TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PROJETOS PÚBLICOS

Por:   •  27/4/2015  •  Artigo  •  1.931 Palavras (8 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        SERVIÇO PÚBLICO EM SAÚDE DE PALMAS/TO        

2.1.1        Existe um sistema informatizado?        

2.1.2        Ele auxilia no trabalho dos funcionários?        

2.1.3        Ele proporciona maior agilidade para os atendimentos?        

2.1.4        Como garantir a prestação de serviços?        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O objetivo do presente trabalho é aplicar os conteúdos que compõem o semestre das disciplinas Tópicos Especiais em Gestão Pública; Planejamento Urbano e Ambiental; Gestão de Projetos Públicos e Organização dos Estados Federativos; Desenvolvimento Econômico e Tecnologia da Informação na Gestão Pública, promovendo a interdisciplinaridade e a integração entre a teoria e a prática, discutido por meio de uma reflexão sobre gestão orçamentária, planejamento e processo decisório.

Apresentaremos a seguir alguns aspectos sobre a relação do desenvolvimento tecnológico de um país e o processo de desenvolvimento econômico e social de país, bem como, abordaremos os sistemas de informação como ferramenta de apoio à gestão da prestação de serviços em saúde, uma vez que é um recurso computacional capaz de potencializar a busca de conhecimento.

É sabido que os sistemas de informação disponibilizam de forma rápida, fácil e segura as informações, permitindo que os profissionais que busquem conhecimentos e se tornem capacitados, criativos e competentes para atuar com a complexidade que o trabalho requer. Faremos uma breve reflexão sobre como os sistemas de informação tem contribuído para o fortalecimento de ações e processos de saúde nesta área.

A metodologia utilizada neste artigo é através de pesquisas bibliográficas, cujos artigos estão explicitados mais adiante e endereços eletrônicos. Há que destacar também a pesquisa de campo, para obter maiores informações sobre a temática em estudo, a qual trata o sistema de informações em saúde utilizada pelo município de Palmas/TO.


  1. DESENVOLVIMENTO

Com o advento da sociedade da informação a partir do século XX, decorrente da aceleração do avanço científico e tecnológico, o desenvolvimento econômico e social dos países e das comunidades tornou-se extremamente dependente do uso intensivo de novas tecnologias e conhecimentos.

Um dos maiores exemplos destas novas tecnologias é a internet, a qual provocou profundas mudanças nas comunicações, comércio, economia e na sociedade de modo geral. Esse uso seria responsável tanto para obter vantagens competitivas no mercado globalizado, quanto para alcançar melhor qualidade de vida num quadro de desenvolvimento sustentável.

Nos últimos anos temos vivenciado um esforço muito grande de formulação e implantação de políticas públicas e de movimentos, planos e projetos que buscam desenvolver novos arranjos, conhecimentos e processos no sentido de potencializar o desenvolvimento econômico-social a partir do uso intensivo da ciência e da tecnologia.

O esforço dos países para obtenção e desenvolvimento de novas tecnologias, advém principalmente da globalização das economias e a internacionalização dos negócios, sendo que os mercados estrangeiros se tornaram alvos estratégicos para os mercados nacionais. A internacionalização das empresas quer seja através da expansão de suas operações para os mercados externos, quer seja através da aquisição de insumos, componentes e/ou bens acabados, parece ter se tornado uma questão ligada à própria sobrevivência das organizações em mercados cada vez mais competitivos.

Neste sentido, vislumbra-se a interligação entre o desenvolvimento tecnológico e o processo de desenvolvimento econômico e social de um país, visto que as economias nacionais, na era da informação, está profundamente dependente da internacionalização dos mercados, seja para vender seus produtos como para adquirir novas tecnologias para informatizar de seus processos de produção, a fim de melhor a qualidade de vida da sociedade em geral.

Neste novo contexto, a elaboração e uma correta execução de um planejamento, condizente com as reais necessidades e direcionado a um objetivo especifico, torna-se imprescindível para coibir erros e desperdícios na prestação de serviços, seja pelo setor público ou privado, os quais impactam diretamente do desenvolvimento de um país.

Observa-se que todas as áreas já sentem a necessidade de introduzir a informática, principalmente nas instituições de saúde. Assim, as várias áreas de saúde estarão sendo beneficiadas com a implementação de sistemas de saúde. Um dos objetivos principais de um sistema de informação é promover a qualidade da assistência, aprimorando a administração da informação nas unidades de internação, e gerenciamento da gestão do trabalho. Deve-se considerar ainda, que esses sistemas de informação em saúde, resultarão numa documentação melhorada para propósitos legais e de pesquisa relacionados à escrituração.

Neste sentido, o desenvolvimento de sistemas de informação em saúde, surge, como em qualquer outra atividade, como meio necessário para obtenção de informações que deve ser entendida como um redutor de incertezas, um instrumento para detectar focos prioritários, levando a um planejamento responsável e a execução de ações de que condicionem a realidade às transformações necessárias para uma prestação eficiente, efetiva e eficaz dos serviços.

Assim, vamos fazer uma análise de uma unidade de saúde municipal da cidade de Palmas/TO para analisarmos a organização e gerenciamento da prestação de serviços em saúde pela Prefeitura de Palmas do Tocantins, a fim de entender como a informatização pode auxiliar o gestor público na prestação de serviços cada vez mais eficiente, eficaz e tempestivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (167.7 Kb)   docx (54.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com