TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia do Direito : Etica

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.185 Palavras (9 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 9

        UNIVERSIDADAE SALGADO DE OLIVEIRA[pic 1]

        CURSO DE DIREITO – T1/ N1

        FILOSOFIA DO DIREITO

     

Andrea, Camila, Daniela Ribeiro dos Santos, Edmar Couto,

Nelson, Rita Vargens, Robson

Direito e Ética:

Ética e Comportamento Humano

(seminário)

Salvador,

2012.

Andrea, Camila, Daniela, Edmar Couto,

Nelson , Rita Vargens, Robson Suana

Direito e Ética:

Ética e Comportamento Humano

(seminário)

Seminário apresentado ao Curso de Direito, Universidade Salgado de Oliveira, para a disciplina Filosofia do Direito.

Prof°. Jorge Cruz.

Salvador,

2012.


INTRODUÇÃO

A ética é uma daquelas coisas que todo mundo sabe, conhece, porém não se sabe se explicar...

Damos exemplos e mais exemplos de comportamentos éticos e não sabemos que, como plano de fundo podemos trazer nestes exemplos a ideia de “felicidade” trazida por Aristóteles ao conceber a felicidade como finalidade da ética ou ainda a representação de humildade trazida por Sócrates ao reconhecer que somos menos que os outros...

Na contemporaneidade, com a valorização do ser humano concreto, a ética versa sobre valores absolutos sofrendo interferência dos valores econômicos e neste contexto ética e moral andam juntas... Contudo, precisamos salientar como fazem alguns autores que: Ética é princípio, moral são aspectos de condutas específicas; Ética é permanente, moral é temporal; Ética é universal, moral é cultural; Ética é regra, moral é conduta da regra; Ética é teoria, moral é prática.

O nosso intuito aqui é buscar um conceito, torna-lo passível  e condutor para as nossas escolhas e, traze-lo à luz da ética do advogado.


SUMÁRIO

  1. Em Busca de um conceito
  1. Ética e Moral
  1. A dimensão do saber ético
  1. A ética e o poder de escolha
  1. A conduta do Advogado

5.1 As sanções disciplinares

  1. Referencias Bibliográficas

 


  1. Em Busca de um conceito

A palavra “ética” provém do grego “ethos” tendo como significado modo de ser, caráter. Na tradução do latim “ethos” quer dizer “mos” que significa costume, palavra esta que surgiu a moral. Independente da tradução que atribuímos para “ethos”, nada mudará, pois sempre trará consigo a indicação de um comportamento humano, algo que o ser humano adquire por habitualidade, ou seja, não nasce com isso, somente adquire com seu desenvolvimento em conjunto com a sociedade.

A denominação ética apresenta em seu corpo uma valoração, valores subjetivos e intersubjetivos, em que pese cada indivíduo contêm um valor, um costume, ou até mesmo um hábito, em base que a ética é uma ciência humana, há uma perspectiva ampla, em “lato sensu” ao que diz respeito a seu conceito, não sendo, portanto uma tarefa fácil, além do que primeiro desenvolvemos a teoria e em segundo plano a prática.

A “priori” encaramos a ética como algo de bom, justo, correto, virtude, boa conduta enfim adjetivos de bons tratos, porém não podemos definir ética com uma visão superficial, temos que ir além, no profundo de cada bloco social, pois aí é habita um costume, ou seja, há uma diferenciação de sociedade para outra, em razão dos costumes, dos hábitos. Portanto o que é ética para uma sociedade, pode ser uma visão antagônica para a outra sociedade. Percebemos então o espaço em que há na ética, uma lacuna que só poderá ser completada por um grupo social de comportamento homogêneo.

Por essa razão a ética tem que ser analisada de um prisma mais contundente, analisando caso a caso, conforme a história de vida de uma sociedade, ou seja, em relação ao padrão moral de vida e comportamento, obtendo um discernimento do que bom para com o mau, do justo com o injusto, do que é certo do errado. Enfim analisar o calor humano, agindo com modulação e dosagem do comportamento humano (ação humana), assim poderá desvendar o que é a ética, porém para aquele grupo especifico.

  1. Ética e Moral

Diferentemente da ética, a moral está mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições destinada a assegurar uma vida em comum justa  harmoniosa.

Em sentido restrito, diz respeito aos costumes, valores e normas de conduta específicos de uma sociedade ou cultura e neste contexto podemos distinguir entre : moral do bem e moral do dever.

Enquanto a moral do bem visa estabelecer o que é o bem para o homem, a sua felicidade, a sua  realização, seu prazer, etc e como pode atingi-lo, a moral do dever , que reapresenta a lei moral como um imperativo categórico, necessária e objetiva e universalmente válida ou seja, “ o dever  é uma necessidade de se realizar uma ação por respeito à lei”.(Japiassu  e Marcondes apud Kant,2001, pg.187).

Em outras palavras, podemos afirmar que a moral é pratica da regulamentação ética do individuo em sociedade, porém de certo modo impondo normas a este indivíduo; é sempre social no que envolve relações entre sujeitos enquanto a ética, que destituída deste papel normatizador, torna-se uma reflexão, teorização das condutas estudando suas concepções e dando suporte a moral.

 


  1. A dimensão do saber ético.

Vimos, ao buscar um conceito e uma relação entre ética e moral que, a ética tem por objeto de estudo a ação moral e suas tramas, contudo segundo Bittar (2005), há que se dizer que em suas proteções de estudo se encontram  englobadas as regras morais. Isto equivale dizer que, com a ética percebe-se, constrói-se e delibera-se que as regras orientativas e disciplinadores do que sejam aceitáveis para o homem pela sociedade decorrem da abstração das experiências e vivencias sociais   historicamente engajadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (213.4 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com