TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FRACASSO DA BURGUESIA

Por:   •  26/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

Fracasso da burguesia

A causa fundamental deste fracasso se deve, em última instância, à impossibilidade da indústria se sobrepor ao condicionamento que o setor externo lhe impunha desde seus primeiros passos. A indústria latino-americana se deparou com o mercado reduzido, e tratava de compensá-lo através do uso abusivo da relação entre preços e salários.

Em contrapartida, o crescimento do mercado era extremamente lento, compensando apenas com a alta constante dos preços, isto é, com a infração.

Quando se coloca o problema da criação de uma indústria pesada, a burguesia industrial se inicialmente, neste sentido, trata de mobilizar instrumentos capazes de ampliar a escala do mercado a procura acelerar a transferência excedente criado pelas exportações em direção ao setor industrial.

Desde os anos de 1920 a capacidade para importa se deteriorava constantemente. Não sobrando outra alternativa à burguesia industrial do que ceder ao setor agroexportador, dando-lhe facilidades e incentivos. O princípio fundamental do sistema, subdesenvolvimento: A superexploração do trabalho  

A entrada desses capitais- sob a forma de investimento direitos e, cada vez mais, em associação com empresas locais – constituía uma solução conveniente para as duas partes: para o investidor estrangeiro sua maquinaria obsoleta permitiria lucros similares aos que poderiam ser obtidos com um equipamento mais baixo da mão de obra; e para a empresa local se abria a possibilidade de conseguir uma mais-valia extra- ordinária com a nova maquinaria.

O mecanismo da associação de capital é a forma que consagra essa integração, que não apenas desnacionaliza definitivamente a burguesia local, como também, entrelaçada à diminuição relativa do emprego de mão de obra própria do setor secundário latino-americana, consolidar a prática abusiva de preços como meio para compensar a redução concomitante do mercado, tendo em vista que os preços se fixam segundo o custo de produção empresas tecnologicamente mais atrasadas. O desenvolvimento capitalista integrando reforço entre a burguesia e as massas populares, intensificando a superexpeploração o que estas estão submetidas e negando-lhe sua reivindicação mais elementar: o direito ao trabalho.

Isso  se soma à  acentuação  do papel dirigente do Estado e ao aumento considerável dos gastos militares, que vão se tornando, em escala crescente, parte da demanda de uma oferta industrial  que não pode se basear na expressão do consumo popular. O imperialismo reproduz nas economia periféricas da América Latina os mesmos traços fundamentais consolidados nas economias centrais.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (27.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com