TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Generos textuais academicos

Por:   •  16/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 5

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais[pic 1]

Campus – São Gabriel

Dupla: Arthur G. Rodrigues Silva e Pedro H. S. Pinho Tavares

Gêneros Textuais Acadêmicos – Profa. Denise Queiroz Novaes

  1. Demonstrar a importância da pesquisa na Universidade e sua expectativa sobre a disciplina.

R-  As universidades tem como objetivo a pesquisa, é o que determina a lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira de número 9394 de 1996. As pesquisas além de ser umas das formas mais eficientes de se construir o conhecimento cientifico, contribui para o desenvolvimento  socioeconômico de uma nação e para a redução das desigualdades. A disciplina de Metodologia do  Trabalho Cientifico, é de extrema importância no ambiente  cientifico, pois, é o primeiro contato que se tem com o meio universitário e instrui os novos alunos a como se organizar e a como se portar no cenário acadêmico.

  1. Na formação do pesquisador, escolher 03 requisitos que consideram essenciais e justificar.

R- “A formação do pesquisador segue um processo continuo, desde o inicio da sua vida escolar até a realização dos suas mais altas experiências”. É de Umberto Eco a afirmação de que, para escrever, é condição essencial ter o que escrever. Assim a produção do trabalho cientifico requer do pesquisador:

  1. Competência a respeito do assunto da pesquisa ou a intenção e a decisão de descobrir e esclarecer pontos obscuros na matéria que constitui sua especialidade ou a preocupação do momento
  2. Competência para distinguir o tipo de trabalho cientifico, que pretende realizar.
  3. Domínio dos instrumentos da pesquisa : pesquisa bibliográfica, pesquisa experimental, pesquisa de campo.

.Formação linguística, e como consequência, o domínio da leitura.

  1. Conhecimento da técnica de redação, sem o que jamais será capaz de expressar por escrito o que, por acaso, a pesquisa pode demonstrar.
  1. Apresentar a diferenciação entre as três modalidades básicas de pesquisa científica: bibliográfica (e documental), experimental e de campo.

R- Bibliográfica: O levantamento bibliográfico é geralmente feito a partir de análises de fontes secundárias, que abordam de ,diferentes maneiras, o tema escolhido para estudo. As fontes podem ser livros, artigos, documentos, monografias, entre outras fontes.

      Experimental: A pesquisa experimental tem como finalidade testar hipóteses que dizem respeito à convicção do pesquisador. Ela envolve grupos de controle, seleção aleatória e manipulação de variáveis. Buscam-se generalizações por meio de técnicas de coleta de amostragem realizadas durante a experiência a pesquisa experimental caracteriza-se por manipular diretamente as variáveis relacionadas com o objeto de estudo a pesquisa experimental pretende dizer de que modo ou por que causas o fenômeno é produzido.

    De campo: A pesquisa de campo é usada para extrair das e informações diretamente da realidade através do uso de técnicas de coleta, como entrevista ou pesquisas para dar resposta a alguma situação ou problema abordado previamente.

  1. A seguir, produzir um pequeno quadro comparativo ou uma síntese em tópicos para diferenciar as condições de produção e os tipos de:
  1. Trabalhos de síntese: monografia, dissertação de mestrado, artigo de revisão, resumo, sinopse e resenha.

R-

Monografia:

É o estudo de um tema relacionado com um curso ou disciplina. É proposta regularmente para a conclusão dos cursos de bacharelado, mas são também desse tipo os trabalhos de conclusão de conteúdos semestrais ou de mestrado ou doutorado. São estudos teóricos sobre uma questão proposta, pelo quais os alunos devem demonstrar capacidade de leitura, compreensão, competência para interpretar ideias e ordená-las logicamente.

Dissertação de mestrado:

É a monografia cientifica exigida para a obtenção do grau de mestre, defendida perante comissão examinadora constituída por três examinadores. A dissertação de mestrado deverá evidenciar conhecimento da literatura existente e a capacidade de investigação do candidato podendo ser baseada em trabalho experimental, projeto especial ou contribuição técnica.

Artigo de revisão:

Destinada a divulgação do conhecimento cientifico em revistas, jornais ou outros órgãos especializados. Em geral, obedece as normas de redação da monografia cientifica, com estrutura, aparato técnico e referencia bibliográficas.

Resumo:

Apresentação concisa e seletiva de um texto, em que se ressalta a sua estrutura logica e ideias principais, sem juízo de valor. Pode-se resumir um livro, um capitulo de um livro ou uma pagina cujo conteúdo apresenta principio, meio e fim.

Sinopse:

Apresentação concisa de um livro, artigo ou outro trabalho, feita pelo próprio autor ou editor. Destina-se  a ressaltar de forma clara e sintética a natureza do trabalho, seus resultados e conclusões mais importantes.

Resenha:

É o trabalho de síntese em que se faz a analise critica de um livro ou artigo cientifico. Difere de resumo, uma vez que contem julgamentos críticos ou juízo de valor a respeito da obra. Em geral é feita por especialistas ou pessoas de comprovada capacidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (82 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com