TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FIXAÇÃO DE COMPETÊNCIA NAS AÇÕES COLETIVAS QUANDO O DANO É NACIONAL

Por:   •  26/10/2017  •  Artigo  •  5.738 Palavras (23 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 23

FIXAÇÃO DE COMPETENCIA NAS AÇÕES COLETIVAS QUANDO O DANO É NACIONAL[pic 1]

Anidelci Soares Marques([1])

RESUMO

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) traz a proteção ao consumidores por terem-no como hipossuficiente na sua condição. Tais proteção estão encartadas por todo o Código, mas especificadamente no art. 6º que assegura o direito do consumidor a buscar a efetivação de seus direitos junto ao Judiciário. Tal dispositivo dispõe que estes direitos podem ser buscados tanto individualmente, como de forma coletiva, visando assim a completa proteção, uma vez que existem direitos que ao serem subjugados ferem os direitos de toda uma sociedade, merecendo uma atenção especial do Estado, como forma de garantir a todos a proteção necessária. O direito coletivo é reafirmado no Capítulo II, (art. 91 e seguintes que trata das ações coletivas para a defesa de interesses individuais homogêneos. O presente artigo traz apontamentos sobre a fixação de competência nas ações coletivas quando o dano é nacional, levando como questões principais aquelas discutidas no ramo do direito do consumidor, mas serão também apresentadas algumas questões do direito coletivo em outras áreas do direito, tais como direito tributário e eleitoral. Busca-se discutir detalhes que ao final fazem toda a diferença no momento de determinar a competência.

Palavras-chave: Competência. Ações Coletivas. Dano Nacional. Direito do Consumidor.

INTRODUÇÃO

A competência é o fator que determina os caminhos da ação, e por assim ser capacita o Juízo a processar e julgar os conflitos. No caso concreto busca-se discutir as questões que envolvem a competência nas ações coletivas quando se tratar de dano coletivo nacional, tomando por base os danos delimitados no direito do consumidor.

Certo é que a reparação do dano material e moral encontra amparo na doutrina nacional, nas diversas áreas jurisdicionais, visando traçar parâmetros, criar métodos, apontar direitos e deveres, que uma vez descumpridos cabe um ressarcimento.

O presente artigo visa demonstrar os caminhos analisados para chegar ao ponto de fixação da competência nestes casos, em que a sociedade sofre danos que alcançam a toda coletividade de âmbito nacional e assim a competência se fixa na justiça federal, como se verá no texto a seguir.

Para a melhor discussão sobre o tema busca-se amparo na doutrina e jurisprudência nacional, fazendo, portanto, um estudo bibliográfico.

O objetivo é de conhecer melhor alguns apontamentos que por vezes não ficam bem esclarecidos durante o estudo acadêmico, e assim oportunizar expandir os conhecimentos doutrinários já adquiridos.

  1. O DANO

Quando busca se falar de dano, não se pode esquecer que é um fato do qual somente se comprova através de uma responsabilidade não cumprida, ou seja, o procedimento de uma conduta é contrária ao que a lei determina. Uma vez verificado o descumprimento desta obrigação, nasce para a parte o direito de ação, de reparação, de exigir o cumprimento, assim como o direito à reparação dos danos sofridos, uma vez a parte ter sofrido prejuízo.

O dano é o carro chefe que move a mola da responsabilidade civil, tanto o é dessa forma que o dano moral sempre foi instituto defendido pelo direito civil, nesse pensamento discorre Américo Luiz Martins da Silva:

A responsabilidade civil, crucial para a sociedade é a existência ou não de prejuízo experimentado pela vítima. Portanto dano é o principal elemento daqueles necessários à configuração da responsabilidade civil. (...) Para caracterizar o dano é preciso que apresente como: ato ilícito; lesão a um direito personalíssimo; lesão a um direito real; e/ou, a violação a um preceito legal de tutela de certos interesses (injúria), a todo e qualquer direito não derivado de preexistente vínculo jurídico (SILVA, 2002, p. 25).

Assim sendo, pode-se dizer que o responsabilidade civil sempre este como uma sombra protetiva do dano moral, tendo em vista que este encarta-se como a obrigação de restituição ao ato lesivo cometido. A responsabilidade passa a ser o “resultado da ação pelo qual o homem expressa o seu comportamento, em face desse dever ou obrigação” (NUNES, 2007, p. 27).

Cabe apenas sinalizar que esta proteção nem sempre foi pacífica, e mesmo discutida em diversas legislações e jurisprudências, antes do advento da CF/88 o dano, tal como hoje, não era propriamente observado, o que somente se tornou como um dever de reparação a partir do novel instrumento, que abriu portas a novas disposições legais, levando a observar o dano como um descumprimento de normas, tendo sido tratado como norma legal no art. 5º, incisos V e X da CF/88.

À guisa da apresentação destas legislações tem-se que observar como umas das pioneiras a Lei nº 4.117/62 (Código Brasileiro de Telecomunicações), a Lei n 5.250/67 (Lei de Imprensa), que foram as grandes propulsoras para a efetivação da reparabilidade de danos, em especial falando do dano moral, já que o material sempre teve amparo legal.

Mas, como já apontado, a CF/88 foi o grande instrumento de proteção, trazendo o dever da observação deste dispositivo legal, a ser observado nos aspectos individuais, coletivo, da pessoa física e também jurídica. Observando-se assim o respeito à dignidade da pessoa humana, princípio primordialmente defendido pela Carta Magna Brasileira.

  1. Dano Moral Coletivo

Como visto acima, o dano é uma questão já pacificada quanto ao dever de reparação. Cabe aqui apontar a conceituação do dano moral no âmbito coletivo. O ilustre doutrinador Bittar Filho (1994, p. 44) entende que o dano moral coletivo é aquele em que “a injusta lesão se instaura nos valores coletivos, [...] agressão à cultura, à saúde, à educação, que atinge aspectos imateriais”.

A exemplo destes danos podem ser citados os casos de contaminação de rios e lagos, que serviriam a uma comunidade, uma propaganda de loja de eletroeletrônicos que veicula propaganda enganosa e alcança a todo o País, os anúncios eleitorais  que também alcançam a toda a sociedade brasileira e leva mensagens que fere o direito de imagem de determinado grupo de pessoas, profissão, raça, religião, etc. Caso bastante debatido e bem atual são as ações contra as empresas de cigarro, que vêm ganhando corpo em todo mundo, que apesar de serem ações individuais, servem de proteção coletiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)   pdf (235.7 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com