TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças Empresariais

Artigos Científicos: Finanças Empresariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  2.502 Visualizações

Página 1 de 3

FINANÇAS EMPRESARIAIS

sumário

1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................5

3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................7

4 REFERENCIAS ......................................................................................................8

1 INTRODUÇÃO

A elaboração desse trabalho tem a finalidade de apresentar análises sobre as informações da administração financeira e do profissional de finança empresariais.

As finanças estão direcionadas ao gerenciamento de uma organização, levando à análise de dados financeiros e tendo como objetivo a elevação da organização, através da tomada de decisões eficaz.

O profissional de finanças tem um papel importantícimo dentro das organizações, levantaremos suas principais caracteristicas e principais objetivos para o melhor desenvolvimento e crescimento empresarial.

2 DESENVOLVIMENTO

A análise da administração financeira pode ser desenvolvida em áreas de atuação como meio de transações ou negócios financeiros.

As principais são essas:

• Finanças corporativas: tem como foco o aumento da organização;

• Investimento: Perspectiva de obter algum retorno sobre um recurso investido;

• Instituição financeira: Organizações que lidam com finanças e analisam negócios no mercado empréstimos, financiamentos, seguros, etc.

• Finanças internacionais: para essa transação é preciso um analista financeiro internacional no qual lidará com transações internacionais.

O profissional de finanças é muito importante para as organizações. Como a maioria das decisões dentro das empresas é avaliada em termos financeiros, esse profissional desempenha um papel essencial é ele que compreende e sabe lidar com avaliações de desempenho financeiro.

É importante que o administrador financeiro saiba os assuntos financeiros de qualquer empresa, sejam elas privadas ou públicas, grandes ou pequenas com ou sem fins lucrativos.

O papel e a função do administrador financeiro esta em analisar, planejar e controlar, e tem como meta a coordenação das atividades e a avaliação das condições financeira das organizações através de relatórios financeiros, dados contábeis como:

• Análise da capacidade de produção;

• Tomada de decisões;

• Busca no aumento de operações;

• Analisar o fluxo de caixa;

• Buscar o valor máximo da organização como um todo;

• Buscar o retorno financeiro e o aumento do mesmo;

• Aproveitar todas as oportunidades de investimento, visando sempre alcançar as metas da organização;

• Tomada de decisão de investimento, fazer assim a melhor escolha quanto a aplicação de um recurso;

• Tomada de decisão de financiamento.

Damos destaques em três pontos que são muitos importantes e que o administrador financeiro deve preocupar-se diariamente. São eles:

• Orçamento de capital: Onde ele procura identificar as oportunidades e investimentos cujo valor para empresa é superior a seu custo de aquisição.

• Estrutura de Capital: Combinação de capital de terceiros e capital próprio existente na empresa.

• Administração do Capital de giro: Capital de giro é os ativos e passivos circulantes de uma organização. É uma atividade diária que visa assegurar que a empresa tenha recursos suficientes para continuar suas operações.

Concluindo, para conduzir melhor atividades operacionais o administrador financeiro tem que melhores decisões para o sucesso da organização.

Na verdade não é um papel fácil. Executar todas as funções em favor da empresa, pois muitas vezes o profissional de finanças tem que tomar algumas decisões que a primeira vista, pode parecer não muito agradável aos olhos de alguns profissionais diretamente ligados.

“As áreas de contabilidade e finanças tem e sempre terão muito poder nas empresas, mas passam rapidamente do controle para a influencia, apoiando as outras aéreas em seus projetos e sobre tudo ouvindo, ensinando e negociando”.

5 CONCLUSÃO

O objetivo deste trabalho foi levantar as características e as principais atividades do papel do administrador de finanças.

A gestão financeira nas empresas é de extrema importância, muitas questões envolvem este assunto, inclusive assuntos orçamentários. Praticamente tudo que se pensa dentro de uma corporação tem um impacto financeiro no orçamento sendo então necessária uma avaliação profunda no que diz respeito a novos investimentos para provável retorno financeiros.

6 REFERENCIAS

http://www.portaldeauditoria.com.br/tematica/rotinas-empresariais_atribuicoes.htm -

visualizado em: Nov 2010.

http://www.artigosinformativos.com.br/A_Criatividade_do_Profissional_de_Financas_Araguaina_Tocanti

ns-r1131123-Araguaina_TO.html - visualizado em: Nov 2010.

SANTOS, L. D. Joenice. BAZOLI, N. Thiago. Finanças Empresariais.São Paulo. Pearson Education do Brasil 2009

...

Baixar como  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »