TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERNET: REDES SOCIAIS EXPOSIÇÃO OU INTROMISSÃO?

Por:   •  6/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.940 Palavras (8 Páginas)  •  5.675 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO MERIDIONAL-IMED

FACULDADE DE DIREITO

INTERNET: REDES SOCIAIS

EXPOSIÇÃO OU INTROMISSÃO?

Disciplina: Sociologia

Professor: Henrique Kwjawe

Acadêmicos: Samantha Meine Marques, Paloma Scheffer

Passo Fundo, novembro de 2012

1 Introdução

Este trabalho tem por objetivo abordar a discussão de um tema muito polêmico na atualidade que é o uso da Internet, dentro deste tema maior vamos dar enfoque para o uso das redes sociais em nossas vidas, estas estariam sendo uma exposição ou será que já chegarão ao ponto de ser uma intromissão?

São estas perguntas que iremos levantar ao longo do trabalho, procurando responder esta enquete e ainda comparando este tema com as três teorias da sociologia. E por fim deixando ressaltada a nossa opinião sobre o tema desenvolvido.

1- Internet

Este tema em geral por si só já é considerado um tema muito polêmico nos dias atuais, uma vez que há muitos benefícios com o uso da internet, esta tecnologia já se espalhou por todo o mundo tomando uma proporção enorme de pessoas que fazem o seu uso diário. Sendo assim esta ferramenta têm nos auxiliado muito, mas como toda nova tecnologia, têm seu lado que auxilia e o outro lado que pode sim nos prejudicar principalmente na preservação da nossa imagem, o que cada vez mais tem sido uma preocupação constante para a sociedade.

A preocupação em estar o tempo todo conectado com o mundo, faz com que as pessoas passem muito tempo interagindo com outras somente através de uma simples tela de computador, não há necessidade nem mesmo de sairmos de casa para ir até uma loja fazer compras. Tudo está sendo feito via internet, pagamentos de contas, compras online, visualização de extratos bancários , e-mails, ligações e muitas outras coisas que já é disponibilizado para facilitar nossas vidas.

Muitos empregos novos que no século passado nem mesmo existiam hoje estão entre aqueles que mais é preciso profissionais qualificados para trabalhar na área, ter um curso de computação tornou-se praticamente obrigatório para você conseguir arrumar um emprego, saber interagir com outras pessoas é uma tarefa muito importante e cada vez mais é cobrada no mercado de trabalho, e é aí que entra o uso da internet para poupar tempo, gasto, e extress, das empresas.

Assim dentro da internet encontramos um tema dentre vários, que achamos muito interessante de discutirmos que é o uso das redes sócias em nossas vidas e o quanto este uso pode se tornar uma exposição ou uma intromissão.

2- Redes sociais exposição ou intromissão:

As redes sociais vieram para facilitar o interagi mento da sociedade, facilitando muito a vida daquelas pessoas envergonhadas que não gostam muito de sair para festas ou bares, e até mesmo de pessoas que tem familiares longe que não se falam sempre, e aqueles que nem sabem aonde esta aquela pessoa querida que a muito tempo procurao.

Mas até que ponto isso pode ser bom? As redes sócias hoje estão deixando a vida das pessoas muito exposta e é nessa exposição que pessoas de má índole se aproveitam para fazer coisas terríveis usando a imagem de outras para prejudicar. Praticamente tudo da sua vida esta ali livros, musicas programas de televisão favoritos, familiares e fotos, o que dizer de fotos, as pessoas abusam em colocar fotos até mesmo nuas. Será que não se dão conta de o quanto isso pode prejudicar em suas vidas, hoje em dia tem empresas que antes de contratar funcionários procuram olhar a rede social do candidato para ver o quanto eles se exponham na internet

E assim vai servindo de meios para fins de namoros e até mesmo casamentos, fofocas e inúmeras intrigas, e o pior quando roubam a senha dessas redes e saem fazendo o mau uso das informações que foi postado lá, A rede social como toda ferramenta na internet tem seu lado bom e ruim depende o uso que você faz dela, não é preciso deixar em branco um perfil criado, afinal ela existe para ser compartilhadas informações, mas saber o que você posta e como isso vai ser observado pelas outras pessoas é muito importante, ficar postando o que é feito toda hora é uma coisa bem desnecessária afinal ninguém precisa saber se você está indo tomar banho ou saindo com o cachorro.

Afinal as pessoas só fazem com a gente aquilo que permitimos que elas façam então ninguém vai se intrometer na vida de outra pessoa se não tiver dado o devido espaço pra que fizesse isso. Bom senso e cautela são coisas que devem sempre existir para quem possui uma rede social

Discrição, é esta a palavra para quem possui uma rede social.

.

3- Caracterização a partir das 3 teorias sociológicas:

1- Teoria Sociológica:

Para o sociólogo WEBER Toda ação é intencional, tem um objetivo e é motivada, então nessa questão das redes sociais Weber diria que cada caso tem que ser compreendido individualmente, cada caso é um caso, então ele teria que analisar a situação em si para afirmar se foi uma intromissão ou uma exposição, visto que a razão e a ciência não explicam tudo e assim tem se que compreender as especificidades e não analisar em geral, o tema primeiro teria que ser analisado, a pessoa, o seu comportamento, o fato em si, a situação que levou a pessoa a expor tantas coisas e o que levou a expor-se tanto assim. Pois para ele o objeto em estudo é a ação social. Assim Ou as pessoas agem com fins ou por valores ou questões afetivas ou até mesmo por tradições. Então para Weber falar deste assunto ele iria pegar um fato em si de uma pessoa e analisar tudo que a levou a aquele comportamento.

Para os Positivistas como Durkheim que são conservadores, porém não significa ser contrário ao progresso e sim garantir que o progresso aconteça e cada um cumpra com a sua função e leis naturais, Então nesse tema de redes sociais a sociedade é superior ao individuo, portanto se todos têm uma rede social quem não tiver estaria fora deste padrão, porém esta mesma sociedade também cobra uma moral coletiva, onde entra o comportamento dos indivíduos, e o uso que eles fariam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com