TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hermenêutica como ciência da vida prática

Projeto de pesquisa: Hermenêutica como ciência da vida prática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

A Hermenêutica como ciência da vida pratica

A Hermenêutica é a arte e a ciência de se interpretar a bíblia.

Ciência porque tem normas, regras em sistemas ordenados e arte porque ela é flexível não podendo ser mecânica para que não haja distorções e de maneira que possamos aplicá-las.

Hermenêutica não visa um saber teórico, mas sim o uso pratico ou a técnica da boa interpretação de um texto. Essa arte ciência nos ajuda a reconstruir o passado histórico e entender melhor o presente. A mensagem do evangelho é simples, tão simples quanto o próprio Jesus o era em pessoa de forma que essa mensagem Ele não só ensinou falando, por meio de parábolas muitas vezes, como principalmente fazendo, mas isso não significa que há necessidade de interpretação, pois as escrituras têm partes difíceis de se entender, isso por diversas razões. Uma delas são a natureza do leitor e a natureza das escrituras que são bem diferentes. É necessário também saber quem é o autor e qual sua intenção ao escrever o texto, ler de acordo com o contexto, pois não podemos ignorar a compreensão do todo. Identificar o gênero literário é importante bem como o fundo histórico e cultural da Bíblia pelo fato de o tempo e a cultura em que ela foi escrita é muito diferente do nosso. O significado das coisas para nós é diferente no que se refere a comida, roupa, trabalho, família,política e outras, de modo que vivemos bem alheios ao modo que eles viviam e vivem ainda hoje.Portanto , é necessário que o leitor estude e não apenas leia a bíblia. Utilizar algumas ferramentas tais como dicionários bíblicos, comentários bíblicos, livros históricos dos povos da época, bíblia em varias versões e usar da exegese, tudo isso ajuda a se fazer uma boa interpretação.

Só existe uma interpretação para cada texto bíblico, pois se houvesse mais não poderíamos confiar no texto lido e muito menos praticar. Interpretar é saber o que Deus quer dizer no texto e a pratica é a revelação do espírito Santo para aquele momento. É o Espírito Santo quem nos convence das verdades essências da fé visto que uma pessoa com cegueira espiritual e entregue a desobediência e ao pecado não consegue entender a palavra como realmente ela é. Jesus disse que o Espírito Santo seria enviado a nós como nosso ajudador e que nos ensinaria todas as coisas, portanto aquele que não tem o espírito não pode crer na verdade e tão pouco praticar-la no dia-a-dia. Todos os que são ajudados na interpretação e aplicação da palavra pelo Espírito Santo vão ter um único entendimento o que confere as escrituras segurança e confiança.

Entender esses detalhes e usar destas ferramentas da Hermenêutica tem me colocado na linha da historia, com isso tenho compreendido certos textos, pois às vezes é complicado praticar alguns versículos que são mal interpretados e pregados na igreja sob forma de doutrinas causando as vezes até condenação como por exemplo questão de comida, se a mulher pode pregar ou não e até mesmo em relação ao batismo com o Espírito Santo.Saber que a bíblia é também um livro histórico e de um povo me deixou mais confortável. A Hermenêutica tem a tarefa de compreender de que modo o Evangelho de Cristo aplica-se ao homem moderno. Há nisso uma fé de que o evangelho, verdadeiramente, dirige

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com