TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA E O SIMBOLISMO DA SABEDORIA

Por:   •  5/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 5

1 FILOSOFIA E O SIMBOLISMO DA SABEDORIA

        Diante desse tópico, foi discutido sobre a sabedoria. Podemos observa que a coruja, é uma ave de tradição grega, que se destaca pelo símbolo da sabedoria, que enxergar ate mesmo no escuro, não adormece quando se busca pelo conhecimento.

Também podemos falar em relação da visão do filósofo, que são bem diversas, que tem o conhecimento além do olhar da coruja, eles se distanciam da sociedade, tendo uma visão mais compreensiva, assim obtendo uma postura mais reflexiva.

 Podemos concluir que a filosofia estuda mais os pensamentos humanos, as noções de ação e assim obtendo indagações mais reflexivas.

2 FILOSOFIA: ENTRE REFLEXÃO E AÇÃO

        Para entender a filosofia, tem que entender o significado de ação e de reflexão, de acordo com alguns filósofos a ação é certo tipo de coisa que uma pessoa pode fazer que requeresse um movimento corporal coordenado. A Reflexão, nada mais é do que ter um olhar mais amplo sobre determinada coisa.

        Assim, podemos notar que a filosofia não é uma inimiga da ação, pois a filosofia de certa forma é uma ação, no sentindo de sua iluminação. Dessa forma a ação é uma resposta, uma decisão, um agir que ajuda a compreender melhor o conhecimento da ação humana.

         

3 A URGÊNCIA DO PENSAR:: A INSERÇÃO CONTEXTUAL DA FILOSOFIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

        

Na atualidade podemos notar que o principal vestígio da sociedade contemporânea de uns desinteresses sobre varias questões sociais, econômicas, politicas e outras. Hoje em dia a sociedade está muito globalizada, assim obtendo mais facilidade para conseguir mais informações de varias fontes, dessa forma podendo influencia o comportamento da pessoa.

Acredita-se que se a filosofia possui uma utilidade contextual, pois é a maneira mais completa para entender e formar a expressão da razão humana.

Portando a sociedade atual não tem capacidade de reflexão que necessita, não tendo uma consciência coletiva, assim não se fortalecendo seu poder de decisão, ficando a mercê de pessoas com mais poder econômico, tornando-se uma sociedade apática.

4 PODEM OS FILÓSOFOS MODIFICAR O MUNDO?

        Os filósofos com suas ideias conseguem modificar o mundo, porem de forma mais sigilosa, indiretamente, pois todos os pensamentos que eles têm e passam para sociedade, tem finalidade, objetivo. Podemos ver essas mudanças em relação à cultura, no comportamento, do jeito de agir e pensar, assim mudando o mundo de uma forma indireta, deixando seus pensamentos de certa forma em cada pessoa.  Com que e questionem

5 OS CONHECIMENTOS HUMANOS

        O conhecimento é uma esfera enorme, pois é ilimitada, um dos campos mais amplo é a ciência, pois sem dúvida, é a base de progressos materiais na relação do homem, também gerando uma reflexão humana.

A filosofia é uma forma de obter vários outros tipos de conhecimentos, podendo ser considerada a matriz de todas as ciências, pois a ela constrói o princípio fundador de todo o saber. Esse amplo poder de conhecimento só é possível pelo fato de uma diversidade de didática, a religião, a filosofia, senso comum, a ciência e outros que ajudam a ter um amplo poder de conhecimento.

        6 PARTES DA FILOSOFIA

        Visto que a Filosofia enquanto ciência tem em sua área de abrangência muito grande, apresentando algumas formas de conhecimentos, como a logica: que trata de raciocínio, a ética: focando na moral, a filosofia politica: o poder, a legitimidade; a estética: a criatividade.

        Podemos ver que as filosofias em certa medida mostra o espírito de suas épocas, contendo um caráter de trans-historicidade. Portanto para conseguir entender o maior potencial reflexivo dos sistemas filosóficos, tem que considerar que há um fluxo de restauração e conservação, retrocessos e avanços.

        A filosofia ocidental, não ha linearidade, Assim, são consideradas laicas ou religiosas, que acabam tendo um conflito cultural, dessa forma criando uma dificuldade para discutir sobre a filosofia ocidental.

 

7 MÉTODO, CIÊNCIA, FILOSOFIA E SENSO COMUM

        Podendo entender as diferenças entre ciência, filosofia e senso comum ajudam a compreender o diálogo entre eles. A filosofia é o processo reflexivo de acordo com os acontecimentos. O senso comum trata se dos usos e costumes. Por fim a ciência forma um conhecimento de forma mais sistemática. Destacasse que os enunciados filosóficos são uma essência simples, porem o excessivo academicismo acaba exagerando demais, deixando os diálogos filosóficos mais complicados para a compreensão do tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (154.8 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com