TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideologia

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

Discente: Larissa Mariana Bernardo Silva Toledo

Disciplina: Teoria do Direito II

Docente: Mayara Ruiz Maximino

Curso: Bacharelado em Direito/ 2º Semestre/2015

Atividade: Ideologia.

       Ideologia é a ciência da formação das ideias, trata-se do conjunto de convicções, princípios filosóficos, sociais, políticos que caracteriza o pensamento de um indivíduo, grupo, movimento, época, sociedade. Marilena Chauí na obra O QUE É IDEOLOGIA busca o conceito dessa palavra em vários pensadores e diz que a ideologia é o conjunto de ideias sociais, históricas e políticas que visam a ocultar a realidade, as explorações econômicas e as dominações políticas existentes na sociedade. Segundo a autora esse termo surgiu na França com Destutt de Tracy que atribui à origem das ideias humanas às percepções sensoriais do mundo externo, portanto é um processo de racionalização dos interesses de uma classe ou grupo dominante, com isso evitar os conflitos e exercer a dominação.

       Chauí diz que um dos principais fundamentos da ideologia é tomar as ideias como independentes da realidade histórica e social, para explicar uma realidade e que se tornem compreensíveis essas ideias elaboradas. Essas ideias tem como principio explicar a realidade, contudo ocultam verdades.  Marx explica que ideologia é a totalidade de consciência social, mas que é um instrumento de dominação que ocorre através do convencimento, alienando a consciência humana pra transvestir a realidade. Ele acrescenta a questão da ideologia burguesa, na relação entre a burguesia e o proletário, onde a classe dominate produz ideias para alienar os trabalhadores e exercer a sua dominação, assim evitando conflitos.

       Partindo do conceito de ideologia de Marx, vejo grande manipulação das ideias ou a falta delas nas manifestações que ocorrem atualmente no Brasil, acredito que são legitimas, mas há a falta de senso critico em muitas pessoas que participam, pois tem muito jogo político entre as falsas esquerdas e direitas. Mudar o presidente não é o caminho, já que passamos por uma crise econômica e já podemos vivenciar uma crise política, quem participa dessas manifestações deveria pedir a melhora do governo, pressionar para que ele tome medidas melhores quanto às questões econômicas, sociais, infraestrutura, educação, segurança e saúde.

Quanto ao meu posicionamento me coloco a esquerda, pois creio que o Estado deve ter como princípio a igualdade, e seu objetivo central seja criar políticas para garantir mais igualdade, solidariedade, coletividade e participação em uma população, sendo que tudo isso tenha garantia máxima pelo Estado, ele também deve intervir e passar a ser o maior acionista antes majoritariamente do particular, acredito que a privatização só acirra mais as desigualdades e concentra lucro nas mãos de poucos, também sou favorável as politicas sociais, e creio que elas devem existir, pois o regime econômico favorece muito aos problemas sócios, creio em uma sociedade mais igualitária, e que há espaço para novas ideais, para a mudança.

Referências Bibliográficas:

"ideologia", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/ideologia [consultado em 24-08-2015].

CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia- Revisor: José E. Andrade- Data da Digitalização: 2004 Data Publicação Original: 1980;

SOUZA, Deyse - O que é ideologia? São Paulo: Brasiliense, 2001. FUCAMP - Fundação Carmelitana Mário Palmério;

CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia? São Paulo: Brasiliense, 2001. Deyse Souza Alves

CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Abril Cultura/Brasiliense, 1984. Wellington Soares da Costa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (164.7 Kb)   docx (58.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com