TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento e resumo da LINDB”

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  1.518 Visualizações

Página 1 de 2

“Fichamento e resumo da LINDB”

LINDB: Revogou a lei de introdução ao código civil e passou a ser chamada de “lindb”, substituiu todo o conteúdo da antiga, essa nova contem dezenove artigos enquanto a antiga continha vinte e um.

Essa legalização foi anexada ao código civil, mas acabou se tornando autônoma ela acabou atuando em todos os ramos do Direito.

A “LINDB” é um, conjunto de normas sobre normas pois ela é que disciplina as próprias normas jurídicas, para entendermos aplicação, entendimento, tempo e espaço. Pois ela é a própria norma pois ela cuida da elaboração e vigência, aplicação no tempo e no espaço, fontes e etc. Algumas normas contem normas de sobre direito ou de apoio, podendo ser considerado um código de normas.

Pois dirigia-se a todos os ramos do Direito, salvo naquilo que for regulado de forma diferente, nesse caso aplicava-se analogia, costumes e princípios, isso só não se aplicava-se no Direito Penal e Distrito Penal que só se admitia analogia “in bonam partem.

No código tributário a analogia era feita no critério da hermenêutica, sem exigência de tributo  ninguém poderá alegar o desconhecimento da lei, num todo pois aplica-se a todo ordenamento.         O código de norma extravasa todo o Direito Civil, a “LINDB” é aplicável a toda ordenação jurídica tem a função de regular a vigência e eficácia das normas jurídicas, apresentar soluções ao conflito de normas no tempo e no espaço, fornecer critérios de hermenêuticas, estabelecer meios de integração de normas quando houver lacunas, garantindo a ordem jurídica e não admitindo erros de Direito, prevalecendo a certeza de segurança estabilidade do ordenamento.

A lei 12.376- amplia o campo da lei do código civil, fontes do Direito tem varias acepções  no modo de expressão das normas.Ela dá a compreensão daqueles que devem obedecer os seus ditames.

Fontes do Direito: é o meio técnico da realização do Direito objetivo.

Fontes Históricas: são as que socorrem os historiadores.

Encontra-se no costume a primeira fonte do Direito e reiterado de certas regras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com