TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INGRESSO NA PROCURADORIA DO ESTADO

Por:   •  28/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.303 Palavras (6 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO DE DIREITO

5°B

ANDREZZA NOBRE DE CARVALHO

DEBORAH CRISTINA PEREIRA

DOUGLASMAR DO CARMO GAMA

CONTESTAÇÃO

Palmas

2016


DEBORAH CRISTINA PEREIRA

BEATRIZ FERNANDES PASSOS

ORGANIZAÇÃO SINDICAL

Trabalho sobre a organização sindical, sob orientação do Professor Rogério Gomes Coelho, como pré-requisito para a obtenção de nota complementar do semestre.

Palmas

2016


SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO        1

2.0  OBJETIVOS        2

2.2.1        Objetivo Geral        2

2.2.2        Objetivos Específicos        2

3        METODOLOGIA        3

3.1 ASSESSORIA JURÍDICA POPULAR...................................................................3

3.2 DISTINÇÃO ENTRE ASSESSORIA JURÍDICA E ASSISTÊNCIA JURÍDICA.....4

3.3 ACESSO À JUSTIÇA............................................................................................5

4. CONCLUSÃO..........................................................................................................7

5     REFERÊNCIAS        8

  1. INTRODUÇÃO

(Deve-se situar o assunto que será estudado e contextualizá-lo com algum problema social, econômico ou tecnológico para dar encaminhamento à justificativa. Uma boa introdução não define o assunto que será estudado, ela apenas fornece o contexto do estudo e encaminha para a justificativa).

        

  1. Justificativa

Destacar a importância do estudo, justificar motivos para fazer a pesquisa, dizer para quem esta pesquisa pode ser importante, e que benefícios o estudo pode gerar. Ela encaminha para o objetivo quando começa a definir com maior precisão o que será estudado, e para que será estudado.

  1.  Problema de Pesquisa

 É responder às perguntas: o que vou investigar? É a formulação de um questionamento sobre o tema a ser pesquisado. É o que move o interesse do pesquisador diante do assunto.

Ex:

  1. Objetivos

Expressa claramente o que o grupo pretende fazer. O objetivo deve responder questões do tipo "Qual é a finalidade da pesquisa?", "Que hipóteses serão testadas?" ou "Que resultados o grupo pretende conseguir?". É preciso estabelecer limites claros para o trabalho sob pena de não conseguir terminar a pesquisa dentro do prazo estabelecido.

Veja os exemplos a seguir:

  1. Objetivo Geral

Identificar qual é a importância do Gerente de vendas para o bom desempenho na empresa x em Palmas.

  1.  Objetivos Específicos

         Verificar o método de trabalho do Gerente de vendas;

         Identificar o nível de formação escolar do Gerente vendas;

         Pesquisar sua capacidade de relacionamento dentro da empresa.

  1. Hipóteses

É a suposição, uma provável resposta ao problema da pesquisa.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Apresentar um panorama do que já foi estudado sobre o assunto e apresentar os materiais mais importantes que deverão ser estudados para desenvolver a pesquisa. É importante observar que os materiais citados sejam pertinentes ao objetivo, à metodologia, ou à análise dos dados. Também é importante que a fundamentação teórica expresse algum conhecimento sobre o tema do trabalho. Não afirmar somente que vai ler um texto mas descrever porque considera a leitura desse texto importante.

  1. METODOLOGIA

3.1 Tipos de Pesquisas

Para o desenvolvimento da pesquisa, será utilizada pesquisa bibliográfica, segundo Cervo e Bervian (2002, p. 65) “a pesquisa bibliográfica “procura explicar um problema a partir de referenciais teóricos publicados em documentos”.  Para tanto esse tipo de pesquisa será desenvolvido por meio de investigação em materiais publicados em livros, artigos científicos, monografias, teses dentre outros.

Além da pesquisa bibliográfica e descritiva, será adotado o procedimento de observação, que é um estudo utilizado pelos pesquisadores para aprofundar seu conhecimento a respeito de determinado caso específico.

O método será pesquisa qualitativa e quantitativa, a pesquisa qualitativa envolve o trabalho com o universo de significados, motivos, valores, atitudes e preocupa-se com o nível de realidade que não pode ser qualificado. O método quantitativo é caracterizado por modalidades de coleta de informações e pelo seu tratamento por meio de técnicas estatísticas (MINAYO, 2001, p.23)

Nessa perspectiva, a pesquisa qualitativa terá o objetivo de observar a percepção e comportamento dos sujeitos pesquisados mediante a gestão e prestação de serviços da empresa investigada, e a quantitativa para investigar o número de profissionais que prestam serviço para a empresa, o quantitativo de documentos e procedimentos necessários na abertura da empresa.

3.2 Participantes

        O trabalho de campo será realizado em uma micro empresa recém - criada, localizada em Palmas, no período de Agosto a Novembro de 2013. Será escolhida uma empresa entre seis meses a um ano de criação, para facilitar o acompanhamento do processo e desafios enfrentados pelo empresário na abertura de sua empresa.

Será escolhida uma micro empresa, por se tratar de uma instituição com maior acessibilidade de abertura e por conseqüência há uma quantidade maior no mercado local, o que traz maior possibilidade de estudo. O fato de terem pouco tempo de existência, possibilitará ao sujeito pesquisado lembrar com maior detalhes os percalços encontrados na criação de seu negócio próprio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (173.4 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com