TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fordismo

Por:   •  2/4/2015  •  Resenha  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade Anísio Teixeira                                               19/03

Aluna: Jéssika Carneiro da Silva Galindo

Professor: Arivaldo

Turma: N01

FORDISMO E ALIENAÇÃO

Henry Ford trouxe idéias revolucionarias para as relações de trabalho, idéias essas que deram origem ao fordismo e que servem de modelo para muitos profissionais.

Nos dia de hoje se pararmos para observar veremos nitidamente a grande influencia do fordismo presente nas industrias, muitas aprimoradas.

Apesar de boas idéias para o desenvolvimento das indústrias, o fordismo deixou a desejar quanto ao tratamento voltado para seus trabalhadores.

Henry Ford era brusco e achava que seus funcionários tinham que agir de maneira mecânica do mesmo modo que ele buscava mecanizar a indústria. Ele achava que podia controlar as pessoas e o modo como elas agiam, achava que os trabalhadores deveriam se acostumar a uma rotina árdua e dura de trabalho e que a pessoa responsável por cada função tinha que se tornar a melhor nela, sem precisar ter outros aprendizados, tornando desse modo todos trabalhadores alienados.

O que Henry não notou é que para ser um bom administrador de empresas, é fundamentação a boa relação com seus empregados, do modo em que o diálogo exista e também o respeito entre cada um.

Um funcionário satisfeito e motivado é sempre vantajoso para qualquer empresa.

É fácil perceber que a alienação foi o determinante para a crise do fordismo.

Nos dias de hoje a alienação também pode ser o fato determinante para a crise em qualquer empresa.

No meu ponto de vista a limitação do operário causava alienação psicológica no indivíduo, pois limitava o conhecimento do empregado a sua função, não tendo nenhuma noção da compreensão do todo. Sem contar os problemas físicos ocasionados pela excessiva repetição da mesma atividade várias vezes ao dia.

Esse método trabalhístico tinha o objetivo de ampliação do lucro dos detentores dos meios de produção. Visava apenas à ampliação da produção, sem levar em conta os direitos ou as condições de trabalho dos funcionários. Pelo objetivo ter sido cumprido, esses modelos se reproduziram com muita velocidade por diversas empresas e países até os dias atuais, assim como as péssimas condições de trabalho e os abusos com os trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com