TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia - Conhecimento Introdução ao ato de pensar e aos diversos modos de saber

Por:   •  17/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

    [pic 1][pic 2]

Atividade de Filosofia relacionada ao texto “Introdução ao ato de pensar e aos diversos modos de saber”.

Vinicius Caiña Pinheiro – 18/09/2020 – Professor Tarcísio Danelon

Leia o texto "Introdução ao ato de pensar - Tipos de conhecimento" , páginas 08 à 15 e  responda:

  1. Quais os cinco tipos de conhecimento que ele apresenta e o que eles significam?
  1. Conhecimento Mitológico -> O conhecimento baseado nos relatos dos mitos antigos, estes que por sua vez são trans-racionais, visto que são a imposição moral e ética de uma determinada cultura, que visava a sobrevivência da mesma em relação à sociedade como um todo.
  2. Conhecimento do senso comum -> Baseado na estrutura da aquisição de conhecimento através da tradição em conjunto com a experiência de um grupo de pessoas de um determinado ciclo cultural, utilizando-se de crenças, relatos, instintos e sentimentos para chegar a um resultado comum a um coletivo social, opondo-se ao senso crítico, este que resolve os problemas da falta da liberdade do senso comum, contudo o senso comum tem sua devida importância na história humana.
  3. Conhecimento Científico -> Uma espécie de conhecimento sistemático, com uma possível verificável e que procura através do experimento a falseabilidade de algo, usando depois os resultados como verdade, contudo este tipo carrega a questão da subjetividade do pesquisador e pode ser conjuntural, visto que pode representar a verdade em um período específico, analisado de forma diversa em outro momento, baseado muito na técnica.  
  4. Conhecimento Teológico -> Conhecimento advindo da crença religiosa em um ser superior, através dos dogmas praticados por um determinado grupo religioso ou por parte do pensamento eclesiástico de um indivíduo, não busca a evidência e sim procura em torno da crença as respostas.
  5. Conhecimento Filosófico -> O tipo de conhecimento baseado na reflexão e na construção de conceitos, pensamentos e ideia, utilizando do raciocínio          como fonte questionadora das mais diversas problemáticas da sociedade e do indivíduo.

  1. O que é e qual a relevância da atitude filosófica?

A atitude filosófica entende-se como o instrumento da Filosofia que busca usando-se da critica romper o senso comum e indagar o indivíduo e suas problemáticas visando às respostas para as ações humanas.

De suma importância como reflexão a atitude filosófica tem como relevância a capacidade de atuar nas mais diversas áreas da sociedade, buscando através de uma forma justa e racional a evolução do indivíduo perante a sociedade e do coletivo perante  individual, estabelecendo assim o meio termo, o justo, o  igualitário, o utópico e o necessário.

         

   “O conhecimento é o processo de acumular dados, a sabedoria reside na sua simplificação.”

Martin Henry Fischer (1879-1962)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com