TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELABORAÇÃO DE RESUMO E FICHAMENTO

Por:   •  18/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 5

Fundação Edson Queiroz

Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Disciplina: Elaboração do Trabalho Científico

Curso de Direito

ELABORAÇÃO DE RESUMO E FICHAMENTO

Thaís Oliveira da Silveira

Matrícula: 1512468/7

Fevereiro, 2015

Fortaleza, Ceará.

Thaís Oliveira da Silveira

ELABORAÇÃO DE RESUMO E FICHAMENTO

Trabalho apresentado como requisito parcial para a obtenção da nota de 1ª NP na Disciplina de Elaboração do trabalho científico, sob a orientação da professora tutora Lia Mara Alves.

Fevereiro, 2015

Fortaleza, Ceará.

RESUMO

RODRIGUES, Auro de Jesus. Metodologia científica: completo e essencial para a vida universitária. São Paulo: Avercamp, 2006.

Ciência e o Método Científico

A ciência consiste em um tipo de conhecimento objetivo, sistemático, racional, que é obtido metodicamente e pode ser submetido a verificação.

A ciência atual tem se destacado por ser principalmente operativa, buscando, antes de interver e dominar a natureza, conhecer a realidade e explicar racionalmente, objetivamente e sistematicamente o mundo.

Segundo Rodrigues, cujo autor mencionou no texto, o conhecimento científico é originado da necessidade de o ser humano não assumir uma posição passiva, isto é, atuar apenas como testemunha dos fenômenos, sem poder de controle ou de ação sobre eles.

É possível classificar as ciências de acordo com os elementos com que cada uma trabalha. É considerada formal quando trabalha com elementos abstratos, como a matemática e a lógica, e é classificada como factual quando trabalha com os fenômenos da natureza e os sociais, como a História, o Direito, a Biologia, entre outros.

Diante disso, pode-se concluir que a ciência é uma forma de conhecimento que almeja alcançar o estabelecimento das relações entre os fenômenos observados e relações universais que tornem possível a previsão de resultados cujas causas possam vir a ser descobertas.

Há diferentes formas de se desenvolver o conhecimento, podendo ser classificado como senso comum ou empírico, teológico, filosófico ou científico.

O conhecimento empírico, ou senso comum, é espontâneo, baseado em experiências e vivências adquiridas ao longo da vida, portanto conhece os fatos sem lhes conhecer as causas. O autor cita em um de seus exemplos a letra de Triste Partida, composta por Patativa do Assaré, que demonstra a experiência do homem que vive no sertão quanto à previsão da chuva, que é feita por esse através das nuvens, o canto da cigarra que anuncia o vento, entre outros. Todas essas experiências mostram situações relacionadas ao conhecimento empírico.

O conhecimento filosófico levanta questionamentos, pois a filosofia tem finalidade essencialmente teórica, contemplativa e questiona as conclusões da ciência buscando atribuir um sentido, enquanto a ciência objetiva determinar as relações de causa e efeito.

O conhecimento teológico parte do princípio que Deus existe, tem poderes e se comunica com os homens. Esse conhecimento consiste na aceitação do dogma como verdade incontestável.

O conhecimento científico tem como características a objetividade, isto é, visa estudar as causas reais dos fenômenos e descobrir as leis que os regem, a criticidade, que consiste em questionar, indagar, julgar a fundamentação e a validade das soluções apresentadas como explicação sobre um objeto, ser metódica, ou seja, se utilizar de um conjunto de procedimentos que o cientista utiliza na busca do saber, capacidade analítica, que é a decomposição de um todo em fragmentos buscando compreendê-lo em sua totalidade, sistemática, isto é, preocupa-se na construção de sistemas de ideias organizadas e articuladas de forma racional e em unir conhecimentos parciais em um todo coerente, ser verificável, ou seja, visa negar ou confirmar uma afirmação, ser falível, entendendo que é possível o surgimento de situações, informações ou trabalhos teóricos novos que tornem possível rever os conhecimentos já tidos como verdadeiros, ser comunicável, que significa apresentar conceitos e enunciados bem específicos e claros, para que a verificação, avaliação e o julgamento da comunidade científica seja possível.

FICHAMENTO

TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

“[…] paradigmas são 'as realizações científicas universalmente conhecidas que […] fornecem problemas e soluções para uma comunidade'.” (p. 1)

“Uma ciência encontra-se numa fase de normalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com