Execução Penal (LEP), está relacionada ao direito assegurado na Constituição Federal de individualização da pena. Dessa forma, as penas devem ser justas e proporcionais, além de particularizadas, levando em conta a aptidão à ressocialização demonstrada pelo apenado por meio do estudo ou do trabalho.

            As possibilidades de remição de pena foram ampliadas pela Lei n. 12.433, de 2011, que alterou a redação dos artigos 126, 127 e 128 da Lei de Execução Penal e passou a permitir que, além do trabalho, o estudo contribua para a diminuição da pena. A ressocialização do preso é uma preocupação constante do CNJ, que incentiva iniciativas voltadas à redução da reincidência criminal.

Remição pelo trabalho

            A remição por meio do trabalho está prevista na Lei de Execução Penal, garantindo um dia de pena a menos a cada três dias de trabalho. Somente poderá ser considerado para fins de remição, os dias em que o condenado cumprir a jornada normal de trabalho, que não pode ser inferior a 6h nem superior a 8h (art. 33). A remição pelo trabalho é um direito de quem cumpre a pena em regime fechado ou semiaberto.

            Não se aplica se o condenado estiver cumprindo pena no regime aberto ou se estiver em livramento condicional. Em maio de 2015, a 3º seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) pacificou o entendimento de que o trabalho externo pode ser contado para remir a pena de condenados à prisão, e não apenas o trabalho exercido dentro do ambiente carcerário. Na Súmula 562 do STJ diz:

“É possível a remição de parte do tempo de execução da pena quando o condenado, em regime fechado ou semiaberto, desempenha atividade laborativa, ainda que extramuros”. STJ. 3ª Seção. Aprovada em 24/02/2016. DJe 29/02/2016.

            O escritor Renato Marcão fala no seu livro do Curso de Execução Penal:

“Que não há o que se falar em remição de pena pelo trabalho estando o condenado em regime aberto ou em livramento condicional, visto que não há autorização legal neste sentido, e isso porque nestes casos o trabalho é condição de ingresso e permanência, respectivamente, conforme decorre dos arts. 114 e 132, § 1º, a, ambos da LEP

            É necessário que se comprovem os dias trabalhados com a apresentação de atestado, que tenha todas as exigências legais, especificando quais os dias que realmente o sentenciado trabalhou e se não cometeu faltas. O atestado firmado pelo diretor de instituto penal goza de plena idoneidade, os documentos oriundos da Administração Pública são válidos até prova em contrário.

  • Horário Especial

           Será atribuído o horário especial de trabalho aos presos designados para o serviço de conservação e manutenção do estabelecimento penal. É necessário que o preso trabalhe com habitualidade e aproveitamento razoável para merecer as vantagens da remição.

           O dia de trabalho pelos sentenciados que se encontram em horário especial de trabalho, em jornada que atinja doze horas diárias, há que se levar em conta a carga horária efetivamente trabalhada e não só o dia de trabalho.

  • Atividade Laborativa

           Sobre a atividade laborativa temos o art. 32 da Lei de Execução Penal (LEP) e seus parágrafos que diz:

           

  Na atribuição do trabalho deverão ser levadas em conta a habilitação, a condição pessoal e as necessidades futuras do preso, bem como as oportunidades oferecidas pelo mercado.

§ 1º Deverá ser limitado, tanto quanto possível, o artesanato sem expressão econômica, salvo nas regiões de turismo.

§ 2º Os maiores de 60 (sessenta) anos poderão solicitar ocupação adequada à sua idade.

§ 3º Os doentes ou deficientes físicos somente exercerão atividades apropriadas ao seu estado.

            Antes de tudo é necessário que o trabalho desenvolvido seja licito. Normalmente se cuida de trabalho desenvolvido em parceria com algumas empresas que atuam no ramo da confecção. Temos algumas atividades que autorizam a remição, conforme os requisitos legais como: faxinas, auxiliar de enfermagem, tarefas burocráticas designadas pela administração do estabelecimento.

Remição pelo estudo

 

            De acordo com a legislação em vigor, o condenado que cumpre a pena em regime fechado ou semiaberto pode remir um dia de pena a cada 12 horas de frequência escolar, caracterizada por atividade de ensino fundamental, médio, inclusive profissionalizante, superior, ou ainda de requalificação profissional. De acordo com a Recomendação n. 44 do CNJ, para fins de remição por estudo devem ser considerados o número de horas correspondente à efetiva participação do apenado nas atividades educacionais, independentemente de aproveitamento, exceto quando o condenado for autorizado a estudar fora do estabelecimento penal. Neste caso, o preso tem que comprovar, mensalmente, por meio de autoridade educacional competente, tanto a frequência, quanto o aproveitamento escolar.

            As atividades de estudo podem ser desenvolvidas de forma presencial ou pelo Ensino a Distância (EAD), modalidade que já é realidade em alguns presídios do país, desde que certificadas pelas autoridades educacionais competentes. A norma do CNJ possibilita também a remição aos presos que estudam sozinhos e, mesmo assim, conseguem obter os certificados de conclusão de ensino fundamental e médio, com a aprovação no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), respectivamente.

            O Superior Tribunal de Justiça editou a Súmula 341, que tem a seguinte redação:

“A frequência a curso de ensino formal é causa de remição de parte do tempo de execução de pena sob regime fechado ou semiaberto”.

            A Lei nº 12.433/2011 trouxe uma inovação saudável e alterou o art. 126 da Lei de Execução Penal (LEP), para incluir a normatização da remição pelo estudo. Com a seguinte redação agora do art. 126, caput e § 1º:

Art. 126. O condenado que cumpre a pena em regime fechado ou semiaberto poderá remir, por trabalho ou por estudo, parte do tempo de execução da pena. (Redação dada pela Lei nº 12.433, de 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (186.9 Kb)   docx (200.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com