TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento a Respeito da Escola de Chicago

Por:   •  17/9/2019  •  Dissertação  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

Considerações a respeito da fundamentação da Escola de Chicago

        Analisando a Escola de Chicago, ressaltando seu aspecto social, percebe-se na ecologia a fundamentação que norteia os estudos da Escola, que busca interpretar a arquitetura da cidade como preceptora do comportamento do criminoso. Seus estudos têm como obra matriz, para ilustração da distribuição ecológica do crime na cidade de Chicago, a obra Delinquency areas, por Clifford Shaw em 1929, que busca retratar usando de dados oficiais a delinquência que a cidade de Chicago vem enfrentando por décadas. Clifford Shaw objetivava estudar a fim de fazer uma arguição a respeito dos locais urbanos que originavam a criminalidade, verificando se de fato existiam áreas propensas ao desenvolvimento da delinquência, os chamados guetos, coletando dados, fazendo perquirições entre os períodos históricos que retratavam suas pesquisas e encorpando assim as suas teses.

        Somadas às suas análises, com o crescimento sem controle de Chicago e o aparecimento das periferias, diversas carências surgiram e acarretaram sérios problemas sociais, econômicos e culturais, instaurando na cidade um ambiente propício à instalação da criminalidade, que se fortalecia com a ausência do efetivo controle Estatal. A Escola tem em Chicago a base dos seus estudos, mas perfeitamente entende-se que o ocorrido retratado se estende a diversas outras cidades mundo a fora, a se citar também as brasileiras.

        A divisão que a Escola de Chicago fez entre os círculos concêntricos, chamada de teoria das zonas concêntricas, se exemplifica com o centro cívico, representado pelos órgãos de controle do Estado (Prefeitura, Polícia, Poder Judiciário, etc.), que têm índice zero nas estatísticas de crime; o segundo círculo representando os subúrbios, onde residem as pessoas que trabalham na máquina estatal e, embora seu índice de estatísticas de crimes seja diferente de zero, caracterizado por pequenos furtos e danos contabilizados principalmente de natureza patrimonial, não é absolutamente expressivo quando se trata do início da delinquência nas cidades; ao contrário do terceiro e último círculo, que compreende os guetos, bairros pobres também conhecidos como favelas ou periferias, onde o crime nasce e se alastra com rapidez por meio de homicídios, roubos, estupros, etc, por serem zonas a que o Estado destina poucos recursos e pouca preocupação social. O círculo remete à ideia apresentada originalmente pela Escola que faz do retrato da arquitetura social a explicação para o fenômeno do crime. No Brasil, como dito, percebe-se a replicação da tese, entendendo como exemplo dos círculos concêntricos o êxodo rural para os centros urbanos, onde inúmeras famílias migram-se do campo para as grandes cidades na busca por melhores condições de vida e acabam sendo excluídas socialmente, passando a residir nas periferias.

        A complementar, cita-se como outra grande contribuição para a Criminologia, pela Escola de Chicago, os chamados inquéritos sociais, que contavam como pesquisas pormenorizadas, feitas nos grandes centros urbanos, para mapear o entendimento da criminalidade, para que o fenômeno fosse compreendido e combatido em sua essência. O inquérito era um tipo de investigação social, que permitia entender as necessidades básicas do cidadão diretamente, através das suas próprias respostas, sem terceirização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com