TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INICIAL TRABALHISTA

Por:   •  7/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.281 Palavras (10 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 10

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA COMARCA DE AURILÂNDIA, GOIÁS[pic 1]

“Com Pedido de Assistência Judiciária”

        LIODETE JOSE ALVES, brasileira, lavradora, casada, portadora do RG. n. 1184307 SSP/GO e devidamente inscrita no CPF/MF. sob o n. 931102941-68, residente e domiciliada na Fazenda Santa Luzia, município de Aurilândia, Goiás, vem, mui respeitosamente à digna presença de Vossa Excelência, por seu advogado que a esta subscreve com endereço constando no rodapé desta onde deverá receber intimações e notificações de estilo, propor AÇÃO PREVIDENCIÁRIA – APOSENTADORIA POR IDADE RURAL em desfavor do "INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS", autarquia federal devidamente inscrita no CNPJ/MF. sob o n. 29.979.036/0001-40 com endereço na Avenida Araguaia n° 311 setor Central de Goiânia – GO, CEP. 74030-100; pelas seguintes razões de fato e de direito a seguir expostas:

I – DOS FATOS

        A Requerente é casada com o senhor Valdeir Lopes Alves, desde a data de 01 de setembro de 1979. A requerente durante toda sua vida sempre residiu na zona rural, juntamente com seus pais que eram lavradores. Após o casamento passaram a laborar na fazenda Santa Luzia no ano de 1979, ou seja, tanto Requerente, quanto seu esposo exercem em regime de economia familiar, à 35 (trinta e cinco) anos, o labor rural.

        A partir de então, a Requerente e seu esposo mudaram-se para a descrita propriedade para que pudessem ali exercer o cultivo da terra, em regime de economia familiar, plantando arroz, milho, guariroba, mandioca, produzindo farinha de mandioca e criando aves e suínos.

        A Requerente, ao completar os 55 (cinqüenta e cinco) anos de idade determinados pela Lei, compareceu a uma agência da Requerida, onde solicitou no dia 26 de Maio de 2015 o benefício a qual tem direito, por preencher todos os requisitos legais.

        Na oportunidade, apresentou ao INSS: Certidão da Justiça Eleitoral onde consta o endereço da Requerente na Fazenda Santa Luzia; Declaração de exercício de atividade rural feita por produtora rural; Prontuário médico, que comprovam que a Requerente sempre morou (e ainda mora) na Fazenda Santa Luzia, trabalhando na lida rural sob regime de economia familiar; além de ficha de clientes e documentos que trazem a mesma informação quanto ao endereço e atividade exercida pela senhora Liodete José Alves, ora Requerente. No procedimento, foram ouvidos dois declarantes, que garantiram e comprovaram de forma consistente o labor rural pela Requerente e por seu esposo.

        Todavia, a Requerida, com a máxima vênia, entendeu erroneamente não haver a Requerente comprovado o exercício de atividade rural em números de meses idênticos à carência do benefício, contidas na Lei e, assim, indeferiu o pedido.

        Deste modo, tendo em vista que a Requerida não tomou, com o devido respeito, a melhor decisão por não ter adentrado às questões apresentadas pela Requerente no seu vasto acervo comprobatório que garantem a esta o benefício pleiteado, bate às portas do Poder Judiciário para que lhe seja concedido o benefício que, como visto, tem claro direito.

II – DO DIREITO

Do Benefício da Aposentadoria por Idade Rural

        A aposentadoria por idade rural foi um dos grandes avanços sociais, onde o legislador, sensível a situação dos trabalhadores rurais que por muitas vezes são obrigados a trabalhar em um penoso labor rural mesmo sem condições físicas para isso, instituiu este benefício reduzindo a idade para 60 anos, se homem, e 55 se mulher.

        Dispõe o art. 201, §7º, inciso II da Magna Carta da República combinado com art. 48 da Lei n. 8.213, de 24 de julho de 1991, sobre o benefício pleiteado, verbis:

Art. 201. A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá, nos termos da lei, a:

(...)

§7º. É assegurada aposentadoria no regime geral de previdência social, nos termos da lei, obedecidas as seguintes condições:

(...)

II – 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e 60 (sessenta) anos de idade, se mulher, reduzido em 5 (cinco) anos o limite para os trabalhadores rurais de ambos os sexos e para os que exerçam suas atividades em regime de economia familiar, nestes incluídos o produtor rural, o garimpeiro e o pescador artesanal.

Art. 48. A aposentadoria por idade será devida ao segurado que, cumprida a carência exigida nesta Lei, completar 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e 60 (sessenta), se mulher.

(...)

§ 2o Para os efeitos do disposto no § 1o deste artigo, o trabalhador rural deve comprovar o efetivo exercício de atividade rural, ainda que de forma descontínua, no período imediatamente anterior ao requerimento do benefício, por tempo igual ao número de meses de contribuição correspondente à carência do benefício pretendido, computado o período a que se referem os incisos III a VIII do § 9o do art. 11 desta Lei

        Como sabido, o trabalhador rural é de suma importância para a economia do país, produzindo os alimentos e a grande maioria das matérias primas a serem utilizadas nas indústrias. Há também aquele que, para manter a si e a sua família, cultiva a terra, produzindo alimentos em regime de economia familiar, os quais necessitam de especial atenção do Estado.

        Assim sendo, para que o segurado possa ser beneficiado pela Aposentadoria por idade rural, necessário se faz comprovar por início de prova material, o efetivo labor rural, “ainda que de forma descontínua, no período imediatamente anterior ao requerimento do beneficio, por tempo igual ao número de meses de contribuição correspondente à carência do benefício pretendido” (§ 2º, do art. 48, da Lei n. 8.213, de 24 de julho de 1991).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (240.3 Kb)   docx (42.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com