TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DO DIREITO E ANTROPOLOGIA JURÍDICA: “O PARAÍSO DESTRUÍDO”

Por:   •  13/3/2016  •  Ensaio  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 5

COLEGIADO DE DIREITO

“HISTÓRIA DO DIREITO E ANTROPOLOGIA JURÍDICA”

ALUNO: WAGNER CONCEIÇÃO DE JESUS

TURMA: DIREITO I

CAL. ALTERNATIVO

FICHAMENTO

“O PARAÍSO DESTRUÍDO”

PARIPIRANGA/2014-1


LAS CASAS, Bartolomé de. O paraíso destruído: brevíssima relação da destruição das Índias. Tradução de Heraldo Barbuy. 5 ed. - Porto Alegre: LePM,1991.

 

Resumo: Bartolomé de Las Casas era espanhol e participou da expedição e colonização da Ilha Espanhola (América) em 1502. Voltou para a Europa onde se tornou sacerdote, logo voltou novamente para a Ilha Espanhola como defensor dos índios, procurava também Evangelizá-los.

Capítulo I ao IV

"[…] tudo chegou a tão grande temeridade e dissolução que um capitão espanhol teve a ousadia de violar pela força a mulher do maior rei e senhor de toda esta ilha" (pp. 31-32)

"O cuidado que tomavam com os índios consistia em enviar os homens para as minas a fim de fazer e extrair o ouro, o que é um trabalho intolerável, e as mulheres metiam-nas a trabalhar nos campos, lavrando e cultivando as terras, o que é um grande trabalho até mesmo para homens fortes e robustos." (p.37)

"Esse cacique, após ter pensado algum tempo, perguntou ao religioso se os espanhóis iam para o céu; o religioso respondeu que sim desde que fossem bons. O cacique disse incontinenti, sem mais pensar, que não queria absolutamente ir para o céu; queria ir para o inferno a fim de não se encontrar no lugar em que tal gente não se encontrasse." (p.41)

Parecer: Os espanhóis chegaram matando e dominando toda a Ilha Espanhola, não tinham sequer compaixão pelos índios. Chegaram até mesmo a extrupar a mulher do rei. Eles quando matavam os índios, dominavam homens para extrair o ouro, e as mulheres eram submetidas a trabalhos que eram difíceis até para homens mais fortes. Realmente fizeram das ilhas um inferno, e dizimaram todos os reinados daquelas terras. Em meio a isso tudo haviam religiosos que tentavam pregar a fé Católica, mas como falar de Deus se os espanhóis se comportavam como demônios.

Capítulo V ao VIII

"Os que não foram mortos, reduziram-nos à escravidão comum; de maneira que não há hoje ali aparência alguma de que tenha havido outrora uma população e não se encontra um só homem em trinta léguas de uma região outrora mui povoada e governada por diversos senhores. (p.47)

"[…] tiraram dessa Província mais de quinhentos mil índios, que foram escravizados e que, antes, eram tão livres como eu. (p.50)

"Mas depois, havendo-se os espanhóis reunidos, deram a combater na vila e ali fizeram uma horrenda e espantosa carnificina de índios, matando uma infinidade de povo e queimando vivos grande número de grão-senhores. (p.56)

Parecer: Os espanhóis continuaram a dominar e a dízimas as ilhas e os reinados, e cada vez mais aumentavam suas crueldades, chegando a destruir vilas inteiras. Eles escravizavam muitos também para serem submetidos aos seus trabalhos brutais. Muitos dos escravos eram homens livres, mas os espanhóis pediam ao reis das províncias uma quantia de escravos, caso contrario seriam cometidos as maiores barbaridades contra os reinados. os reis desa forma era obrigado a entregar aos espanhóis homens livres. Chegando na Cidade do México os espanhóis comandados por um tirano chegou a perder uma batalha, mas os moradores daquela Província foram mortos depois por outro tirano.

Capítulo IX ao XII

"[…] havendo chegado o capitão, após haver aceito os presentes, ordenou que cada espanhol tomasse tantos índios quanto quisesse a fim de servirem enquanto estivessem de passagem por ali; esses índios seriam constrangidos a carregar tudo quanto fosse necessário." (p.62)

"Dizem que destruiu e queimou nesse reino de Jalisco oitocentas povoações: isto deu causa a que os índios, desesperados e vendo que os que ficavam pereciam do mesmo modo e cruelmente, se fossem para as montanhas matando alguns espanhóis, com todo o direito, qualquer que fosse o numero deles." (p.68)

Parecer: Os índios recebiam muio bem os espanhóis por onde eles passavam, mas logo os espanhóis os viam e começavam os abusos e as barbaridades. Logo começavam as escravizá-los e até a marcar com o ferro. Alguns índios vendo as barbaridas dos espanhóis se começaram a se reunirem e atentar contra a vida deles. No desespero de alguns índios, prestes a morer, eles faziam armadilhas e tentavam matar o máximo possível de espanhóis e defender sua honra. Em algumas províncias chegaram a dizimar cruelmente centenas de povoações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (300.8 Kb)   docx (501.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com