TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia: Resenha Do Filme Que Horas Ela Volta

Por:   •  12/9/2023  •  Resenha  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 2

Que Horas Ela Volta?, é um drama brasileiro de 2015, escrito e produzido por Anna Muylaert, onde apresenta uma proposta social brasileira que representa de forma densa e complexa a diferença entre classes, papéis sociais já pré-determinados, conflitos de geração e uma relação paralela entre mães e filha real.

Somos apresentados a uma família de classe média alta brasileira típica,onde dentro dessa realidade “bem sucedida” há uma casa de boa qualidade, uma empregada de confiança que está sempre disposta a agradar aos seus patrões e uma relação familiar que possui uma rotina regular com um “q” disfuncional. Porém essa rotina é interrompida com a chegada da filha desta empregada, de personalidade questionadora e curiosa que além de desestabilizar essa harmonia, põe à prova tudo o que a empregada sentia sobre seu lugar na casa.

Val (Regina Casé) é uma empregada doméstica nordestina que mora integralmente na casa de seus patrões, num pequeno quarto,quente, apertado na lavanderia, Val originalmente foi babá de Fabinho (Michel Joelsas), e por sempre estar lá, tornou-se sua referência moral e maternal, transferindo inconscientemente todo seu amor por sua filha Jéssica (Camila Márdila) no filho único do casal. A doméstica mantém fiel a seu propósito de tentar dar uma vida melhor à sua filha durante 14 anos, aguentando tudo e sofrendo as consequência de sua escolha .

Um filme com impecáveis atuações, um roteiro bem trabalhado que nos dá uma aula de história, expõe uma realidade de desigualdade social, regional; cultura escravagista, inserção da mulher no mercado de trabalho, maternidade e Brasil patriarcal. Que Horas ela Volta?, nos mostra a figura da mulher nordestina pobre que sai de seu lar e deixa sua família para ir para São Paulo, para dar oportunidades melhores de vida à seus familiares, Val é mais uma vítima do patriarcado na sociedade, dominada por situações injustas de trabalho e classe social onde no filme nos mostram com cenas cruas e fáceis de enxergar, cenas onde Jéssica balança a cabeça de sua mãe e dos patrões dela, que com suas opiniões fomentadas por seus professores que deram a ela a necessidade de reflexão de seu lugar no mundo imposto desde seu nascimento. Afinal de contas, existe sim esse conflito de gerações entre Jéssica e Val, onde a referida está presa nessa relação de necessidade, submissão e posse,a empregada se tornou parte da decoração.

Entender os problemas abordados e os conflitos é conseguir enxergar a beleza que está por trás do longa, o filme tem seus altos e baixos, cenas com significados fortes que trazem aflição ao nosso coração mas também cenas que são balsâmicas á alma, cenas onde mostra shows de atuação acompanhadas por uma trilha sonoro que bem encaixa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com